quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Eventos e Livros em Dezembro

Uma ampla selecção de publicações da Fundação Gulbenkian sobre vários temas, incluindo textos clássicos, colecções de cultura portuguesa e catálogos de exposições, vai estar à venda na Festa dos Livros, até 23 de Dezembro. Não perca os livros do dia e as apresentações.
Consulte o programa 
                                                                             
Exposições
De quarta a segunda, das 10:00 às 18:00
Museu Calouste Gulbenkian - Colecção Moderna
Portugal em Flagrante
Uma nova apresentação do acervo da Colecção Moderna que destaca cronologicamente alguns dos momentos marcantes da história da arte portuguesa, entre 1930 e o início do século XXI. Podem ver-se pinturas de grandes nomes como Amadeo ou Vieira da Silva (na imagem), mas também obras em papel, livros, fotografias, gravuras e desenhos.
Saiba mais
Angélique Kidjo
Grande Auditório
Lenda viva da música africana, Angélique Kidjo apresenta o seu mais recente álbum - Eve. Considerada uma das mulheres mais inspiradoras e influentes em África, Kidjo celebra, neste concerto, a condição feminina e a sua capacidade de resistir à dor e à miséria. Eve é uma homenagem à sua mãe, mas também a todas as mulheres do continente africano.
Saiba mais

Projeto
A música é um poderoso instrumento para ensinar e aprender. Por isso, a Associação Portuguesa de Educação Musical decidiu criar, com o apoio da Fundação Gulbenkian, um meio fácil de chegar a professores, educadores e agentes educativos, por meio de uma plataforma digital a que chamou cantarmais.pt. Aqui pode encontrar vídeos tutoriais de formação em técnica vocal, exemplos práticos de aulas e de boas práticas, artigos de carácter científico e um fórum de professores.
Saiba mais
LIVROS
Editora Opera Omnia:
Título : "Acta Est Fabula, Memórias- II - Lisboa, 1947-1955"
Autor :Eugénio Lisboa
Editora : Opera Omnia
Nº de páginas: 221
Este segundo volume de Memórias de Eugénio Lisboa, "Acta Est FabulaMemórias - II - Lisboa, 1947-1955", encerra dez anos da vida do autor,  um dos mais relevantes intelectuais da actualidadeNatural de Moçambique, vai para Lisboa estudar Engenharia, no Instituto Superior Técnico. Mobilizado para o serviço militar, é colocado em Portalegre, onde encontra José Régio que será determinante para o início da sua carreira literária. 
Na contracapa deste extraordinário livro de Eugénio Lisboa, podem ser lidas algumas das admiráveis frases que integram o primeiro capítulo: 
" O mundo começava já, para mim , a ser diferente: não era preciso esperar por Paris ou Londres ou, até, supunha eu, Lisboa, para tudo começar a ter outro aspecto e outra  dimensão. Já ali, perto do Cabo que atormentara os navegadores portugueses, eu começava a sair do meu casulo confortável, onde , é certo, se me tinham aberto perspectivas novas, mas só mentalmente: não as experimentara, à vista, fisicamente, palpando com as mãos e com os olhos, numa espécie de assombro incrédulo. Comecei, em suma, a sentir-me pequeno, quase amedrontado" 
Editora Guerra e Paz:
Memorial do Convento de José Saramago, com ilustrações de João Abel Manta vai ser publicado pela Guerra e Paz, em  edição especial e limitadíssima. 
"O editor José da Cruz Santos sonhou esta edição com José Saramago: «Ter o João Abel Manta e o Carlos Reis connosco é um presente do céu quando o havia. Só de pensar que vou ter um livro meu ilustrado pelo João Abel faz com que o pulso se me acelere», disse-lhe, numa carta, o autor do Memorial do Convento. Agora, a Guerra e Paz editores concretiza esse sonho. Num livro de capa dura, com um formato de 16,5 cm de largura, por 24 cm de altura, com um reforço de lombada em tecido vermelho, incluindo 20 ilustrações inéditas de João Abel Manta a 4 cores, sendo duas das ilustrações reproduzidas em dípticos com 33 cm de largura. Com guardas vermelhas e um fitilho esta é uma edição raríssima, de apenas 500 exemplares, que não voltará a ser reimpressa. Para guardar, religiosamente, se assim se pode dizer. O livro vai chegar às livrarias, no dia 7 de Dezembro.
Esta edição só foi possível pela imensa gentileza de José da Cruz Santos e da Modo de Ler, que a cederam à Guerra e Paz, e por especial deferência da Porto Editora, da Fundação Saramago e dos herdeiros de José Saramago, que a autorizaram. A Guerra e Paz agradece ainda a João Abel Manta e à sua filha, bem como ao Professor Carlos Reis as autorizações concedidas."
Título: A Noite que Fora de Natal / Carta ao Pai Natal / Os Mortos
Autores: Jorge de Sena / Mark Twain / James Joyce
N.º de Páginas: 148
PVP: 15,00 €
Editora: Guerra e Paz
Ficção
Nas livrarias a 23 de Novembro
Sinopse: "Três textos como três Reis Magos: um conto de Jorge de Sena, A Noite Que Fora de Natal; uma carta, Carta do Pai Natal, que o Pai Natal escreveu à filha de Mark Twain (e que talvez tenha sido, afinal, da autoria do escritor); outro conto, Os Mortos, de James Joyce. Três textos a rasgar a noite escura, cercados pelo silêncio e pela profunda satisfação que vem da leitura. Pode um livro, de tão amarelo, ser um livro de Natal? Se da noite negra que está na primeira página sair uma voz a anunciar a morte do Grande Deus Pã e esse for um conto de Jorge de Sena, A NOITE QUE FORA DE NATAL… E se das frias estrelas cintilantes dessa noite cair a CARTA DO PAI NATAL, que Mark Twain escreveu à filha… E se, noutra noite, que já não sendo ainda é de Natal, James Joyce juntar ao sentimento dos vivos OS MORTOS e a nostálgica memória deles…
Se tivermos tudo isto em papel e pintarmos a vermelho as três faces do miolo, então este é um livro de Natal, o mais belo livro amarelo de Natal.
Título: TABACARIA
Autor: FERNANDO PESSOA
Género: Ficção/Poesia
Ano de Edição: 2016
Formato: 24x33
Nº de Páginas: 176
Editora: Guerra e Paz
EDIÇÃO ÚNICA E CIANOGÉNICA DE FERNANDO PESSOA
Este livro que Fernando Pessoa roubou a Álvaro de Campos, tomando-lhe conta da Tabacaria, é uma edição única. Não voltará a ser reimpresso neste formato. O livro é constituído por um caixa de madeira seccionado ao meio, na qual se encontram, em formato 25 cm x 33 cm, um livro de 176 páginas em papel Gardapat Klassica, em que se combinam poesia, prosa e fotografia, e uma pasta em couché 350 gramas, em cujo interior estão 25 fotografias da autoria de Pedro Norton. As três faces do miolo do livro são pintadas à mão, a azul ciano e a lombada, também pintada no mesmo azul, apresenta a costura à vista.
A madeira da caixa é de Álamo ou Choupo (populus alba) com uma orla envolvente em madeira de Maple (aceraceae). A caixa foi, num dos lados, objecto de impressão directa UV, e no outro impressa a Laser 50w, tendo o conjunto um acabamento final com protecção verniz mate. O azul ciano (ou cianogénio) do livro alastrou também à caixa de madeira, às suas duas faces, o que faz desta edição a mais cianogénica das edições pessoanas.
DESTE LIVRO FIZERAM-SE MIL E QUINHENTOS EXEMPLARES QUE VÃO NUMERADOS, DE UM A MIL E QUINHENTOS, EM ALGARISMOS ÁRABES
Relógio D'Água Editores:

Título : Crónicas- Vol. 1
Autor: Bob Dylan
Bárbara Pinto Coelho
9789896416713
256
15,3 x 23,3 cms
Capa Mole

"PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2016 Bob Dylan chega a Nova Iorque em 1960, quando não completara ainda vinte anos. Os encontros que teve na tumultuosa e noctívaga Greenwich Village haveriam de marcar a sua vida. Bob Dylan recorda em Crónicas os seus encontros com músicos, produtores e artistas e os seus primeiros amores e fala-nos da desordenada biblioteca, descoberta em casa de um amigo e que foi essencial na sua formação, onde leu de Tucídides a Eliot. Há ainda a história da sua vida em Nova Orleães e Woodstock, onde a avassaladora fama, que o perseguiu como símbolo de uma geração, impediu a vida familiar que desejava ter com a mulher e os filhos. Crónicas fala-nos também da origem de várias canções de Dylan e das gravações de alguns dos seus álbuns. No conjunto, compõe um quadro íntimo e incisivo da vida de Dylan, inseparável da sua criação poética e musical. «Se os teus olhos não se humedecerem de gratidão ao acabar de o ler, então, honestamente, os anos passaram por ti… Não me recordo de um livro que me tenha feito mais feliz do que este.» [Bryan Appleyard, The Sunday Times (London)] «Uma obra essencial, tão poderosa e palpitante como a “bíblia” de Dylan, Pela Estrada Fora, de Jack Kerouac (…). Ler este livro é como entrar na pele de um poeta, do poeta da nossa geração.» [Kyle Smith, People]
Título: Escombros
Margarida Periquito
Editora:Relógio D'Água
376
15,3 x 23,3 cms
Capa Mole
Clique para ler as primeiras páginas
"Este livro leva-nos aos bastidores do trabalho de Elena Ferrante, permitindo-nos um olhar para as gavetas de onde saíram alguns dos seus romances e para as suas relações literárias com o mundo clássico grego e latino e com Elsa Morante e outros autores que ama. A escritora responde a perguntas que lhe fizeram os seus leitores e os jornalistas nos últimos 25 anos. Defende que quem escreve um livro faria bem em pôr-se de parte e deixar que o texto siga o seu percurso. Fala dos pensamentos e da ansiedade que sentiu quando o seu primeiro romance, Um Estranho Amor, foi adaptado ao cinema e de como é complicado para ela encontrar respostas sintéticas para as perguntas de uma entrevista. Elena Ferrante conta-nos ainda das alegrias, trabalhos e angústias de quem narra uma história escavando dentro do seu universo pessoal de experiências e das lembranças, próprias e alheias."
Título: O Cartel
Autor: Don Winslow
Helena Briga Nogueira
688
15,3 x 23,3 cms
Capa Mole
«Em O Cartel, Don Winslow escreveu o seu melhor e mais extenso romance. Este livro é o Guerra e Paz dos livros sobre as guerras de droga. Tenso, brutal, com uma atmosfera selvagem e um enredo extremamente bem pensado (…)» [James Ellroy] «A versão de O Padrinho de Don Winslow sobre o mundo das drogas (…) Um magnum opus.» [The New York Times] «Sensacionalmente bom.» [Lee Child] New York Times Bestseller Vencedor do Prémio Literário Los Angeles Times Estamos em 2004. O agente da DEA Art Keller travou ao longo de trinta anos uma luta contra o império das drogas, encabeçado por Adan Barrera, que matou o seu colega, e que é também o cabecilha da El Federación, o mais poderoso cartel de drogas do mundo. Colocar Barrera por detrás das grades custou a Keller a mulher que amava, tudo em que acreditava, e  a vida que sempre imaginou ter. Mas Barrera evade-se, determinado a construir o império que Keller destruiu.     O Cartel é uma história de poder, corrupção, vingança, honra e sacrifício; de um homem que enfrenta o demónio tentando não perder a sua alma. É uma história sobre o mundo da guerra das drogas, e de todos os homens, e mulheres, que a travaram."

Título:Poemas e Canções
Autor:Leonard Cohen 
Manuel Alberto, Margarida Vale de Gato
Editora:Rrelógio D'Água
426
15,3 x 23,3 cms
Capa Mole
Clique para ler as primeiras páginas

Quetzal Editores:
Titulo: Seda
Última edição: 2016
N.º de páginas: 120
Editor: Quetzal Editores
Sinopse: "Hervé Joucour, um comerciante de seda, vê-se obrigado a fazer uma viagem ao Japão depois de uma epidemia ter dizimado todos os bichos-da-seda provenientes de África. Chegado a esse país distante e desconhecido, muito fechado a viajantes ou qualquer influência ocidental, Joncour é acolhido no palácio do nobre Hara Kei, que se faz sempre acompanhar por uma rapariga. Entre Joucour e a jovem concubina vai surgir um amor. E é este envolvimento secreto, que se desenrola - quase sem palavras - ao longo de subsequentes viagens ao Japão, que é relatado neste livro: uma pequena narrativa, essencial e delicada como a mais fina seda. "
Título: A Descrição da Infelicidade
Última edição: novembro de 2016
N.º de páginas: 216
Editor: Quetzal Editores
Sinopse:"A palavra impressa é uma ponte entre a infelicidade e o consolo. A Descrição da Infelicidade traz em si a possibilidade de a superar, escreve W.G. Sebald no prefácio deste livro. Acrescenta ainda que a reflexão sobre uma infelicidade consumada é também uma forma de resistência. Título inédito em Portugal, A Descrição da Infelicidade é uma apaixonante análise do ambiente psicológico e psíquico que antecede e condiciona a escrita austríaca protagonizada por grandes nomes como Stifter, Schnitzler, Kafka, Hofmannsthal, Canetti, Bernhard e Handke, entre outros; e da mediação da literatura - a ponte que a palavra impressa estabelece entre a infelicidade e o consolo. "


"No passado domingo, dia 27 de Novembro, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebeu a 50.ª sessão do Porto de Encontro, marcada pela homenagem ao poeta Ruy Belo.
Esta sessão –foi também palco da apresentação da nova edição de Boca Bilíngue, publicada pela Assírio e Alvim –teve  a presença de Teresa Belo, do poeta Fernando Pinto do Amaral e de Fernando Centeio, coautor de Era uma vez, o documentário sobre o universo poético de Ruy Belo. As habituais leituras foram feitas  pelo actor e encenador Luis Miguel Cintra.
Promovido pela Porto Editora desde 2011, este ciclo de conversas reuniu quase 15.000 espectadores em 49 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como a Casa da Música, o Teatro Rivoli, a Casa das Artes ou o Teatro Nacional São João.
A 50.ª edição do “Porto de Encontro” contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Jornal de Notícias, da Antena 1, das Livrarias Bertrand e da Arcádia
Fin d'année 2016
Noël approche à grand pas et c'est le moment de réfléchir à ce que vous allez offrir à vos proches. Et pourquoi pas un (ou plusieurs) roman(s) ? Dans le catalogue Folio, de nombreux titres collector et autres romans illustrés peuvent être le cadeau parfait à glisser sous le sapin !

À l'occasion des fêtes, Folio vous fait gagner des places de cinéma pour le film American Pastoral, en salles le 28 décembre ! Pour participer, envoyez avant le 10 décembre vos nom, prénom et adresse postale complète à concours-folio@gallimard.fr. Merci de préciser "Concours American Pastoral" en objet du mail. Dix gagnants seront tirés au sort.
EN SAVOIR PLUS                                                                   

Au XVIIe siècle, la jeune Griet est engagée comme domestique dans la maison du peintre Vermeer. Très vite, l'artiste s'attache à elle et remarque, en plus de sa beauté, sa capacité à harmoniser les couleurs...
   
Jean-Christophe Rufin
Check-point
Collection Folio (n° 6195)
Parution : 03-10-2016
Maud, vingt et un ans, cache sa beauté et ses idéaux derrière de vilaines lunettes. Elle s'engage dans une ONG et se retrouve au volant d'un quinze tonnes sur les routes de la Bosnie en guerre. Alex, Lionel, Marc et Vauthier, qui l'accompagnent dans ce convoi, sont bien différents de l'image habituelle des volontaires humanitaires. Un à un, ils vont lui révéler les blessures secrètes de leur existence. Et la véritable nature de leur chargement.
À l'heure où la violence s'invite au cœur de l'Europe, y a-t-il encore une place pour la neutralité de l'action humanitaire? N'est-il pas temps, désormais, de prendre les armes?              


Chaque nouvelle (au nombre de six) a à coeur de poser un problème de société et d'anticiper notre écologie. C'est un recueil qui fait indéniablement réfléchir, le lecteur se remet sans cesse en question et se demande...
 Le Prix Nobel Litterature 2016 revient à BobDylan pour "avoir créé une nouvelle forme d'expression poétique dans la chanson traditionnelle américaine."

Sem comentários:

Enviar um comentário