"A chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, vai alcançar, esta Quinta-feira de madrugada, a sua máxima actividade, podendo ser avistada até Sexta-feira a partir de quase todos os lugares da Terra.
A chuva de estrelas baseia-se naquilo a que vulgarmente chamamos estrelas cadentes e que são restos deixados pelos cometas na sua órbita em volta do Sol em locais que a Terra atravessa periodicamente.
Mas o espectáculo desta semana é diferente, por as partículas espaciais não serem restos de um cometa, mas de um estranho objecto rochoso designado 3200 Faetón, que liberta escombros empoeirados, as chamadas Gemínidas.
A Agência Espacial norte-americana (NASA) desafia os internautas a assistirem esta noite em directo à "chuva de estrelas" através da Internet, pela página "Up All Night with NASA".
Os especialistas da NASA responderão em directo às dúvidas dos internautas desde o Centro Marshall para Voos Espaciais a partir das 23.00 horas locais (04.00 horas de quinta-feira em Portugal continental).
A lua dificultará a observação da "chuva de estrelas", mas se o céu estiver limpo prevê-se que possam ser observadas cerca de 40 Gemínidas por hora."In JN, 14 de Dezembro de 2011
Fantástico!... Esta chuva de estrelas, de meteoritos, numa panóplia de cores, num espectáculo de luz, feito de um tal rebuscamento que só os pincéis dos grandes pintores sabem colorir, mostrar, cobrir a tela!...
ResponderEliminarRenoir!, por exemplo!... Quanto não dá ele a perceber em cada nuance, cada fio de cor, nos seus quadros. E atormentado pelas dores (reumáticas..., sofria de Artrite Reumatóide incurável e incapacitante...) pintou, pintou quase até ao último sopro de vida. Um artista é sempre um artista, até ao fim e continuamente. - V. P.