sábado, 5 de setembro de 2015

Eventos e novos livros

Livros: As novidades 
 
Opera Omnia editará, em Outubro, o livro Acta Est Fabula - Memórias V - Regresso a Portugal (1995-2015), um novo  volume das Memórias de Eugénio Lisboa.
Doze editoras revelam as apostas para a nova estação
Uma grande variedade de livros que vai "dos grandes romances clássicos e contemporâneos, da poesia à psicologia infantil, dos livros de receitas à historiografia", é a proposta das editoras para a rentrée. 
Dom Quixote
O Tímido e as Mulheres, de Pepetela
Novo romance que desenha uma paisagem imparcial e objectiva da actual sociedade angolana, fruto de muitas mutações culturais e políticas resultantes da sua história recente.
Índice Médio de Felicidade, de David Machado
Romance recomendado por João Tordo que no site agendalx.pt o define como “um livro que tem, entre outras coisas, um narrador muito particular e um sentido de humor refinadíssimo”.
Antologia Poética, de Natália Correia
Organizada, seleccionada e prefaciada por Fernando Pinto do Amaral.
Coimbra Nunca Vista, de Manuel Alegre
Terceira edição de um livro marcante na obra do poeta, agora com prefácio de Abílio Hernandez Cardoso.
O Jogo do Reverso e Pequenos Equívocos Sem Importância, de Antonio Tabucchi
 A totalidade dos contos do autor reunida em dois volumes
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Romance sobre dois adolescentes nigerianos que se apaixonam, mas que são forçados à separação pelo fenómeno da imigração, sob o jugo de uma sombria ditadura militar.
A Infância de Jesus, de J.M. Coetzee
História de uma criança excepcional, um rapaz inteligente e sonhador, com ideias muito invulgares sobre o mundo.
Mosquitos, de William Faulkner,
O segundo romance de Faulkner, originalmente publicado em 1927.
O Lobo das Estepes, de Herman Hesse
Retrato acelerado de um homem que se sente ele próprio meio-humano, meio-lobo que se tornou a bíblia da contracultura da década de 60.

- Casa das Letras
O Botequim da Liberdadede Fernando Dacosta
Viagem pela última grande tertúlia de Lisboa – que marcou cultural e politicamente várias décadas portuguesas –  que teve lugar no Botequim, bar do Largo da Graça criado e projectado por Natália Correia.

Oficina do Livro
A Segunda Morte de Anna Karénina, de Ana Cristina Silva
Romance sobre o amor sem limites, a traição e os custos da vingança – e também sobre as tensões homossexuais reprimidas, sobre as vidas desperdiçadas de tantos portugueses na Primeira Guerra Mundial e sobre as diferenças – se é que existem – entre o teatro e a vida real.

Asa
 Relatório do Interior, de Paul Auster
Retrato vivido do autor e do meio que o rodeava: episódios marcantes da infância, adolescência e início de idade adulta, os livros, filmes e acontecimentos que acompanharam o seu crescimento e um vislumbre das primeiras tentativas de escrita.

Porto Editora
A Desumanização, o novo romance de Valter Hugo Mãe, o primeiro na Porto Editora.
A Sentinela, o novo romance do Richard Zimler, o primeiro na Porto Editora.
A Liberdade de Pátio, de Mário de Carvalho, publicado por ocasião da homenagem que é prestada ao autor no “Escritaria”, em Penafiel.
Poupe com Jamie, de Jamie Oliver, um livro de receitas adequado aos tempos de crise que vivemos.
Trocado por Miúdos, um livro onde especialistas e figuras de relevo da cultura portuguesa dão resposta às perplexidades de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

- Saída de Emergência
A Sagração da Primavera, de Alejo Carpentier
Uma história de amor entre dois refugiados políticos – um arquitecto cubano e uma bailarina russa - dá origem a um romance monumental no qual o autor expressa, com espantosa erudição, as suas concepções sobre os grandes movimentos históricos, políticos, artísticos e culturais do século XX.

- Sextante Editora 
Ara, a estreia de Ana Luísa Amaral no romance.
Mystic River, de Dennis Lehane
Adaptado ao cinema por Clint Eastwood, este livro catapultou Lehane para a categoria de um dos melhores escritores americanos da actualidade, tornando-se também um autor best-seller da lista do The New York Times. 

 - Assírio & Alvim
Inicia a publicação da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen na Assírio, com quatro livros: PoesiaCoralNo Tempo Dividido Mar Novo.
O Senhor Pina, de Álvaro Magalhães, com ilustrações de Luiz Darocha, é uma obra dedicada ao poeta Manuel António Pina.

- Caminho
Diário dos Tempos de Crise, de Daniel Sampaio
Colectânea de artigos publicados na revista dominical do jornal Público que trata uma vasta variedade de temas. Neste conjunto, a  crise actual está quase sempre presente, porque ela de facto afecta todos os aspectos da vida
Na Esfera do Mundo -  História de Portugal – Vol. IV –, de António Borges Coelho 
Volume inteiramente dedicado ao século XVI português. Por aqui, um texto ao mesmo tempo rigoroso e de grande plasticidade, poderá o leitor ficar a conhecer as grandezas e misérias do século de ouro da história nacional.
 O Lago Avesso. Uma Hipótese Biográfica, de Joana Bértholo 
Ella Bouhart, coreógrafa consagrada, vive num sexagésimo quarto andar, no centro de uma metrópole, de onde avista um enorme jardim. A cada dia observa as diferentes tonalidades de um lago. Esse lago representa o seu horizonte, até onde não é capaz de ir, os territórios da sua vida que se sente incapaz de ocupar. Isso, e o seu avesso.

- Quetzal
Ficções, de Jorge Luis Borges
Um dos livros mais apreciados de um dos nomes maiores do conto ou da narrativa breve.

- Bertrand
 A História de uma Serva, de Margaret Atwood
O famoso e multipremiado Handmaid’s Tale é um romance distópico sobre uma tirania religiosa de extrema-direita que condena uma mulher fértil à escravatura sexual numa sociedade do futuro minada pela poluição e reduzida à esterilidade. Já considerado uma alegoria política digna de Huxley e de Orwell.

- Relógio D’Água
Assim para Nós Haja Perdão, de A. M. Homes, tradução de Miguel Serras Pereira
Romance vencedor do Women's Prize for Fiction 2013 que lança um olhar sombrio e cómico à vida doméstica do século XXI — vida de indivíduos em descontrolo, reunidos pela família e pela história.
Enxaqueca, de Oliver Sacks, tradução de Miguel Serras Pereira
Pnin, de Vladimir Nabokov, tradução de Telma Costa
O Desconhecido do Norte-Expresso, de Patricia Highsmith, tradução de Rogério Casanova
O Ano em Que Sonhámos Perigosamente, de Slavoj Zizek 
Até ao final do ano a Relógio D’Água anuncia um importante conjunto de publicações, entre as quais:
Ulisses, de James Joyce, tradução de Jorge Vaz de Carvalho
Antologia Poética, de Emily, Anne e Charlotte Brontë, tradução de Ana Maria Chaves
Guerra e Paz, de Lev Tolstoi, tradução de António Pescada
Antigo Testamento (Êxodo, Génesis, e Cântico dos Cânticos) com ilustrações de Marc Chagall
 Consulte as ofertas da Gallimard  AQUI
Feira do Livro do Porto. Um grande evento cultural de 4 a 20 de Setembro. 
"A Feira vai contar com 130 pavilhões, que incluem 62 editoras e 19 livrarias, segundo informações da organização.
Sob o tema da Felicidade, a Feira do Livro do Porto de 2015  decorre até dia 20 deste mês, nos jardins do Palácio de Cristal, onde haverá debates, exposições, cinema e outras actividades.
Pelo segundo ano consecutivo com organização a cargo da Câmara Municipal do Porto, a Feira do Livro vai contar com 130 pavilhões, que incluem 62 editoras e 19 livrarias, segundo informações da organização dadas na apresentação do evento, esta semana.
"Esgotámos a nossa capacidade e esperemos que as pessoas gostem. Esperamos que o tempo ajude, se bem que na feira do livro há uma tradição de chuva. Mas estamos convencidos de que este é um caminho muito interessante para a cidade", afirmou aos jornalistas, no começo da semana, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
No sábado, às 18:00, Mónica Baldaque, Isabel Ponce de Leão e Zita Seabra vão conversar sobre a obra de Agustina Bessa-Luís, escritora a quem vai ser atribuída uma tília na avenida que já no ano passado recebeu algo idêntico para Vasco Graça Moura.
Este ano, à semelhança do que existe no Hyde Park, de Londres, a Feira do Livro do Porto vai ter um ‘speaker's corner', "onde quem quiser, durante 15 minutos, pode falar sobre livros e felicidade", de acordo com o vereador da Cultura da autarquia, Paulo Cunha e Silva.
O vereador ressalvou que quem escolher usar da palavra não deve fazê-lo "mais do que 15 minutos e importa também que o espírito da campanha eleitoral que se vive não contamine demasiado o ‘speaker's corner'".
A feira do livro vai abrir às 15:00 entre segunda e sexta-feira, encerrando às 22:00 de domingo a quinta-feira, enquanto às sextas-feiras e sábados vai fechar às 23:00."Lusa


A festa do Avante. Um grande acontecimento  do PCP que atrai milhares de visitantes.  Apresentação do extenso programa.
A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objectos
  • Até 15 nov/15
    "Exposição temporária composta por mais de uma centena de peças criadas pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira, englobando exemplares de cerâmica, vidro, ourivesaria, mobiliário e tapeçaria, com particular destaque para a azulejaria.
    O Museu Nacional do Azulejo, em parceria com o IADE-U, no âmbito do Projecto de investigação PTDC/EAT-HAT/121601/2010 Design em Portugal (1960-1974), financiado pela FCT e cofinanciado pelo COMPETE, apresenta A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objectos, exposição temporária que procura dar a ver como o arquitecto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projecta com a criação de objectos, em sintonia com os princípios de um processo projectual que reflecte o conceito de Obra de Arte Total.
    Do olhar à imaginação, da mão ao desenho, os percursos que se estabelecem no processo criativo dos artefactos presentes nesta exposição pretendem demonstrar como não são determinados apenas pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos.
    Um dos elementos chave da exposição é a presença da azulejaria, aspecto muitas vezes ignorado da obra do autor e que terá neste espaço um lugar de destaque e a reflexão que merece. "ACL

    Lúcia Afogada

    Teatro › Espectáculos
    4 a 13 set/15
    Quarta a sábado, às 21h30 | domingo, às 19h
    • Dalila Carmo / ©Alipio Padilha
                         Dalila Carmo / ©Alipio Padilha
    Nova Companhia/Blue Week Lisbon 2015. Martim Pedroso, direção; Dalila Carmo e Duarte Grilo, interpretação.
    "O novo espectáculo de Martim Pedroso cruza a dramatização de História da Gata Borralheira com a poesia do livro Dia do Mar, ambos de Sophia de Mello Breyner Andersen. É uma viagem de vida que começa na terra e acaba no fundo do mar. Um delírio dramático e poético sobre a frugalidade, sobre como é fácil ser-se corrompido e levado a escolher o outro caminho menos essencial."

    Sem comentários:

    Enviar um comentário