sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cinema para ver

Sinopse
Certo dia, enquanto guiava distraidamente sem destino nos arrabaldes de uma cidade, após uma pequena quezília doméstica, um escritor atropela acidentalmente uma criança. Será ele capaz de prosseguir? Quais as consequências desse acontecimento na sua inspiração? E nas suas relações?
Data de estreia: 12 Novembro 2015


Sinopse
Baseada em factos reais, esta história decorre em 1939, em vésperas da 2ª Guerra Mundial, quando Hitler sobrevive à explosão de uma bomba durante um evento comemorativo de seu partido. Entre a saída de Hitler da comemoração e a explosão que o mataria, decorreram 13 minutos. O plano foi engendrado por Georg Elser, carpiteiro e cidadão comum indignado perante a perda de liberdade e os abusos cometidos pelo regime. Considerado traidor da pátria, Elser foi imediatamente preso, mas só executado em 1945, por ordem directa de Hitler, quando a Alemanha já estava a perder a guerra.
Data de estreia: 12 Novembro 2015




Sinopse
A.J. Manglehorn, serralheiro introvertido de uma pequena cidade, nunca recuperou da perda do amor da sua vida, Clara. Fixado nas suas memórias, sente-se mais próximo do seu gato adorado do que das pessoas que o rodeiam e prefere encontrar conforto no seu trabalho e nas rotinas diárias. Ainda assim, esforça-se por preservar as suas poucas ligações humanas, mantendo o contacto com o seu filho, com um ex-pupilo que se perdeu e com uma mulher de bom coração do banco local. Ao ver aproximar-se a possibilidade de um novo amor, este homem solitário vê-se perante o dilema entre ficar cristalizado no passado e abraçar o presente.
Data de estreia: 12 Novembro 2015

Sinopse
A história das activistas que estiveram no início do movimento feminista, mulheres que foram forçadas à clandestinidade ao entrar num perigoso jogo do gato e do rato com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo direito de voto. Essas mulheres não eram maioritariamente das classes educadas, mas sobretudo das classes operárias e que tinham assistido ao falhanço do protesto pacífico. Radicalizadas e recorrendo à violência como a única via para mudar, elas estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade - os seus empregos, as suas casas, os seus filhos e as suas vidas. Maud (Carey Mulligan) era uma dessas activistas.
Data de estreia: 05 Novembro 2015




Sinopse
Uma viagem que começa no extremo Norte de Portugal e que, por terras de Trás-os-Montes e do Alto Douro, visita uma dúzia de aldeias e lugares. As casas, os cafés, as ruas, e as pessoas que ainda as habitam... o retrato do dia a dia de algumas dessas pessoas, cada vez menos, cada vez mais idosas. E sós. Resultado de um ano e meio de filmagens e de mais de trezentas horas de material, compactadas e montadas neste filme, João Canijo e Anabela Moreira, que partilham a realização, fazem um retrato extremamente agudo do Portugal do interior, destruído e abandonado, e do que ficou dos últimos quarenta anos, de paisagem física e humana.
Data de estreia: 05 Novembro 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário