domingo, 2 de outubro de 2016

Ao Domingo Há Música

 
       
                                         Qualquer coisa de paz. Talvez somente
                                         a maneira de a luz a concentrar
                                         no volume, que a deixa, inteira, assente
                                         na gravidade interior de estar.
                                               Fernando Echevarría,  "Figuras"

A música portuguesa, cantada em português, tem sido destacada na rubrica musical. Uma celebração que  é exigida pela luz e pela clara amenidade  que nos têm vindo a brindar  estes dias portugueses.
Noticiou a imprensa que dois cantores portugueses estão nomeados para os Grammy latinos : Mariza e Marcos Rodrigues.
"A fadista portuguesa está nomeada na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com "Mundo". O disco que inclui, entre outros, os temas "Paixão", "Melhor de Mim" e "Alma", editado em Portugal a 9 de Outubro do ano passado, foi eleito o melhor álbum do ano pela revista de música britânica "Songlines".
O mais recente trabalho de Mariza foi também editado nos Estados Unidos, pela discográfica Nonesuch, antecipando a digressão de 12 concertos da fadista nos EUA e Canadá que acontecem em Outubro e Novembro.
Mariza concorre contra Tiago Iorc, Céu, Larissa Luz e Thiago Ramil.
Marco Rodrigues concorre a “Melhor Álbum de Música Folk” com "Fados do Fado", disco constituído por recriações de êxitos de Max, Tristão da Silva e Tony de Matos, entre outros. O fadista vai disputar o Grammy com o Grupo Mapeyé, Los Huayra, Palo Cruza e Nahuel Pennisi.
Em declarações à Lusa, Marco Rodrigues afirmou que, “depois de ter gravado três discos de originais”, entendeu que “era altura de homenagear o legado de alguns homens, e, principalmente os homens, até porque as mulheres tiveram neste género um maior protagonismo”.
A cerimónia de entrega dos  Grammy Latinos realizar-se-á a 17 de Novembro na New T-Mobile Arena, Las Vegas, nos Estados Unidos. 
Julio Reyes Copello, Djavan, Fonseca, Jesse & Roy e Ricardo López Lalinde, receberam cada um  quatro nomeações , pelo  que lideram a lista."
É , pois, tempo  de os escutar.
Marco Rodrigues, em Noite , do Álbum  Fados do Fado.



Marco Rodrigues , em Guitarra, Guitarra do Álbum Fados do Fado, 2015.
.

“Melhor de Mim”, letra escrita por AC Firmino e música composta por Tiago Machado, faz parte de "Mundo", o mais recente álbum de Mariza, editado a 9 de Outubro de 2015.


Mariza, em Sem ti, do  mesmo Álbum Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário