sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Correspondência de José Régio com Eugénio Lisboa


José Régio
Imprensa Nacional publica correspondência de José Régio com ensaísta Eugénio Lisboa
"A correspondência de José Régio com o ensaísta Eugénio Lisboa é publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), no âmbito do projecto de publicação da Obra Completa do autor de "Cântico Negro".
A obra, explica numa nota editorial o investigador Filipe Delfim Santos, organizador deste volume, reúne "40 espécies epistolares de José Régio (1901-1969) para Eugénio Lisboa", actualmente com 86 anos, que doou o seu espólio à Biblioteca Nacional de Portugal, e do qual fazem parte "39 cartas manuscritas por José Régio, que abrangem o período de 1955 a 1969, algumas contendo desenhos".
A 40.ª peça é um telegrama que é aliás mencionado por Régio numa das suas cartas, referindo Delfim Santos a possibilidade de "extravio" ou ainda não encontradas algumas missivas que os dois homens de letras trocaram.” Lusa,24.08.2016
Eugénio Lisboa
Correspondência com Eugénio Lisboa
"Correspondência com Eugénio Lisboa exibe, sob a forma epistolar, a distinta amizade que uniu José Régio e Eugénio Lisboa sendo por inerência um exercício reflexivo sobre os grandes valores da vida, sobre a literatura e o seu processo de criação e, citando Eugénio Lisboa, sobre o «difícil equilíbrio entre o sonho e a disciplina necessária à construção de uma obra.»
Com edição de Filipe Delfim Santos este livro conta também com um prólogo de Eugénio Lisboa que contextualiza a história, a amizade, o tempo e o homem.
«É esse acervo de cartas suas, a que junto as que lhe escrevi, que hoje aqui se fixa em livro, por me parecer de interesse humano e literário. Nele, Régio dá eminente testemunho da sua integridade, frontalidade, inteligência e sensibilidade.» Eugénio Lisboa.

Observações: COORDENAÇÃO: com edição de Filipe Delfim Santos e prólogo de Eugénio Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário