domingo, 2 de agosto de 2015

Ao Domingo Há Música

El Tango
(...)
En los acordes hay antiguas cosas:
el otro patio y la entrevista parra.
(Detrás de las paredes recelosas
el Sur guarda un puñal y una guitarra.)

Esa ráfaga, el tango, esa diablura,
los atareados años desafía;
hecho de polvo y tiempo, el hombre dura
menos que la liviana melodía,

que solo es tiempo. El Tango crea un turbio
pasado irreal que de algún modo es cierto,
el recuerdo imposible de haber muerto
peleando, en una esquina del suburbio.

Jorge Luis Borges (1899-1986) in  El otro, el mismo 
Em  1965, Astor Piazzolla e Jorge Luis Borges uniram-se  para criar juntos "El tango", um disco em que  participaram el Quinteto de Piazzolla, Edmundo Rivero  e Medina Castro.
Jorge Luis Borges, argentino, é um dos mais prestigiados escritores da América hispânica e do Mundo. Além de uma notável produção literária também compôs  letras para milongas e tangos que são belíssimos poemas. Formou com Astor Piazzolla algumas parcerias  que resultaram em  magnificas  canções.
Iniciamos Agosto com a memória do último Domingo de Julho. Os quentes sons do Sul. Lembrámos Astor Piazolla, cujo talento se distribuiu por uma obra diversa ,onde o tango é soberano.
Hoje vamos à sensualidade que, neste tempo, os  sons despertam.A volúpia dos corpos no calor dos dias de descanso e das noites de folia. 
O Tango é talvez a imagem mais perfeita desse estado. Os sentimentos bailam  nos gestos audazes que ligam  quem o dança.  Os corpos juntam-se e afastam-se num frenesim ritmado. É o frémito redobrado de um júbilo quase libidinoso ou  o grito encapotado de uma falsa  rejeição no auge da partilha. Sendo um ritual que serve a paixão, o cinema aproveitou-o com cenas de perfeita e audaz interpretação. 
Trazemos alguns desses registos que fazem parte de um acervo cinematográfico em que o tango marcou definitivamente o compasso da acção. 

-Do filme "Easy Virtue", com Colin Firth e  Jessica Biel dançando o tango de Carlos Gardel "Por una Cabeza".  
Asi se baila el tango.


- A cena da aula de dança do filme " Shall We Dance?", com Jennifer Lopez e Richard Gere.


- A dança de um romance perdido, interpretada por Isabelle Rune e Santiago Hernández. O tango tem como título,"Otra Luna" e faz parte do álbum "Narcotango" do argentino Carlos Libedinsky.


- O célebre tango "De Roxanne" do filme "Moulin Rouge", com Nicole Kidman e Ewan Mcgregor.


- E  para fechar este interlúdio musical dedicado ao tango, eis o  Tango Apasionado de Astor Piazzolla, numa brilhante e sensual coreografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário