sábado, 20 de janeiro de 2018

Os filmes de 2018

25 filmes que não vai querer perder em 2018
31 Dezembro, 2017
"Mais um ano, mais uma lista. Com o final de 2017 a aproximar-se, torna-se necessário começar a seleccionar as obras que mais merecem ser vistas no grande ecrã no próximo ano.
Sendo assim, o Espalha-Factos apresenta uma lista de 25 filmes que não vai mesmo querer perder nas salas de cinema em 2018.

O Sacrifício de um Cervo Sagrado

Depois de A Lagosta colocar muitas cabeças às rodas, desta vez o realizador grego Yorgos Lanthimos escolheu um ambiente mais familiar e íntimo em O Sacrifício de um Cervo Sagrado. Misturando o terror psicológico com o seu típico humor desconfortável, o filme segue um cirurgião (Colin Farell), que mantém uma relação de amizade com um misterioso adolescente. Após o rapaz ser apresentado aos membros da família do doutor, estes contraem uma estranha doença. O Sacrifício de um Cervo Sagrado estreia nas salas nacionais no dia 4 de Janeiro.

Um Desastre de Artista

Poucos filmes têm um culto de fãs tão fiel como o de The Room. Tommy Wiseau, o seu realizador/produtor/protagonista já alcançou um nível de popularidade apenas comparável ao de Ed Wood. Sendo assim, era só uma questão de tempo até que alguém fizesse um filme acerca de The Room. Esta obra protagonizada e realizada por James Franco tem como data de estreia prevista em Portugal o dia 4 de Janeiro.

A Hora Mais Negra

Com a invasão da França e da URSS pelos Nazis, o futuro da Europa encontra-se nas mãos do recém-eleito primeiro ministro inglês, Winston Churchill. Cabe-lhe decidir se há de negociar com Hitler ou lutar contra probabilidades incríveis. A Hora Mais Negra é um dos candidatos aos Óscares, com um elenco liderado por Gary Oldman. O filme realizado por Joe Wright estreia nas salas portuguesas no dia 11 de Janeiro.

Uma Mulher Não Chora

Laureada este ano em Cannes com o Prémio para Melhor Interpretação Feminina, Diane Kruger é Katja, uma mulher cuja vida é despedaçada quando o seu marido e filho morrem num ataque terrorista. Passado o luto, Katja decide que não vai deixar o caso entregue à lei, procurando antes justiça pelas suas próprias mãos. Fita que representa a Alemanha na corrida ao Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, Uma Mulher Não Chora estreia a 18 de Janeiro em Portugal.

Chama-me pelo Teu Nome

Chama-me pelo Teu Nome é o mais recente projecto do realizador italiano Luca Guadagnino e conta a história da relação amorosa entre Elio, um jovem de dezassete anos, e Oliver, o assistente do seu pai, no verão de 1983 numa aldeia no sul de Itália. A película, encabeçada por Armie Hammer e Timothée Chalamet, que conquistou já a crítica internacional e promete ser uma das grandes revelações de 2018, tem estreia marcada em Portugal no dia 18 de Janeiro.

The Post

Poucos consideram que Steven Spielberg ainda seja um realizador no topo da sua profissão. No entanto, é impossível negar que os seus filmes ainda têm paixão e um toque de mestre único. The Post é o filme mais recente de Spielberg a lidar com eventos históricos – neste caso, o foco está na revelação dos Papéis do Pentágono. The Post é já considerado um dos melhores filmes que o realizador fez recentemente e chegará às salas de cinema no dia 25 de Janeiro.

Linha Fantasma

A longa-metragem mais recente de Paul Thomas Anderson será também o último de Daniel Day-Lewis. Se isso não é o suficiente para dar vontade de ver o filme, talvez o facto de se focar na indústria da moda da década de 1950 o seja. Linha Fantasma chega a Portugal em 1 de Fevereiro.

A Forma da Água

O novo projecto de Guillermo del Toro, A Forma da Água, conta a história de Elisa (Sally Hawkins) e a sua descoberta de uma misteriosa criatura aquática com quem desenvolve uma forte relação. O mais recente “conto de fadas” do realizador mexicano reúne ainda Octavia Spencer, Michael Shannon e Richard Jenkins naquele que é um dos mais aguardados filmes do ano. A película estreia nas salas de cinema nacionais no dia 1 de Fevereiro.

The Florida Project

Após o sucesso de Tangerine (2015), o realizador Sean Baker regressa ao grande ecrã com The Florida Project, o drama que acompanha Moonee, uma menina de seis anos, e seu grupo de amigos num verão repleto de aventuras e surpresas. Os adultos que os rodeiam lutam, ao mesmo tempo, contra as adversidades da vida, tudo isto nas sombras do parque temático da Disney World. Este conto que retrata a realidade da América moderna junta a jovem protagonista Brooklynn Prince e Willem Dafoe numa película que deverá estrear nas salas de cinema portuguesas no dia 15 de Fevereiro.

Black Panther

É o 18.º filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Black Panther traz-nos Chadwick Boseman como T’Challa, rei e protector da nação africana de Wakanda. Boseman já se tinha dado a conhecer com eficácia em Capitão América: Guerra Civil, mas assume agora o protagonismo pela primeira vez. O elenco inclui ainda impressionantes adições ao universo da Marvel, tais como Lupita Nyong’O, Michael B. Jordan e Forest Whitaker. Black Panther estreia a 16 de Fevereiro.

Eu, Tonya

Margot Robbie prepara-se para aquele que pode muito bem vir a ser um dos papéis da sua carreira. A actriz foi a escolhida para protagonizar Eu, Tonya, filme sobre a história verídica da patinadora artística Tonya Harding, acusada de agredir violentamente a sua adversária Nancy Kerrigan. A realização é de Craig Gillespie e tem estreia prevista para dia 22 de Fevereiro.

Uma Viagem no Tempo

Esta é uma das apostas da Disney para 2018, aposta esta que marca o regresso de Oprah Winfrey ao grande ecrã. Uma Viagem no Tempo é uma fantasia adaptada do romance de Madeleine L’Engle sobre uma rapariga que procura o pai cientista numa misteriosa Quinta Dimensão, ao mesmo tempo que luta contra os principais dramas da adolescência. Tem estreia marcada nas salas de cinema portuguesas a 8 de Março.

Tomb Raider

Depois de Angelina Jolie, é a vez de Alicia Vikander vestir a pele da grande heroína dos videojogos, Lara Croft. Um reboot cinematográfico às aventuras da personagem, Lara é uma jovem herdeira de 21 anos com dificuldades em encontrar o seu rumo. Sete anos depois da morte do pai, deixa tudo e vai à procura do último paradeiro deste: uma ilha mítica na costa do Japão. Será este o primeiro grande filme baseado num videojogo? Descobre dia 15 de Março nos cinemas.

Lady Bird

Christine é uma adolescente em busca de aventuras, sofisticação e oportunidades – nenhum dos quais encontra na secundária católica que frequenta em Sacramento, Califórnia, onde vive com a sua mãe. Lady Bird explora o último ano de escolaridade de Christine, que inclui o seu primeiro amor, uma peça de teatro e as candidaturas para a universidade. No papel principal está Saoirse Ronan e a realização é de Greta Gerwig. O filme estreia em Portugal no dia 15 de Março.

Maria Madalena

Depois de duas nomeações ao Óscar, Rooney Mara interpreta Maria Madalena. O drama bíblico é realizado por Garth Davis, numa segunda parceria com Mara, depois de Lion – A Longa Viagem para Casa (2016). É contada a história da personagem bíblica, que deixa para trás a sua vida para se juntar a um movimento que mudará o mundo. Joaquin Phoenix promete ainda uma grande interpretação como Jesus de Nazaré nesta obra a estrear dia 22 de Março.

Ready Player One

Treze anos depois de Guerra dos Mundos, o celebrado realizador Steven Spielberg regressa à ficção científica, com uma adaptação do best-seller homónimo de Ernest Cline. A acção passa-se em 2044: Tye Sheridan é Wade Watts, um jovem solitário que encontra refúgio na imensa plataforma de realidade virtual Oasis. Quando o bilionário fundador da Oasis (Mark Rylance) falece, deixa a fortuna e controlo da plataforma como um easter egg em Oasis. Aí a corrida de Wade e tantos outros pelo prémio começa. O filme estreia a 29 de Março nas salas de cinema portuguesas.

Batalha do Pacífico: A Revolta

Cinco anos após a estreia de Batalha do Pacífico, Jake Pentecost (John Boyega), filho de Stacker Pentecostes (Idris Elba), reúne-se com Mako Mori (Rinko Kikuchi) de modo a liderar uma nova geração de pilotos Jaeger, incluindo o rival Lambert (Scott Eastwood) e uma jovem hacker de 15 anos, contra uma nova ameaça que pode levar à extinção da humanidade. Poderá ser visto nos cinemas portugueses a partir de 5 de Abril.

Ilha dos Cães


Após uma pausa que durou quatro anos, Wes Anderson regressa à cadeira de realizador com Ilha dos Cães. O filme segue a viagem de um jovem na procura pelo seu cão numa ilha exclusiva a estes animais, que foram lá colocados de forma a prevenir a contaminação de uma doença. Com um elenco de luxo, que junta nomes como Bryan Cranston, Edward Norton, Bill Murray, Scarlett Johansson, Tilda Swinton e Yoko Ono, Ilha dos Cães tem estreia prevista em Portugal para dia 25 de Abril.

Vingadores: Guerra do Infinito

2018 vai marcar o décimo aniversário de Homem de Ferro, o filme que inaugurou o Universo Cinemático da Marvel. Mas com a ocasião também se aproxima a conclusão dos vários anos que prometeram a chegada do vilão Thanos. Guerra do Infinito vai ainda ter o crossover mais ambicioso da Marvel Studios, ao incluir não só Os Vingadores como também os Guardiões da Galáxia. A sua data de estreia está prevista para o dia 3 de Maio.

Deadpool II


Depois do sucesso que causou no dia de São Valentim nas salas de cinema, era inevitável que Deadpool voltasse aos grandes ecrãs. Pouco se sabe deste filme para além do regresso de Ryan Reynolds, Morena Baccarin e T.J. Miller e da inclusão de Josh Brolin e Zazie Beetz. David Leitch, responsável por Atomic Blonde, vai ser o realizador deste projecto que deve estrear em Portugal no dia 31 de Maio.

Mundo Jurássico: Reino Caído

Depois de Mundo Jurássico ressuscitar em 2015 o franchise iniciado por Steven Spielberg, Mundo Jurássico: Reino Caído promete seguir essa senda. A multifacetada e divertida campanha de marketing tem sido elogiada e eficaz, mas é o regresso de Jeff Golblum enquanto Ian Malcolm que está a captar toda a atenção. Mundo Jurássico: Reino Caído apresenta-se ao público a 22 de Junho.

Ocean’s 8

Em 2018 o crime chega no feminino… e vem cheio de estilo. Vem aí uma nova versão da trilogia que começou com Ocean’s Eleven – que juntou George Clooney, Brand Pitt e Matt Damon no mundo do crime – mas, desta vez, só com mulheres. Ocean’s 8 acompanha Danny Ocean (Sandra Bullock) e as suas parceiras de crime, que tentam assaltar a gala anual de angariação de fundos do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Elas são Cate Blanchett, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling, Sarah Paulson, Awkwafina e Rihanna. O filme chega às salas de cinema portuguesas a 14 de Junhoo.

Sicario II: Soldado

A sequela de um dos filmes mais bem recebidos de 2015. Denis Villeneuve e Emily Blunt não regressam, mas Benicio Del Toro e Josh Brolin sim. Sicario 2: Soldado promete fazer regressar a tensão constante e a fotografia deslumbrante que cativaram o público há dois anos. O filme tem estreia marcada para 29 de Junho.

Os Incríveis II

Após o enorme sucesso de Os Incriveís, em 2004, a Pixar traz-nos por fim a aguardada sequela. Com Os Incriveís II regressa grande parte da equipa original, incluindo o realizador Brad Bird e o elenco de vozes de Craig T. Nelson, Holly Hunter e Samuel L. Jackson. O filme retoma a história do seu antecessor, com os nossos heróis a enfrentar um novo vilão, o Underminer. Os Incríveis II estreia a 15 de Junho e será certamente um dos maiores filmes do verão.

Mamma Mia: Here We Go Again


Dez anos depois do sucesso de Mamma Mia, “lá vamos nós de novo”. Desta vez, desvenda-se a história da jovem Donna (Lily James) – a sua banda, o seu grande amor e gravidez – enquanto é revelado o rumo das personagens depois do primeiro filme. Mamma Mia: Here We Go Again, escrito e realizado por Ol Parker, junta novamente Meryl Streep, Amanda Seyfried e Pierce Brosnan, entre outros, além do novo elenco que conta com a participação de Cher. O filme tem data de estreia marcada para 27 de Julho."
Artigo redigido por Adriano Ferreira, Carlos Bonifácio, Gonçalo Silva, Hugo Geada, Matilde Castro, Pedro Rodrigues, Rita Inácio e Rui F. Pereira, Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário