terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O Cravo Bem Temperado

                                    
                                                A  música é o barulho que pensa. 
                                                                          Victor Hugo
“O Cravo Bem Temperado” de J.S. Bach em lâmpadas coloridas
Representar visualmente uma obra de música, qualquer que seja o estilo, é um desafio, mas neste vídeo onde se representam duas composições bem conhecidas de Bach, do “Cravo bem Temperado”, o resultado é excelente.
Bach publicou, em 1722,  um livro com fugas e prelúdios com o objectivo de ajudar os jovens que  pretendiam aprender música e também para aqueles  mais experientes que já  estudavam música. Os dois livros escritos por Bach (o outro foi em 1744) foram estudados muito tempo depois por Mozart e Beethoven, que usaram estes livros como influência para as suas obras, mesmo que para aquela época o Barroco já estivesse ultrapassado.
Estes livros de Bach foram divulgados em forma de manuscritos e somente foram impressos muito tempo depois. O título da obra indica que as composições contidas neles foram feitas para um tipo de afinação chamado de “bem temperado”.
O animador Alan Warburton, a pedido do site Sinfini Music, criou uma animação em CG que ilustra um prelúdio e uma fuga da colecção, utilizando lâmpadas coloridas que se acendem conforme as notas são tocadas. O comprimento de cada lâmpada representa a duração das notas, enquanto a altura de cada lâmpada representa a altura da nota tocada. O resultado é este:

Sem comentários:

Enviar um comentário