sexta-feira, 29 de abril de 2016

Recordar Alfred Hitchcock

Hitchcock morreu há 36 anos
"Alfred Hitchcock nasceu em Londres, a 13 de Agosto de 1899. Foi um mestre do cinema, considerado um dos mais populares realizadores de todos os tempos. Hoje é dia de recordar Hitchcock, que morreu a 29 de Abril de 1980.
Alfred tem origens humildes. Era filho de um vendedor de frutas, William Hitchcock, um homem que teve grande importância na definição do seu carácter. Disciplinador, William entregou o filho a um polícia, que o colocou numa cela, quando Alfred tinha apenas 5 anos.
Frequentou um colégio jesuíta, que acentuou a disciplina imposta pelo pai. A educação disciplinadora viria a revelar-se nos filmes de Hitchcock, que como realizador apresenta a analogia entre pecado e redenção, entre inocência e culpa. O medo pelo proibido abriu espaço ao desejo de suspense, que marcaria a sua obra.
As origens do cinema macabro e criminal  derivam também da sua formação académica e das visitas recorrentes ao museu da Scotland Yard, bem como à sua paixão pela escrita de Charles Dickens. Estava criado o perfil do futuro realizador, mestre de suspense e da recriação do mundo do crime.
Prosseguiu a formação na área de Belas Artes da Universidade de Londres, enquanto ajudava o pai na loja de frutas. O cinema afirmava-se e cativava adeptos.
Hitchcock soube, através de uma revista, que uma empresa de cinema dos EUA, a Famous Players-Lasky Company, iria abrir um estúdio. Apresentou-se nos escritórios da Famous com esboços de letreiros para filmes mudos projectados por si e acaba contratado. Acabava de entrar no cinema.
Em 1925, recebeu uma proposta para dirigir uma coprodução de ‘The Pleasure Garden’, naquela que seria a primeira mostra como realizador, que agradou aos críticos e  lhe abriu as  portas para o futuro: a realização de grandes filmes.
Hitchcock muda-se para os EUA em 1939 e torna-se cidadão norte-americano, em 1955. A estreia de Alfred Hitchcock em Hollywood, ‘Rebecca’, em 1940, vence o Óscar de melhor filme.
Ao longo dos anos, foi produzindo verdadeiras obras de arte, coleccionando prémios, com seis nomeações para os Óscares, com os filmes Rebecca (1940), Lifeboat (1944), Spellbound (1945), Rear Window (1954) e Psycho (1960), como director; e Suspicion (1941), como produtor.
É considerado o maior realizador de todos os tempos. Morre de insuficiência renal, na sua casa em Los Angeles, a 29 de Abril de 1980." Adaptação de artigo  em PTjornal


(Accione legendas no ícone à esquerda do ajuste de resolução)
Título Original: Rebecca.
Género: Mistério, Suspense Psicológico.
País: Estados Unidos, 1940
Artistas: Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders.
Direcção: Alfred Hitchcock.

Sem comentários:

Enviar um comentário