domingo, 26 de março de 2017

Ao Domingo Há Música

Horizonte

Ali se eleva o meu canto
É às distâncias que grito
Este delírio, este espanto
Que em tantos dias eu sinto

Pertenço aos montes longínquos
É dali que eu quero ser
Se não for por amar tanto
De que me serve viver?

Aqui me entrego
Entre a Terra e o Céu
Cumpro cantando
Um destino que é meu

E vou pensando
Entre o Céu e a Terra
Guardo, cantando,
Um sonho, uma quimera

Num oceano profundo
Abandono as minhas mágoas
Ando tão longe do mundo
Vou levada pelas águas

É este afinal o encanto
Que determina o meu ser
Se não for por amar tanto
De que me serve viver?
Teresa Salgueiro


Os sonhos transformam-se  quando o homem acredita e os projecta  na vida. Há quem lhes dê forma e som. Se Teresa Salgueiro sonhou compor as suas próprias canções não deixou de transformar o sonho em realidade. Em 2012, numa edição de autor, apresentou, em Portugal,  o seu primeiro álbum,integralmente composto por ela, letra e música. Afirma-se que  foi esse álbum, " O Mistério", que lhe abriu horizontes. 
Em 2016, volvidos quatro longos anos, gravou um excelente álbum em que assina um outro projecto de intensa luminosidade. "Horizonte" é uma colectânea de magníficas canções,iluminadas pelo brilho da sua voz, límpida e talentosa. Com Teresa Salgueiro, estão Rui Lobato (bateria, percussão e guitarra), Óscar Torres (contrabaixo), Marion Valente (acordeão) e Graciano Caldeira (guitarra). E todos eles assinam, juntamente com ela, a autoria das doze músicas.
Nas palavras de Teresa Salgueiro, Horizonte é um trabalho colectivo. Existe a ideia de todos os músicos participarem activamente na composição, chamando-os a ser autores, seja maior ou menor a sua participação. É uma questão de união. 
Teresa Salgueiro
Teresa Salgueiro, em Horizonte, do novo Álbum "Horizonte" de 2016 . O poema é de Teresa Salgueiro e a Música de Teresa Salgueiro | Rui Lobato | Óscar Torres | Marlon Valente e Graciano Caldeira. O registo foi realizado por Rui Lobato e filmado por Óscar Torres e Rui Lobato.

A LUZ

Suave brisa
Na manhã clara
Ilumina
O meu olhar
Agora

Aqui
Indelével
Transparente
Um movimento só
Contemplei
A simplicidade imensa
Do milagre em que nasci

Uma centelha ardente
Brilha mais do que o sol
A maior alegria
Está contida nos gestos de amor

Perante nós
O futuro
Não espera
É agora

A aurora esplendorosa
Principia misteriosa
Elabora a maior graça
A liberdade
De viver e alcançar
Felicidade
Teresa Salgueiro


Teresa Salgueiro, em A LUZ, do Álbum " Horizonte" , 2016, com Letra de Teresa Salgueiro e Música de Teresa Salgueiro | RuiLobato, Óscar Torres, Marlon Valente | Graciano Caldeira.

Desencontro

Desencontro
Desconcerto
Desacerto
Puro assombro
Desalento
De um reverso
Que eu acerto
no teu ombro
Que me ampara
Sem demora
Se o meu pranto
se prolonga
Se o meu canto
Se elabora

Recolhes sem um lamento
Com o sorriso que é teu
Os pedaços deste caos
Do que sou, de quem sou eu
E me cumpre desvendar
Para que a minha dor se apague
E o meu abraço se alongue
Só com leveza te afague

E mesmo que estejas longe
Eu seja a estrela que brilha
no fundo do teu olhar
Por mais que o mundo te pese
E o sonho tarde em chegar..
Teresa Salgueiro

Teresa Salgueiro, em  Desencontro, do Álbum " Horizonte" , 2016, com Letra de Teresa Salgueiro e Música de Teresa Salgueiro | Rui Lobato, Óscar Torres, Marlon Valente | Graciano Caldeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário