sexta-feira, 24 de junho de 2016

Reino Unido sai da UE


Reino Unido
Brexit: Saída da UE venceu com 51,9% dos votos
24 de JUNHO de 2016 - 07:41
“Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.
Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.
Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos.
A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.” TSF

 
Brexit: Escócia e Irlanda do Norte já dão sinais de afastamento
24 de JUNHO de 2016 - 07:35
A Escócia vê o seu futuro como "parte da União Europeia", disse hoje a primeira-ministra escocesa. Sinn Féin defende uma votação na Irlanda do Norte sobre a unificação com a República da Irlanda.
A Escócia vê o seu futuro como "parte da União Europeia", disse hoje a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, após resultados preliminares indicarem uma vitória da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de quinta-feira.
Sturgeon já tinha indicado que, caso fosse este o resultado, tal poderia precipitar um novo referendo sobre a independência da Escócia.
"A Escócia vê o seu futuro como parte da UE. A Escócia votou de forma clara e decisiva para permanecer como parte da União Europeia, 62 contra 38 por cento", afirmou a primeira-ministra, em declarações à BBC.
Pelas 05:50, quando faltava apurar o resultado de 17 colégios eleitorais (num universo de 382), o campo a favor da saída do bloco europeu ('brexit') contava com 52% dos votos e o de apoio à permanência tinha 48%."TSF
 
Irlanda: Sinn Féin quer reunificação com Irlanda do Norte
O partido Sinn Féin defendeu hoje uma votação na Irlanda do Norte sobre a unificação com a República da Irlanda, depois de o país, que integra o Reino Unido, ter votado pela permanência na União Europeia no referendo de quinta-feira.
"Temos uma situação em que o Norte vai ser arrastado para fora [da União Europeia] devido a uma votação em Inglaterra (...). O Sinn Féin vai fortalecer o seu pedido, sua exigência de longa data, para uma votação sobre a fronteira", afirmou Declan Kearney, presidente do partido, antigo braço político do IRA,após os resultados do referendo indicarem que o Reino Unido votou a favor da saída do bloco europeu.
Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia no referendo de quinta-feira, indicam os dados conhecidos até agora, quando faltam apurar quatro círculos eleitorais que já não podem mudar o resultado.
Nos 378 círculos já apurados, os partidários do abandono da UE conquistaram 51,8% dos votos.
Os defensores da permanência do Reino Unido na União Europeia representaram 48,2% dos votos expressos.
A participação no referendo foi de 72,2% dos 46,5 milhões de eleitores inscritos.”
O Brexit ganhou. E agora?
24/06 06:00 CET| updated 0-1:23 mn ago. Euronews
Depois da vitória do Brexit no referendo, com 52,7% dos votos, o Reino Unido deverá deixar a União Europeia como Estado membro.
E como se desenrolará o processo? A EURONEWS explica-lhe.
O artigo 50 do Tratado de Lisboa, de 2009, desenha o processo de retirada. Nunca foi aplicado porque, até ao momento, nenhum dos Estados membros abandonou a União Europeia.
•Após a vitória do Brexit, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, deverá notificar a Comissão Europeia (CE) da intenção do seu país.
•Iniciar-se-ão as negociações relativas aos trâmites para a saída do Reino Unido e para a definição das futuras relações com os restantes 27 Estados membros.
•Os líderes dos restantes 27 Estados membros da União Europeia e o Parlamento Europeu terão agora de chegar a um acordo de implementação. Uma passo que poderá ainda vir a requerer ratificação pelos parlamentos nacionais.
•O Reino Unido deixa agora de integrar conversações do lado da União Europeia e deixa de ser ouvido nos termos finais oferecidos.
•Os tratados da União Europeia serão alterados para permitir o novo estatuto do Reino Unido. O Reino Unido irá, muito provavelmente, preparar nova legislação nacional.
Há alguns exemplos de países que trabalham com a União Europeia sem serem Estados membros. Cada acordo é único e tem as suas próprias vantagens e desvantagens.
Suíça
•Membro da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).
•Exportação tem isenção de imposto no acesso aos mercados da UE.
•A Suíça é livre de ter acordos comerciais com países externos à União Europeia (China, por exemplo).
•Acesso limitado ao mercado de serviços comunitário.
•Quase nenhum acesso ao mercado comunitário de serviços financeiros.
•Liberdade na legislação social e laboral.
•Mas contribui para o orçamento da União Europeia.
•Aceita a livre circulação de pessoas.

Noruega
•Membro da EFTA.
•Membro da Área Económica Europeia (EEA)
•Livre de ter acordos comerciais com países externos à União Europeia.
•Não está sujeito ao Tribunal de Justiça Europeu.
•Aceita a livre circulação de pessoas.
•Contribui para o orçamento da UE, pagando duas vezes mais per capita do que o Reino Unido.
•Aplica as regulações do mercado único, mas não tem decisão de voto sobre elas.
•A Noruega rejeitou duas vezes a entrada na União Europeia.

Gronelândia (Dinamarca)
•Deixou a CEE em 1985, através de referendo.
•“A Gronelândia é elegível para financiamento pelo orçamento geral da União Europeia através da Parceria UE-Gronelândia” : https://ec.europa.eu/europeaid/countries/greenland_en

Que acordo tem a Turquia com a UE?
A Turquia tem um acordo alfandegário com Bruxelas, que se traduz na isenção de impostos da maior parte dos bens exportados para a UE. Contudo, sujeita-se a impostos em trocas comerciais com países externos à UE.Como é ainda apenas um país candidato não decide sobre regulamentação alfandegária da UE. O acordo não abrange o mercado de serviços.
E a Organização Mundial do Comércio?
A OMC pode vir a ser para o Reino Unido a “rede de segurança do Brexit”. Se o país não obtiver um acordo de comércio livre com a UE, o Reino Unido volta às regras da OMC.
Consulte aqui as campanhas realizadas pelo “sim” e pelo “não”:
VOTE LEAVE
STRONGER IN

Sem comentários:

Enviar um comentário