quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

João de Melo com Prémio Vergílio Ferreira

Universidade de Évora distingue João de Melo com Prémio Vergílio Ferreira
O Prémio Vergílio Ferreira 2016 foi atribuído ao escritor João de Melo. Este galardão incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.
Na edição com mais candidatos desde que foi criado o galardão, oriundos de três países, o júri decidiu atribuir este ano o prémio a João de Melo, tendo ficado escrito em acta que “o júri congratulou-se pela alta qualidade das candidaturas apresentadas, e deliberou, por maioria, atribuir o Prémio Vergílio Ferreira 2016 ao escritor João de Melo (…) uma vez que (…) considerou que a sua obra ficcional, reveladora de um imaginário transfigurador poderoso, faz da sua obra uma das mais relevantes da sua geração”
O júri do Prémio que pretende homenagear o escritor de “Aparição” é composto este ano pelo Professores António Sáez Delgado (Presidente), Elisa Esteves, Gustavo Rubim, Carlos Reis e pela escritora Lídia Jorge, vencedora da última edição do prémio.
A cerimónia de entrega do Prémio acontece no dia de 1 Março, data em que se assinala a morte do escritor, este ano integrada num grande congresso internacional comemorativo do centenário do nascimento do escritor intitulado “Vergílio Ferreira: Entre o Silêncio e a Palavra Total”.
Instituído pela Universidade de Évora em 1997, o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia e Lídia Jorge.

Nota Biográfica

João de Melo nasceu nos Açores em 1949. Aos 11 anos, deixa a sua ilha natal para prosseguir os estudos no continente, como aluno interno do seminário dos Dominicanos, onde permanece entre 1960 e 1967. Abandonado o seminário, passa a viver em Lisboa, prosseguindo os estudos enquanto trabalha e iniciando colaborações na imprensa escrita. É, aliás, num jornal, o Diário Popular, que publica o seu primeiro conto, aos 18 anos. A partir de então, publicará contos, crítica literária e poemas em diversos periódicos, de Lisboa e dos Açores, integrando-se na geração literária que, sediada em Angra do Heroísmo – e ligada ao suplemento literário do jornal A União – renovou a literatura açoriana contemporânea.
A incorporação no exército, com o posto de furriel e a especialidade de enfermeiro, em 1970, e a posterior ida para Angola, onde permaneceu 27 meses numa zona de guerra, marcá-lo-ão em termos pessoais e literários, sendo tema de vários livros seus, de que se destaca, na ficção “Autópsia de Um Mar de Ruínas”, romance que é uma referência na literatura portuguesa sobre a guerra colonial.
Já após a Revolução de Abril de 1974, João de Melo licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, mantendo sempre colaboração em diversas revistas literárias (Colóquio-Letras, Vértice e, mais tarde, Sílex, Ler, etc.). No início da década de 80, torna-se professor do Ensino Secundário, actividade em que reparte até hoje o seu tempo com a escrita literária.

Obras

Ficção
 1975 - Histórias da Resistência
 1977 - A Memória de Ver Matar e Morrer
 1983 - O Meu Mundo Não é Deste Reino
 1984 - Autópsia de um Mar de Ruínas (sobre a guerra colonial)
 1987 - Entre Pássaro e Anjo
 1988 - Gente Feliz com Lágrimas
 1992 - Bem-Aventuranças
 1997 - O Homem Suspenso
 2009 - Luxúria branca e Gabriela
 2009 - O Homem que Não Tira o Palito da Boca
 2014 - Lugar Caído no Crepúsculo
Poesia
 1980 - Navegação da Terra
Ensaio
 1968 - A Produção Literária Açoriana nos Últimos 10 Anos
 1982 - Toda e Qualquer Escrita
 1982 - Há ou Não Uma Literatura Açoriana?
Viagens
 2000 - Açores, o Segredo das Ilhas
Crónicas
 1994 - Dicionário de Paixões
Antologias
1978 - Antologia Panorâmica do Conto Açoriano
1988 - Os Anos da Guerra (2 vols.)
Universidade Évora,  em 20.01.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário