sábado, 25 de junho de 2016

Praias do Algarve


Sagres, 10 de Agosto de 1979 - Não. O infante não está ausente deste cenário. Já me convenci que sim. Mas reconsiderei, procurei-o melhor , e descobri-o finalmente no espanto recolhido de quantos  aqui vêm. As catedrais  também parecem vazias e Deus  mora lá dentro, espelhado no silêncio respeitoso de cada visitante.  Miguel Torga, in "Diário XIII", Círculo dos Leitores, p 1287
Sagres
Algarve: praias de um extremo ao outro da costa
A costa algarvia começa em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, prolongamento do litoral alentejano. 
"Entre Odeceixe e Sagres quase não parece estarmos no Algarve, tais são as diferenças entre esta zona e o leste e centro algarvios. Uma área menos explorada, em que as escarpas imponentes escondem praias como Amoreira, Monte Clérigo, Arrifana ou Carrapateira. Algumas são como segredos a descobrir, acessíveis por caminhos escondidos. Mas a maioria é bem conhecida dos praticantes de surf e bodyboard, que aqui encontram as ondas de que gostam, como na Praia do Amado, palco de provas internacionais destas modalidades. 


Praia do Zavial

No Cabo de São Vicente junto a Sagres, o extremo sudoeste do continente europeu, o Algarve faz uma curva e o mar ganha um temperamento menos agitado. Esta metade oeste do Algarve é designada por barlavento. Aqui encontram-se praias de sonho enquadradas por rochedos dourados a que o mar deu formas extravagantes. Já que não conseguimos escolher a mais bonita sugerimos alguns nomes de areais a conhecer: Porto de Mós, Praia Dona Ana, Praia do Camilo, Alvor, Vau ou Carvoeiro
Ponta da Piedade - Lagos


A não perder mesmo, recomendamos a Ponta da Piedade, perto de Lagos, para uma das vistas mais espectaculares sobre as formações rochosas que se podem apreciar em detalhe num passeio de barco percorrendo grutas e algares. Segundo o jornal americano Huffington Post, pode muito bem ser a mais bonita praia em todo o planeta, ou a Praia da Marinha, que rodeada de falésias esculpidas pela erosão, foi considerada uma das cem mais belas do mundo. 
Praia da Rocha

É também entre Lagos e Faro que se encontram as praias mais cosmopolitas, com animação a prolongar-se pela noite dentro. Na Praia da Rocha em Portimão, nas Praias da Galé e da Oura em Albufeira e em Vilamoura, encontram-se os mais badalados espaços de diversão nocturna. E durante o dia não faltam propostas de lazer para usufruir da época balnear de uma forma mais activa nas Praias dos Salgados, São Rafael, Santa Eulália, Maria Luísa ou Falésia
Muito perto de alguns resorts exclusivos, Vale do Lobo, Ancão e Quinta do Lago possuem um ambiente glamoroso. Estão também nas imediações do Parque Natural da Ria Formosa - um tesouro ambiental feito de águas tranquilas, amplos areais e ilhotas quase desertas que se estende para leste até Cacela Velha
Na Ria Formosa, vai-se de barco até à praia, já que é preciso atravessar as suas águas para alcançar as do mar que banham as ilhas barreira, como a Barreta, a mais meridional do território português, uma autêntica praia deserta. Mas há outras ilhas a descobrir - da Culatra, da Armona, da Fuseta ou a ilha de Tavira que possui uma área reservada ao naturismo.
A oferta de praias continua até à foz do Rio Guadiana. Cabanas, Manta Rota, Altura, Praia Verde e Monte Gordo são areais enormes que se prolongam mar adentro com extensas áreas em que se tem pé, ideais para famílias com crianças. É o sotavento, o leste do Algarve, onde as águas mais quentes e tranquilas convidam a banhos que apetecem prolongar."

As  dez melhores praias da região do Algarve:
1. Praia de Odeceixe – Aljezur
"A praia de Odeceixe tem uma grande extensão de areal que permite longas caminhadas, especialmente na maré baixa. O rio Odeceixe desagua passando pelo lado direito da praia, marcando a fronteira entre a região do Alentejo e do Algarve.Pode-se escolher entre a praia do lado do oceano com um mar muito agitado, muito apreciado pelos surfistas, e a praia do lado do rio, muito mais calmo, ideal para as famílias. A praia tem boas instalações, banheiros, chuveiros, parque de estacionamento e um bar. Para apreciar a paisagem à volta da praia, sobe-se até ao topo das falésias pelas escadas de pedra localizadas no local
2. Praia da Bordeira – Carrapateira, Aljezur
Pouco frequentada, a praia da Bordeira convida-o a passar umas férias relaxantes longe das agitadas zonas turísticas. Localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano com um areal de 3 km, a praia é muito popular pelos amantes da natureza e pelas famílias.
O melhor acesso à praia está localizado a sul da praia. Ao lado do parque de estacionamento há uma passadeira de madeira, o que permite atravessar um pequeno riacho encostado à praia.
3. Praia do Tonel – Vila do Bispo
Ao lado da fortaleza de Sagres, a praia de Tonel é protegida dos ventos fortes que se fazem sentir nesta área pelas falésias que a rodeiam. É uma praia com boas condições para a prática do mergulho, do surf e para admirar o Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa. Encontra-se, na praia. um restaurante. O acesso à praia de Tonel   é pelas escadas situadas na falésia.
4. Praia da Rocha – Portimão
A Praia da Rocha é uma das praias mais turísticas do Algarve com cerca de 1 km de areal. Recebe milhares de turistas cada verão. Tem todas as infraestruturas necessárias para passar um belo dia na praia. À noite, é possível, para quem aprecia, divertir-se nos bares, discotecas e  no casino.
5. Praia da Marinha – Lagoa
A praia da Marinha é de uma grande beleza natural, considerada uma das melhores praias de Portugal. Está no top 100 das mais belas praias do mundo. Antes de ir para a praia apreciar a beleza das rochas e dos túneis naturais, qualquer um pode maravilhar-se com a vista no topo da falésia.
6. Praia de Quarteira – Loulé
A praia de Quarteira está localizada numa antiga aldeia de pescadores que se tornou uma vila turística cosmopolita, principalmente frequentada por turistas portugueses. Todas as infraestruturas necessárias para um bom dia de praia estão presentes, tais como vários restaurantes, bares e lojas. À noite, a rua marginal é muito animada com pequenas barracas e artistas de rua.
7. Praia da ilha da Armona – Olhão
Ilha da Armona
Como o seu nome indica, a praia está localizada na ilha da Armona, a 15 minutos do Continente. Para se chegar lá, deve-se  apanhar o barco que sai de Faro, Olhão ou Fuseta. Uma vez na ilha,  atravessa-se os labirintos de areia e os  lodaçais da Ria Formosa. A praia tem uma grande extensão de areal, onde  se pode passear e ao mesmo tempo observar a flora rica e aromática.
8. Praia do Barril – Pedras d’El Rei, Tavira
A bela praia do Barril está localizada na ilha de Tavira.Para  lá chegar terá de apanhar o pequeno comboio turístico ou atravessar a ponte a pé, e cerca de 1 km  até à praia. Aproveite o passeio para observar a fauna e a flora.
Desde as antigas casas de pescadores que foram convertidas em restaurantes e lojas  poderá ver o cemitério de âncoras que eram utilizadas, antigamente , na pesca do atum.
9. Praia da ilha de Cabanas – Tavira
Ao lado da pequena aldeia de Cabanas, a ilha com o mesmo nome tem uma praia estreita e longa de 7 km, ideal para quem gosta de praias pouco povoadas. Para aceder à praia, pode-se apanhar o barco do outro lado da Ria em Cabanas.
Mesmo sendo uma pequena ilha, oferece todas as comodidades necessárias para passar um belo dia na praia onde é possível  encontrar chuveiros e alguns restaurantes.
10. Praia de Manta Rota – Vila Real de Santo António
A praia de Manta Rota está localizada numa vila de pescadores que se tornou muito apreciada pelos turistas, ao longo dos anos. Com uma vasta extensão de areal, as passadeiras de madeira levam até bem perto da água.
Menos frequentada do que a vizinha praia de Monte Gordo, a praia de Manta Rota ainda oferece alguns sítios tranquilos, especialmente nas extremidades da praia. Como acontece com qualquer praia turística, existem todas as infraestruturas necessárias para um bom dia na praia." in Visit Portugal

Saiba mais:
Algarve , Praias:

Sem comentários:

Enviar um comentário