segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Pela sua Saúde...

A Lição de Anatomia  de Rembrandt
Li , no Jornal I, um artigo extraído do site WebMD sobre cancro, esse terrível pesadelo que pode ameaçar cada um de nós. Morreram muitas figuras públicas e  outras anónimas, tão ou mais importantes , durante o ano que acaba de findar, vítimas dessa doença. 
Talvez a leitura nos ajude a retomar alguns hábitos que , por vezes, não valorizamos.

7 maneiras de diminuir o risco de  cancro
Não há nenhuma poção mágica para prevenir as doenças oncológicas, especialmente quando o tipo de cancro tem uma origem genética. Mas os especialistas estimam que um terço das doenças oncológicas contraídas pelos adultos estão ligadas ao estilo de vida que levam.
O site WebMD falou com vários médicos que compilaram sete hábitos saudáveis para diminuir o seu risco de cancro:

1. Não fume
Muitas pessoas morrem todos os anos vítimas de cancro do pulmão, e a maioria dessas mortes está associada ao tabaco.
Mas isto não se limita apenas aos pulmões. Fumar está ligado a uma série de outras doenças oncológicas: 30% das mortes por cancro está associada ao tabaco.
Daí ser tão importante deixar de fumar e, mesmo que não consiga, tente pelo menos reduzir. Um estudo publicado, em 2010, no Journal of the American Medical Association, descobriu que os fumadores que reduzem de 20 para 10 cigarros por dia reduzem em 27% o risco de contraírem uma doença oncológica. Mas encare a redução apenas como um começo para deixar de fumar de vez.
E mesmo que não seja fumador, isso não quer dizer que não esteja exposto ao fumo. Muitos casos de cancro de pulmão estão a associados a exposição ao fumo.
“Se está fechado num bar com cerca de 100 pessoas a fumar lá dentro, é como se estivesse também a fumar”, alerta o médico Mark Ruffin, especialista em oncologia. “Se, quando sair do bar, as suas roupas estiverem a cheirar a tabaco foi porque inalou muito fumo”.
O ideal é evitar ir muitas vezes a bares com muitas pessoas a fumar e tente também não andar de carro com alguém que fume lá dentro.

2. Preste atenção ao peso
A maioria das pessoas sabe que o excesso de peso faz mal a várias coisas mas sabia que também tem um peso significativo nas doenças oncológicas? Nos EUA, a obesidade é a causa de 14% das mortes por cancro e está na base de 3% dos novos casos.
“A nossa principal recomendação para diminuir o seu risco de contrair uma doença oncológica é ter um peso saudável”, afirma a dietista Alice Bender que trabalha para o American Institute for Cancer Research (AICR), o maior instituto de investigação norte-americano para o cancro.
Segundo um relatório publicado pela AICR, em 2007, a obesidade está associada a várias doenças oncológicas como o cancro do esófago, do pâncreas, da vesícula biliar, da mama, do fígado ou do endométrio.

3. Mexa-se
Um relatório do AICR revela que qualquer tipo de exercício físico ajuda a prevenir todos os tipos de cancro. Pode não ficar com um corpo escultural com apenas 30 minutos de desporto moderado todos os dias, mas vários estudos já comprovaram que esta quantidade de actividade física pode reduzir entre 30% a 50% o risco de contrair uma doença oncológica.
“Conseguir ter um peso saudável, praticar mais exercício físico e aumentar a quantidade de frutas e vegetais que consome, terá um efeito tão importante como o de um fumador deixar de fumar”, garante Mark Ruffin.

4. Preste atenção ao que come
Há muitas comidas que o podem ajudar a prevenir diferentes doenças oncológicas. Segundo Bender, há provas de que o tomate, a melancia e outros alimentos que contenham licopeno podem diminuir o risco de ter cancro da próstata.
Se quer diminuir a probabilidade de ter uma doença oncológica, faça uma deita baseada em frutas e vegetais como alface, brócolos, espargos, cenouras, beringelas, pepino, etc. O AICR recomenda que encha dois terços do seu prato com fruta, vegetais e feijões e o resto com carne ou peixe.

5. Evite o álcool
O álcool é uma faca de dois gumes para a saúde. Se por um lado, há provas de algumas bebidas alcoólicas que benéficas para a saúde quando consumidas com moderação (por exemplo, o vinho tinto é bom para o coração), por outro lado há vários indícios de que o álcool aumenta a possibilidade de ter cancro.
“Quanto mais álcool beber, maior é a probabilidade de ter uma doença oncológica, especialmente cancro da boca, da garganta e do esófago”, afirma Bender. E se é fumador, pior ainda. O AICR recomenda que as mulheres não ingiram mais do que uma bebida alcoólica por dia e os homens duas.

6. Diminua o stress
Ainda que não haja prova concretas de que o stress aumenta a possibilidade de ter cancro, pode influenciar o seu comportamento, isto é, pode levá-lo a ter uma conduta pouco saudável. Por exemplo, comer demais, consumir bebidas alcoólicas a mais e até fumar mais – todos comportamentos que aumentam o seu risco de ter uma doença oncológica.
Ruffin aconselha-o a recorrer antes ao desporto para reduzir o stress.

7. Pesquise a sua história familiar
Mark Ruffin aconselha todos os seus doentes a saberem, em detalhe, a sua história familiar. É uma maneira de diminuir o risco de cancro e “apanhar” estas doenças a tempo.
Pergunte à sua família se já houve alguém com uma doença oncológica para saber “com o que conta”.

Sem comentários:

Enviar um comentário