sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Aqui sou eu

AQUI
Aqui, deposta enfim a minha imagem
Tudo o que é jogo e tudo o que é paisagem,
No interior  das coisas canto nua.

Aqui livre sou eu - eco da lua
E dos jardins, os gestos recebidos
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.

Não por aquilo que só atravessei,
Não p'lo meu rumor que só perdi,
Não p'los incertos actos que vivi,

Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor de amor me eternizei.
Sophia de Mello Breyner Andresen, in " Dia do Mar", Editorial Caminho


"Sophia de Mello Breyner Andresen -- O Nome das Coisas", um documentário produzido e realizado pela Panavideo para a RTP 2.

“Com testemunhos de quem com ela conviveu e também de quem, com a necessária distância, consegue analisar a dimensão da sua obra, este documentário dá a conhecer aquela que é considerada por muitos como uma das mais importantes poetas portuguesas do século XX. Como ela própria afirmou... "eu posso dizer que escrevo para transformar o mundo. Eu penso que a poesia deve transformar o mundo!"

Sem comentários:

Enviar um comentário