terça-feira, 4 de agosto de 2015

Beethoven no BBC Proms

Música... Que sei eu de mim?

Música... Que sei eu de mim?
Que sei eu de haver ser ou estar?
Música... sei só que sem fim
Quero saber só de sonhar...
(...)
Fernando Pessoa, "Música...que sei eu de mim?"in Poesias Inéditas (1930-1935) (Nota prévia de Jorge Nemésio.) Lisboa: Ática, 1955 (imp. 1990). 

Missa Solemnis en Re mayor, op. 123b  de Ludwig van Beethoven (Bonn, 1770 - Viena, 1827) é uma composição de uma beleza extraordinária e uma das mais sublimes  obras de Beethoven.
“(...)do coração! Que possa retornar aos corações”, afirmou Beethoven. Palavras que traduzem  magistralmente esta missa.
Escrita  entre 1819 e 1823, quase  juntamente com a 9ª Sinfonia, a missa destinava-se à cerimónia de  investidura do Arquiduque Rudolf de Austria, filho do imperador Leopoldo, como arcebispo de Olomouc. 
Nos BBC Proms de 2011, no Royal Albert Hall, foi possível registar a interpretação da London Symphony Orchestra  conduzida por  Sir Colin Davis, com a magnífica participação de Helena Juntunen soprano, Sarah Connolly mezzo-soprano, Paul Groves tenor, Matthew Rose bass, o London Philharmonic Choir e o London Symphony Chorus. 
I. Kyrie eleison
II. Gloria: Gloria in Excelsis Deo/ Qui tollis
III. Gloria: Quoniam tu solus
IV. Credo: Credo in unum Deum/ Et incarnatus est
V. Credo: Et resurrexit
VI. Sanctus: Sanctus
VII. Sanctus: Benedictus
VIII. Agnus Dei (I) Lamb of God -- Who takes away the sins of the world
IX. Agnus Dei (II) Lamb of God -- Give us peace

Missa Solemnis (Beethoven)

Sem comentários:

Enviar um comentário