sábado, 6 de agosto de 2016

Livros para ler e descobrir

O Verão é também tempo de leituras.  Há quem faça lista de livros para as férias. Há quem deixe livros para ler nas férias . Há quem continue a ler livros  nas férias. E há quem proponha livros para as férias.O Centro Nacional de Cultura fá-lo todos os anos. Eis a lista deste ano.


LIVROS DE VERÃO 2016
"Como habitualmente apresentamos uma lista de Livros para o verão de 2016. São obras recentes que apresentam indiscutível qualidade.
A lista não é, como habitualmente, exaustiva.
1) «Anunciações», Maria Teresa Horta (D. Quixote)
2) «Conspiração Cellamare», Nuno Júdice (D. Quixote)
3) «Tempo e Poesia», III volume da Obra Completa de Eduardo Lourenço, Coord. Carlos Mendes de Sousa, Gulbenkian.
4) «Casos de Direito Galáctico e outros Textos Esquecidos», Mário-Henrique Leiria  (E-Primatur)
5) «Uma Outra Memória», Manuel Alegre (D. Quixote)
6) «A Mulher de Porto Pim», António Tabucchi, D. Quixote.
7) «D. Pedro IV – História Não Contada – O homem revelado por cartas e documentos inéditos», Paulo Rezzutti, Casa das Letras.
8) «Caminhar por Lisboa», Anísio Franco (Porto Editora)
9) «Ler e Ver Lisboa» (Associação Prado).
10) «José Escada – Eu não evoluo, viajo!», Catálogo Exposição, Curadoria: Rita Fabiana, Gulbenkian
11) «Obras em Reserva – O Museu que não se vê», Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimental, INCM" CNC, 2016


Enquanto uns falam de leituras de Verão, as Editoras preparam a rentrée.
Recebemos esta proposta da editora francesa  Gallimard.

Rentrée littéraire 2016
Découvrez en avant-première le site de la Rentrée littéraire 2016 des Éditions Gallimard : liste des ouvrages, extraits et résumés, feuilletages, biographies, agendas des auteurs...
Site Rentree 2016
E, além de nos dar prazer , os livros dão-nos mais anos de vida, é  o que concluiu uma investigação da   Yale University’s School of Public Health
Ler livros faz viver mais tempo
"Todos sabem que ler permite viver várias vidas através das aventuras das personagens de romances. Mas um estudo efectuado por investigadores da  Yale University’s School of Public Health concluiu que a leitura também permite viver mais tempo. Em média , trinta minutos de leitura quotidiana permite ganhar dois anos de vida para  acabar com  todos aqueles livros jamais terminados que se arrastam nas estantes...
Os benefícios da leitura são relativamente conhecidos: 6 minutos de leitura para reduzir o stress pela metade , isso  parece quase um aforismo e , por isso, a organização National Reading Campaign recordava-o há alguns meses.
Os investigadores  de Yale University’s School of Public Health acrescentam agora argumentos mais consistentes à recomendação.
Os investigadores solicitaram  3635 registos de pessoas recenseados na base de dados  da Health and Retirement Study, que permite, ao Reino-Unido, observar as evoluções do envelhecimento da população, assim como a saúde pública. As 3635 pessoas escolhidas acrescentavam informações sobre os seus hábitos de leitura nas respostas que  diziam respeito ao respectivo estado de saúde.
Os perfis dos leitores são muito semelhantes àqueles que têm o hábito de ler obtidos nas diferentes sondagens: os leitores são sobretudo leitoras , diplomadas e dispondo de rendimentos confortáveis superiores à média.
Após dezenas de cálculos complicados que apresentaremos, mas que são detalhados na revista científica  Social Science & Medicine, Avni Bavishi, Martin D. Slade et Becca R. Levy, que estiveram na origem da pesquisa, puderam determinar se existia  uma diferença entre leitores e não-leitores , e sobretudo quantificar esta última. 
Em média , uma pessoa que leia 3h30 por semana, seja  30 minutos por dia, está  menos  susceptível  de morrer nos 12 anos seguintes, cerca de 17 %  em relação a um indivíduo que não lê. Para aqueles que lêem mais de  3h30 por semana, as hipótese são ainda mais elevadas para 23 %. Em relação àqueles que não lêem , os leitores ganham 2 anos de vida.
Todas esta estimativas são baseadas em probabilidades que não são puramente exactas.
Como  explicar estes benefícios? Certamente , o conteúdo de um livro tem importância - pode-se concluir que a leitura de Harry Potter faz as crianças e os adolescentes mais tolerantes —, mas é sobretudo a actividade , a leitura, que veicula os benefícios: ocupação calma  por excelência, ajuda o corpo a se relaxar e o ritmo cardíaco a se estabilizar... por isso ficam mais tolerantes.
Em 2014,  um estudo publicado na revista  JAMA Neurology recordava a importância da leitura contra a doença de Alzheimer : ler regularmente permite atrasar o envelhecimento cerebral cerca de nove anos."
Traduzido de Lire des livres  fait vivre plus longtemps de Antoine Oury, Actualitté, les univers du livre ,4.08.2016,via NY Times

2 comentários: