terça-feira, 25 de agosto de 2015

A execução de Trotsky

Trotsky ao lado de Harry De Boer e James H. Bartlett e suas esposas, no México 
75 ANOS DO ASSASSINATO DE TROTSKY
“A 20 de Agosto  fez 75 anos que Lev Bronstein, mais conhecido como Leon Trotsky, foi assassinado na Cidade do México na sua casa da Avenida Viena pelo agente da NKVD Ramon Mercader, executando ordens de Stalin transmitidas pelo seu controlador Pavel Sudoplatov.
Trotsky perdeu o poder em Outubro de 1927,  com Zinoviev e Kamenev, todos revolucionários que perderam a luta pelo poder dentro do Politburo. Trotsky foi expulso do Partido em Novembro de 1927 e exilado em Fevereiro de 1929, primeiro para a Turquia, depois França, Noruega e finalmente México. Os exílios duravam pouco em cada país por causa da pressão de Stalin. Foi para o México a convite do Presidente Lázaro Cárdenas, seu admirador.
No México, sofreu um primeiro ataque a mando de Stalin, sem sucesso. Depois introduziu-se no seu vasto círculo de admiradores e companheiros, o jovem Ramon Mercader, filho da lutadora comunista da Guerra Civil Espanhola, Caridad Hernandez. Ramon Mercader era catalão e passou a ser um amigo íntimo de Trotsky, a quem visitava diariamente até que em 20 de Agosto de 1940 o matou com uma picareta de quebrar gelo.
Mercader foi preso, cumpriu 20 anos de cadeia, morou depois em Cuba e na União Soviética, onde tinha recebido in absentia a Ordem de Lenine e o título de Herói da União Soviética.
A execução de Trotsky terminou a liquidação dos velhos bolcheviques por Stalin. Zinoviev e Kamenev já tinham sido executados nos expurgos de 1938. Trotsky todavia foi o único não reabilitado no discurso revisionista de Kruschev, quando demoliu o mito de Stalin, no congresso do PCUS em 1956, mas Trotsky manteve intacto o prestígio intelectual entre a esquerda mundial muito tempo depois de sua morte. De todos os bolcheviques era o mais culto e sofisticado intelectualmente e elaborou um conjunto de interpretações próprias do marxismo que constituíram o TROTSKYSMO.” André Araújo, in CGN, 21/08/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário