domingo, 20 de dezembro de 2015

Ao Domingo Há Música

“ A arte é uma actividade humana que consiste em alguém transmitir de forma consciente aos outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que experimenta, de modo a outras pessoas serem contagiadas pelos mesmos sentimentos, vivendo-os também (...)  é um meio de comunicação indispensável para a vida e para a progressão em direcção ao bem de um indivíduo e da humanidade, unindo-os nos mesmos sentimentos.” Lev Tolstói, in " O que é a Arte?" , Ed. Gradiva


Reabri este blog por causa de uma notícia que muito me entristeceu. A morte de uma amiga. Uma amiga que amava a Arte e a vida. Gostava de Música. E um dos últimos registos, que, com ela, escutei, vinha da Rússia. Uma colectânea de canções tradicionais russas. Recordo como vibrava com esses sons  familiares. Havia um invulgar fulgor que se acendia  em cada novo começo de uma canção. Tinha vivido tantos momentos com estes acordes. Na memória , os sons têm magia. Levam-nos e reproduzem os mesmos sentimentos. Senti-os na minha amiga Cândida Ventura, naquele dia de um Outono algarvio.  Nos seus noventa e quatro anos fervilhava  uma longa história de luta , de bravura, de tenacidade e de muito amor à Arte que  nos uniu naquele e em muitos outros momentos. 
Rememoro  para lhe  dedicar a Música deste domingo , apropriando-me com  muita força da expressão " From Russia with love".

Ivan Rebroff (n. Berlim, 31 de Julho de 1931 e m. em Frankfurt am Main, 27 de Fevereiro de 2008) foi um cantor alemão que deu voz a muitas canções populares russas. Era um excelente cantor com uma extraordinária amplitude vocálica. Atingia mais de quatro oitavas.
Rebroff, além de cantar músicas populares russas, era um exímio intérprete de ópera, música clássica e popular de vários outros países.
Apresentamo-lo em três famosos  e excepcionais registos. 

Ivan Rebroff em " O Barqueiro do Volga", uma canção muito popular e de grande beleza acústica.
Ivan Rebroff na célebre canção   "Kalinka Malinka".

Uma  fantástica interpretação da conhecida canção russa " Moscovo" por Ivan Rebroff.

Sem comentários:

Enviar um comentário