terça-feira, 22 de setembro de 2015

Notícias da Música e do dia

Rodrigo Leão em Berlim a trabalhar no novo disco
"O Álbum será apresentado ao vivo nos Coliseus de Lisboa e do Porto em Novembro. 
Em Novembro será editado pela Universal Music Portugal o novo álbum de Rodrigo Leão, um projecto que resulta de uma colaboração estreita com o Coro e Orquestra da Gulbenkian. O músico partiu para Berlim, onde ficará até ao dia 26 de Setembro, onde vai misturar o álbum nos estúdios Teldex.
Ao lado de Rodrigo Leão estará João Eleutério, produtor deste novo disco, Tobias Lhemann, responsável por muitos títulos no conceituado catálogo da Deutsche Grammophon, e Steve Bartek, arranjador de renome com que Rodrigo já tinha colaborado na banda sonora de ‘The Butler – O Mordomo’, de Lee Daniels.
O álbum, gravado no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, que integra cerca de 100 músicos, dirigidos pelo maestro Rui Pinheiro, é o sucessor de ‘A Montanha Mágica’, o último trabalho de originais de Rodrigo Leão.
O compositor assina neste novo disco uma série de trabalhos inéditos em que se debruça sobre importantes questões filosóficas que se prendem com a procura do sentido da vida e de um lugar no mundo, temas que sempre estiveram presentes nas entrelinhas das suas criações e que são uma das suas principais fontes de inspiração.
Além dos já mencionados colaboradores, o novo álbum conta ainda com a participação do ensemble que habitualmente acompanha Rodrigo Leão: o quarteto de cordas formado por Carlos Tony Gomes, Bruno Silva, Denys Stetsenko e Viviena Tupikova e ainda Celina da Piedade no acordeão e Selma Uamusse na voz.
Carlos Tony Gomes ainda assina arranjos para a orquestra ao passo que Tiago Derriça assina alguns dos arranjos de vozes para o Coro Gulbenkian
Estas novas composições de Rodrigo Leão serão apresentadas ao vivo a 18 de Novembro no Coliseu do Porto e nos dias 20 e 21 do mesmo mês no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, concertos que contarão com a presença dos mesmos músicos que colaboraram nas gravações do álbum. Os bilhetes para estes espectáculos já se encontram à venda.”António Henriques PTJornal
22 de Setembro, nasce Andrea Bocelli e morre Marcel Marceau
Um encanta pela voz. O outro dispensa as palavras para provocar sentimentos. Andrea Bocelli nasceu a 22 de setembro, dia em que morre Marcel Marceau.
Hoje é dia de recordar dois grandes nomes das Artes, que despertam sentidos diferentes, com a voz poderosa de uma expressão inerte, ou com o silêncio profundo da maior das expressividades.
No dia em que, em 1958, nasce Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor italiano, morre, em 2007, Marcel Marceau, mímico francês.
E hoje assinala-se o talento de dois nomes do mundo, que também cruzam as datas de destinos contrários.
A 22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carros – ‘Catarina, a Grande’ sobe ao trono do Império russo, em 1762.
Já em 1862, Abraham Lincoln proclama a liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
E neste dia, em 1980, inicia-se a guerra Irão-Iraque.
Paolo Ruffini, médico e matemático italiano (1765), Michael Faraday, químico britânico (1791), Charles Leickert, pintor belga (1816), David Coverdale, vocalista dos Whitesnake (1951), Ségolène Royal, política francesa (1951), Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor italiano (1958), e Ronaldo, ex-futebolista brasileiro (1976).
Morreram neste dia Luísa de Sabóia (1531), Frederick Soddy, químico inglês (1956), Dorothy Lamour, actriz norte-americana (1996), e Marcel Marceau, famoso mímico francês (2007).”Joana Teles PTJornal

Sem comentários:

Enviar um comentário