domingo, 6 de março de 2016

Ao Domingo Há Música

ALLEGRO
Após um dia negro toco Haydn
e sinto um humilde calor nas mãos.

As teclas obedecem. Golpeiam doces martelos.
O acorde é verde, vivo e sereno.

O acorde diz que a liberdade existe
e que alguém não paga imposto a César.

Meto as mãos nas algibeiras Haydn
e imito alguém que contempla o mundo com serenidade.

Faço bandeira de Haydn – isso quer dizer
«Não nos rendemos. Mas queremos paz.»

A música é um edifício de cristal na encosta
onde voam as pedras, as pedras giram.

E as pedras atravessam a casa rolando
mas todos os vidros permanecem intactos.
                         Den halvfädiga himlen, 1962
Tomas Tranströmer,  Estocolmo, (1931-2015). 
(Tomas Tranströmer trabalhou  durante muito tempo como psicólogo. Em 1954, publicou o primeiro livro: 17 poemas , acolhido na  Suécia, o seu país, com   grande entusiasmo . Foi traduzido em quase em todas as línguas. É um dos poetas mais importantes da Escandinávia. Tocava piano e  sempre se manteve um tanto discreto  e afastado da vida social. Tem uma vasta obra publicada. Foi  Prémio Nobel de Literatura 2011.)
Battle of the Nile, Augt 1st 1798, Thomas Whitcombe, 1816,
National Maritime Museum
O acorde é verde, vivo ... alegre e luminoso. Entra-nos na alma num júbilo contagiante. Resistir ao convite,  à alegria da festa é impossível. 
A Messe  in Angustiis  ou  Nelson Messe in D minor   de Haydn é um trecho musical glorioso  que nos aprisiona,   em  cada movimento, em leda rendição. O encanto, o frescor  e o fascínio  desta musicalidade aportam ao momento uma ímpar e genuína alacridade, transformando-o num acontecimento de fruição memorável.
Haydn, (1732-1809), foi um músico excepcional. Oriundo de uma família humilde e sem tradição musical, fez-se um grande compositor quase por autoformação. Produziu uma longa e variada obra e inspirou os novos compositores que se lhe seguiram. 
"Por volta de 1781, em Viena, Haydn conheceu e estabeleceu uma sólida amizade com Wolfgang Amadeus Mozart . Desta grande e profunda amizade, sem outro paralelo na história da música, e apesar das diferenças de idade (Haydn era 24 anos mais velho) nasceram influências recíprocas. Haydn impressionou-se vivamente com o trabalho de Mozart e considerava-o superior em génio. Numa carta ao pai do amigo, Leopold Mozart, afirmou: "digo-o perante Deus e como um homem honesto, que vosso filho é o maior compositor que eu conheço em pessoa ou em nome, porque tem o gosto e a maior das ciências da composição" . Por volta dessa época, Haydn parou de compor óperas e concertos – precisamente os dois géneros em que Mozart mais se destacou. Wolfgang, em contrapartida, considerava Haydn  um mestre e venerava-o como modelo. Chamava-lhe "Pai", "guia" e "melhor amigo". Dedicou seis quartetos a Haydn. Mozart, membro activo da maçonaria levou Haydn a aderir, o que sucedeu em 1785, apesar da fé católica deste último. Depois seria o fim. Nas véspera da viagem de Haydn a Londres, da qual Mozart o tentou demover por motivos de saúde, os dois amigos despediram-se pressentindo ser a última vez. Haydn tinha, então, quase sessenta anos. Mas o destino foi diverso; Haydn não poderia imaginar que a morte levaria Mozart no inverno de 1791."
De Haydn  a Messe in Angustiis  ou Nelson Messe in D minor pela Det Norske Blåsseensemble & Solistkor Oslo, sob a direcção da Maestrina Grete Pedersen. 
1.Kyrie 0:00
2.Gloria 4:33
3:Credo 15:29
4.Sanctus 25:54
5.Bendictus 28:50
6.Agnus Dei 35:05

Esta obra, The Missa in Angustiis ("Mass for troubled times") ou Nelson Mass (Hob. XXII:11),  é uma  das seis missas escritas na fase final da vida de Joseph Haydn  que é considerada , actualmente,   o auge  da composição litúrgica do compositor. Sobre esta peça musical  há uma explicação para os dois nomes que a designam." Assim , no Verão de 1798, vivia-se um tempo conturbado,  aterrador na Aústria , quando Haydn acabou a peça  que apresentava como título, no seu caderno de trabalhos, "Missa in Angustiis" ou  "Mass for Troubled Times". Durante o tempo  em que  a compôs, Haydn desconhecia que no dia 1 de Agosto desse ano de 1798 , Napoleão fora derrotado na  Batalha do Nilo (também designada por Batalha da Baía de Abukir). Ele e a sua audiência tomaram conhecimento da data dessa batalha apenas no dia da primeira representação , 15 de Setembro. A batalha marcou o ponto mais alto da campanha naval que abrangeu todo o Mediterrâneo durante os três meses anteriores, na qual um comboio francês saiu de Toulon para Alexandria, transportando uma força expedicionária liderada pelo general Napoleão Bonaparte. Os franceses foram derrotados pelas forças britânicas comandadas pelo contra-almirante Horatio Nelson."
A missa foi adquirindo a designação  "Lord Nelson Mass". O título tornou-se  indissociável da peça quando, em  1800, Lord Nelson visitou o Palais Esterházy, acompanhado pela sua amante inglesa , Lady Hamilton,   para  assistir a uma apresentação da obra.
O navio de guerra Orient a arder, 1 de Agosto 1798,
durante a Batalha do Nilo

Sem comentários:

Enviar um comentário