sexta-feira, 20 de abril de 2018

Eventos culturais

NOVA EXPOSIÇÃO

A invasão do Pós-Pop

20 abril – 10 setembro, Galeria Principal do Edifício Sede


Ainda não tinha aberto ao público e já o jornal inglês The Guardian lhe dava destaque, deixando o aviso: "Portugal, here we come!" Pós-Pop. Fora do lugar comum  é uma viagem por 200 obras de artistas que, em Inglaterra (a meca dos anos 60) e em Portugal (onde tentavam dar cor à ditadura) abriram outros caminhos à arte Pop.
SAIBA MAIS

MÚSICA A DOBRAR

lntegral de Beethoven

24 e 25 abril, Grande Auditório


O Quarteto para Cordas n.º 13, em Si bemol maior, op. 130, de Beethoven, não foi recebido entusiasticamente pela crítica da altura, nomeadamente por causa do seu último andamento, e Beethoven foi convencido a compor um final alternativo. Para que o público possa tirar teimas, o Cuarteto Casals tocará… ambos.
SAIBA MAIS

MÚSICA

Solistas da Orquestra Gulbenkian

Sexta, 20 e 27 abril, 21:30, Grande Auditório


Músicos da Orquestra Gulbenkian saem do anonimato do grupo onde se costumam inserir para se apresentarem em contexto de música de câmara, em recitais de entrada livre. Das suas mãos, em dois dias distintos, poderá ouvir Biber, Bertali, D. Castello, Rossini, Schmelzer e Richard Strauss.
SAIBA MAIS

NOVIDADE NO JARDIM

A pegada de Bordallo II

A partir de 21 abril, Jardim Gulbenkian


A partir de sábado, 21 de abril, dia em que a Fundação começa a festejar o Dia da Terra, o Jardim Gulbenkian terá uma nova pegada, feita por Bordallo II. Não será apenas uma peça, como tantas outras, feitas de lixo, que o artista foi espalhando pelas paredes de Lisboa. Será também um manifesto à sustentabilidade e à necessidade de se deixar um mundo mais limpo às próximas gerações.
SAIBA MAIS

CORO GULBENKIAN

Alma: concerto a capella

Domingo, 22 abril, 18:00, Grande Auditório


"A voz constitui uma ligação ao que de mais interior e íntimo temos em nós: a alma", diz Pedro Teixeira, o antigo membro do Coro Gulbenkian que vai dirigir o concerto (de obras renascentistas e contemporâneas) ao qual se pôs, justamente, o título Alma. 


Foto de Ground Control.
ABR26

Mai 68 - Utopies d'hier, utopies de demain


Le Nouveau Magazine littéraire et Ground Control vous invitent à explorer l'héritage de Mai 68 au cours d'une grande soirée de débats. Cette nuit lancera la programmation spéciale du mois de Mai 2018 de Ground Control et Radio Ground Control.
Le 26 avril, à partir de 18h30, des personnalités engagées revisiteront les slogans mythiques de Mai 68 et leur écho sur notre monde contemporain 
Sonia Devillers - « Fermons la TV, ouvrons les yeux »
Richard Malka - « Il est interdit d’interdire »
Delphine Horvilleur - « Aimez-vous les uns sur les autres »
Dominique Bourg - « La forêt nous précède, le désert nous suit »
Raphaël Glucksmann - « Nous sommes tous des des juifs allemands »
Pierre Mansat - « Non aux bidonvilles..., non aux villes bidons »

Judith Grumbach - « Tout enseignant est enseigné, tout enseigné est enseignant »
Thomas Porcher -  On ne tombe pas amoureux d’un taux de croissance »
Clémentine Autain - « Le privé est politique »
Thomas Clerc - « La beauté est dans la rue »
Et aussi Patrick Viveret, Bernard Laponche et Maria Nowak...
Des auteurs sélectionnés par le NML seront aussi présents pour une séance de dédicace de leurs ouvrages.
Fidèlement à l'esprit de Mai 68, Radio Ground Control prêtera son micro aux étudiants de Sorb'on, votre journal étudiant. Vous pourrez réagir en direct sur le Facebook Live de l'émission, sur Ground Control.
Cette soirée est aussi l'occasion idéale pour le vernissage de l'exposition de l'artiste ENZO (Enzo BD), qui détourne les codes graphiques des affiches de Mai 68 pour commenter notre époque. Il organisera un atelier de sérigraphie sur place, comme dans la tradition des Beaux-Arts il y a 50 ans. 
Découvrir le projet : https://bit.ly/2GQwLxM
Gratuit / Entrée libre (dans la limite des places disponibles)
https://www.nouveau-magazine-litteraire.com/
https://www.groundcontrolparis.com/
https://www.groundcontrolparis.com/radio-ground-control
 

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Pretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega, falecidos em Abril de 1616.
Em 2018, e porque se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar a noção de património com o valor cultural e intemporal do Livro e da Leitura. Resultado do conjunto de várias forças, desde o autor ao leitor, passando pelo editor, tradutor, revisor, designer, ilustrador, tipógrafo, livreiro, animador da leitura, o Livro encontra o seu valor intemporal quando é lido e passado de geração em geração, de uma língua para outra língua, de um suporte para outro suporte de leitura.
O cartaz deste ano, baseado numa fotografia que a fotógrafa Luísa Ferreira concebeu no Arquivo Nacional Torre do Tombo, com design da LUPA Designers, pretende transmitir, metonimicamente, que um livro cruza justamente tudo isto: tempo, espaço, língua, cultura, imagem, suporte, fotografia, escrita, mas também uma leitura e muitas leituras, prazer e fruição.  "DGLAB

Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa: na Cordoaria Nacional há peças com história

"Escultura sacra, armas com mais de 100 anos, tesouros de família, arte contemporânea e design da segunda metade do século XX — à primeira, parece difícil colar todas as peças e apresentá-las num único evento. Difícil, não impossível. Até dia 22 de Abril, a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa ocupa a Cordoaria Nacional com 21 galeristas e antiquários nacionais, aos quais se juntam cinco expositores internacionais que chegam de França e Espanha. À 23ª edição, o evento mais importante do país no sector da comercialização de peças antigas, está mais diversificado do que nunca. “Os próprios galeristas estrangeiros demonstraram interesse em participar no nosso evento”, afirma José Sanina, presidente da Associação Portuguesa dos Antiquários — APA, entidade que organiza esta feira anual."Mauro Gonçalves, Obs.
QUINTAS ESPECIAIS
NA COMPRA DE 1 BILHETE OFERECEMOS O SEGUNDO
Como só estamos aqui de passagem mais vale aproveitar bem a viagem!
Estão abertas as Quintas Especiais onde, a partir de agora, na aquisição do seu bilhete para o espectáculo ÑAQUE, no Teatro Villaret, receberá de oferta o segundo bilhete.
Esta acção especial é válida somente para os espectáculos das Quintas-Feiras e já está activa em todos os postos de venda.

“(…) José Pedro Gomes e José Raposo explodem de energia, criatividade e humor: põem a sala às gargalhadas e superam na perfeição muitas vezes rindo deles próprios, a pouco mais de uma hora de representação."
"(…) uma extraordinária paródia ao teatro clássico, uma homenagem aos dois actores, um festival da arte de representar, uma ode ao prazer da cena, da sua irrepetibilidade e da sua força para interagir com o público."
José Vieira Mendes in Magazine HD

Sinopse: Dois actores com uma esperança inimaginável na sua existência de criadores de sonhos por palavras. Acompanhamo-los ao longo da sua jornada, sorrimos com eles, choramos com eles, rimos com eles, temos fome com eles, maravilhamo-nos com eles, impacientamo-nos com eles… e no final, percebemos, somos todos iguais. Somos seres humanos. Como eles…
Com José Pedro Gomes e José Raposo
Encenação Marco Medeiros
Texto José Sanchis Sinisterra
Teatro Villaret
Quinta a Sábado às 21h30 I Domingo às 16h30
Bilhetes 16€
Preço especial Na compra e um bilhete, oferta do segundo todas as quintas-feiras.
Bilhetes à venda na Ticketline, Fnac, bilheteira do teatro e locais habituais.
Sessão Solene Comemorativa do 44.º Aniversário do 25 de Abril
25 Abril | 10h00 | Sala das Sessões
Na sessão solene intervêm representantes dos grupos parlamentares, o Deputado único do PAN, o Presidente da Assembleia da República e o Presidente da República.
Palácio de São Bento aberto ao público | Visitas livres
25 Abril | 15h00-18h00
O Palácio de São Bento está aberto ao público, entre as 15h00 e as 18h00 para visitas livres. Os cidadãos são convidados a conhecer os espaços mais emblemáticos do edifício, incluindo algumas salas de acesso habitualmente reservado, de acordo com um itinerário pré-definido.
Podem ainda ser visitadas as exposições:
"A Biblioteca de Samuel Schwarz: espelho de uma vida", promovida pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
"Arte, Resistência e Cidadania", organizada pela Fundação da Bienal de Cerveira.
Mais informações a disponibilizar oportunamente em www.parlamento.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário