terça-feira, 19 de maio de 2015

Sobre as coisas que não existem


Por mais...
Por mais rosas e lírios que me dês
eu nunca acharei que a vida é bastante.
Faltar-me-á sempre qualquer coisa,
sobrar-me-á sempre o que desejar…
Fernando Pessoa, in Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1990, p. 406
“Deus existe mesmo quando não há. Mas o demónio não precisa de existir para haver”  Guimarães Rosa ,in  Grande sertão, Veredas. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1978, p. 49

O que me dói
O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas que nunca existirão…
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor…
Fernando Pessoa, in Obra poética, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1990, p. 169
"Que seria de nós sem o socorro das coisas que não existem?." Paul Valéry
 “As coisas que não existem são mais bonitas…” Manoel de Barros , in Livro das ignorãças, Rio de Janeiro: Record, 1993, p. 7.

Recuerda
"Recuerda, pues, o suena tu, alma mia
- Ia fantasia es tu sustância eterna -,
Io que no fué;
con tus figuraciones hazte fuerte,
que eso es vivir, y Io dernás es muerte." Miguel de Unamuno,in  “Conversación segunda”, Ensayos. Madri: Aguilar Ediciones, 1951, p. 554

Sem comentários:

Enviar um comentário