domingo, 22 de novembro de 2015

Ao Domingo Há Música

Canção, vai para além de quanto escrevo
e rasga esta sombra que me cerca.
Há outra face na vida transbordante:
que seja nessa face que me perca.
Eugénio de Andrade, in  "As Mãos e os Frutos",1948


Há vozes que rasgam qualquer tempestade . Emergem com tanta assertividade que não há força que se lhes oponha. Levam luz onde a sombra teima em persistir. São vozes tão singulares que nos surpreendem em qualquer registo. É assim  Kathleen Battle
E para o confirmar, basta ouvi-la na  extraordinária interpretação de "Creole Love song" em que revela a sua excepcional  versatilidade.



Kathleen Battle, em " Come Sunday!" , uma bela canção de Duke Ellington, acompanhada por Branford Marsalis. Uma notável parceria onde o talento se conjuga  em simbiose perfeita.
Soprano americana , Kathleen (Deanna) Battle nasceu a 13 de Agosto de 1948 (67 anos), em Portsmouth, Ohio, EUA. Estudou com Franklin Bens na University of Cincinnati – College-Conservatory of Musica onde obteve o Bachelor of Music (1970) e o Master of Music (1971).  Kathleen Battle talvez seja uma das vozes líricas mais aclamada do mundo. Apareceu nos grandes palcos do mundo acompanhada pelas maiores orquestras onde se destacam a Metropolitan Opera e a Royal Opera House, Covent Garden, e a opera houses of Vienna, Paris, San Francisco e Chicago.
O Álbum So Many Stars foi gravado em 1995. Neste registo vem acompanhada pelos mais importantes músicos de jazz, incluindo Grover Washington Jr., Cyrus Chestnut, Christian McBride e James Carter, numa colecção de lullabies, spirituals e folksongs. No seguimento e em articulação com esta gravação , Kathleen abre a season de Jazz de 1995-96 , no Lincoln Center's com um concerto de espirituais, música de Duke Ellington, e algumas outras faixas deste álbum.

Sem comentários:

Enviar um comentário