quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O mapa da pobreza na Europa

Exclusão social:
Um mapa das pessoas ameaçadas pela pobreza na Europa
“A estratégia Europa 2020 da União Europeia para o desenvolvimento tem como objectivo, entre outros, salvar da pobreza até 2020 pelo menos 20 milhões de pessoas ameaçadas pela exclusão social. No momento em que a estratégia foi lançada, em 2009, 117 milhões de europeus estavam em risco de pobreza.
Este mapa mostra a percentagem de cidadãos europeus ameaçados em 2013 em diferentes regiões da Europa. As regiões a azul são aquelas em que o número de pessoas ameaçadas pela pobreza está em conformidade com os objectivos previstos pela estratégia Europe 2020. Quanto mais escura for a cor, menos elevado é o risco. As regiões a vermelho são as que ainda estão longe de atingir os objectivos. Quanto mais escura for a cor, mais os habitantes correm o risco de exclusão social. O vermelho escuro indica uma percentagem igual ou superior a 29%. As zonas onde a tendência é positiva são contíguas e cobrem praticamente a Europa central e do norte (à excepção notável das ilhas britânicas). A situação é mais difícil na Europa oriental e mediterrânea, ainda que em Itália e em Espanha existam diferenças regionais muito acentuadas.
Este mapa baseia-se nos dados do Eurostat ed e foi publicado no passado mês de Maio pelo BBSR, o Bundesinstitut für Bau-, Stadt- und Raumforschung, uma instituição alemã que realiza estudos geográficos e urbanísticos.” Voxeurop

Sem comentários:

Enviar um comentário