sábado, 4 de junho de 2016

Para ti

Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Mario Quintana, em "Esconderijos do tempo", Porto Alegre: L&;PM, 1980.


Para ti

Foi para ti
que desfolhei a chuva
para ti soltei o perfume da terra
toquei no nada
e para ti foi tudo

Para ti criei todas as palavras
e todas me faltaram
no minuto em que talhei
o sabor do sempre

Para ti dei voz
às minhas mãos
abri os gomos do tempo
assaltei o mundo
e pensei que tudo estava em nós
nesse doce engano
de tudo sermos donos
sem nada termos
simplesmente porque era de noite
e não dormíamos
eu descia em teu peito
para me procurar
e antes que a escuridão
nos cingisse a cintura
ficávamos nos olhos
vivendo de um só
amando de uma só vida
Mia Couto, em  "Raiz de orvalho e outros poemas". Lisboa: Editorial Caminho, 1999.

Sem Ti

E de súbito desaba o silêncio.
É um silêncio sem ti.,
sem álamos,
sem luas.

Só nas minhas mãos
oiço a música das tuas.
Eugénio de Andrade, in " Coração do dia", (1956-1958), Editora Limiar, Actividades Gráficas, Lda., Porto
Joaquín Sorrolla (1863-1923)

Recado à mulher amada
  
Eu te juro, amor meu 
que eu amava o canto das cigarras em dezembro,        
o aroma dos bosques e da chuva,
mas o tempo, como uma lança,
fez sangrar minha ternura
e era preciso devolver os golpes cara a cara.
Era preciso partir
e inaugurar a vida novamente.

Era preciso partir
eu te asseguro.
Partir de busca em busca até morrer.

Agora..., eis-me  aqui,
entre a poesia e um estandarte;
e contudo, desde o primeiro dia,
tu conheceste esse pedaço de minh’alma.
Tu sabias do meu despojamento
e da minha esperança;
sabias das minhas navegações
e que eu vinha com uma infância de barcos e marinheiros.

Sim... é verdade...
por algum tempo tu me fizeste ancorar por tanto amor,
mas eu sempre fui um habitante do vento e da distância
e somente te pude amar com um coração feito caminhos.
Ai amada...
eu nunca aprenderei a regressar...
a vida me ensinou a partir sempre
e a dizer adeus ao que amei.
Meu próprio canto é uma despedida...
é sempre um passo a mais para o combate.
Talvez eu volte quando comece a florescer a rubra messe
quando sentir que cessaram os tambores
e que regresso entre os sulcos de uma aurora.

Mas agora... amor
eu sou a voz e o sangue de um guerreiro
e bem quisera incendiar-te com esse sol que trago dentro.
Eu bem quisera 
 e já quis tanto
que além desta ternura
e da espera,
fosses também a companheira do meu sonho
e uma península do meu punho
e do meu canto.
                                          Cali, Setembro de 1970
Manoel de Andrade, in " Poemas Para a Liberdade", Edição bilíngue, Escrituras Editora, São Paulo, Brasil ,( 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário