segunda-feira, 12 de março de 2012

Congresso Internacional Vergílio Ferreira

O CEFi - Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, divulgando o labor de investigação no âmbito do “Seminário Internacional sobre Vergílio Ferreira”, organiza o Congresso Internacional “Da Ficção à Filosofia, no Cinquentenário de Estrela Polar e Da Fenomenologia a Sartre”, através do qual se possa reavivar a presença interpelante do infatigável escritor de “romances-problema”.
Num tempo de desnorte e de vazio antropológico, trazer uma vez mais ao debate um autor que não se cansa de procurar o “homem fundamental”, afigura-se tarefa urgente e necessária.
O CEFi endereça o convite à participação neste Congresso a todos os que se inquietam com o destino do ser humano.
Para mais informações sobre o evento e inscrições, visite o blog do Congresso em http://vergilioferreira.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Vergílio Ferreira - se ainda estivesse entre nós... - deveria ter saudades da "sua" Soeira, (nome ficcional que dá a Faro), a cidade de Faro nos anos 42/43..., que ele tão bem conheceu quando leccionava no Liceu João de Deus!... Saudades dos alegres e despreocupados passeios de bicicleta que dava com a Regina na (outrora...estreita e emparedada de eucaliptos e palmeiras) Estrada de Faro a Olhão.
    "Esrrela Polar"... e "Da fenomenologia (Merleau-Ponty e outros...) a Sartre" foram nascendo por esse tempo... Com a filosofia a par da ficção. Mais um Congresso Internacional tendo-o como patrono. Vergílio continua vivo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda a Tempo... O romance em que Vergílio Ferreira fala da "Soeira", de Faro, é em "Para Sempre". Peço desculpa aos leitores por não o ter referido logo, de início, no último comentário.

    ResponderEliminar