quarta-feira, 8 de março de 2017

O Dia de Estar e de Ser Mulher

O Dia de Se Estar

Com este sol assim
em estar-se vivo, 
o dia de hoje devia ser um dia abastado

Um dia mais comprido, cheio de presenças,
que se pudesse estender
e inclinar
num e noutros sentidos.

 (...)

Era um dia melhor, devia ser
um dia melhor, 
sem relação entre o rico e o bom,
só relação entre o melhor e o que bastasse,
e o que não bastasse, 
e as relações todas à margem do bastar
(...)
Ana Luísa Amaral, in " E Todavia", Ed. Assírio & Alvim, p.80

Sendo hoje o dia Internacional da mulher , o dia de se estar  deveria ter relação com o melhor, com o bem estar que se germina no bem fazer.
Não é um lamento, nem sequer a continuada toada que se esvai de sentido sempre que se festeja este dia. A mulher continua a ser um alvo nos dias de violência que acontecem  neste nosso mundo. Rostos sofridos que se multiplicam nos lugares onde a guerra é apenas uma forma de estar. Marginalizadas, nos países em que os rostos se escondem, ficam à mercê de um bem fazer que tarda sem vislumbre de acontecer. Impotentes, outras obrigam-se a um papel subalterno que indigna a condição humana. Diminuídas de direitos, apenas porque são mulheres, auferem salários inferiores num mundo que, também,  se diz civilizado. 
A exploração tem raízes que se espalham  em ardis com pensada subtileza. Encapotada ou invocada pelos motivos mais nobres é praticada sob o olhar tolerante e permissivo de muitos governantes. O império dos cifrões comanda o coração do mundo. Ser rico e obter riqueza substituiu o ser feliz e obter felicidade.
Tarda,  despudorado, um  vigoroso e atento não  para se impor  a essa constante gestação de iniquidades e fazer  do dia internacional da mulher  o dia em que a mulher é apenas Mulher . O dia em que se verifique que tem  o seu lugar de direito em qualquer parte do mundo. O dia de bem estar que baste para qualquer ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário