terça-feira, 4 de abril de 2017

Celebrar a Paz em Angola

Há quinze anos, a 4 de Abril de 2002, os angolanos viram nascer uma nova época. Acabava definitivamente uma guerra fratricida que  deixava marcas profundas . A paz chegava e aspirava-se  a uma viragem no rumo do país. Um acordo assinado pelas partes em contenda, UNITA e MPLA , registava esse compromisso. 
O país cresceu, a livre circulação foi sendo instituída através de uma desminagem constante e da construção  de novas rodovias.
O dia da Paz passou a ser uma celebração real. 

Hoje, os dias vivem-se sem qualquer ameaça de guerra. Angola revestiu-se de uma paz efectiva, embora os dias não estejam fartos porque a crise assim os condiciona. No entanto,  sem medo e resilientes, os angolanos partem à busca do pão de cada dia. Pela manhã, ainda os raios purpúreos africanos não pincelam o horizonte, já  as  ruas acordam e começam a encher- se  de cor e de sons. Os panos, as roupas coloridas em linha com os  pregões das quitandeiras e dos vendedores, que tudo vendem, são a expressão de uma Angola que não esmorece. As filas de trabalhadores que acorrem aos machimbombos  ou aos transportes paralelos, os candongueiros,  dão força à vontade de vencer. 
Angola um país que tem tudo , basta, apenas, estar  na mão de cada e de todos angolanos para que a Paz seja plena.

Sem comentários:

Enviar um comentário