domingo, 24 de maio de 2015

Ao Domingo também Há Música em Angola

Neste Domingo, a proposta vai para  imagens de um pôr-de-sol em Kalandula, Província de Malanje, Angola , junto às Quedas de Kalandula ( antigas Quedas do Duque de Bragança). Os olhos afundaram-se  neste esplendor e não foram capazes de resistir ao encanto de tanta tonalidade abrasadora. 
Registámos os momentos em que o dia quer abraçar a noite num festim de cores que só um adeus real  sabe compor. O Sol,  rei e astro, surge em queda lenta, mas soberano na despedida. Subjuga e deslumbra na beleza que semeia antes de partir. Acompanhá-lo é compreender que a  vida  é apenas uma passagem que , de assombro em assombro, nos interpela para sugerir percursos vários e caminhos imprevistos. Dar-lhe a forma e o sabor que sonhámos  é o exercício que nos é lançado todos os dias. 
A música, que legenda as imagens, vem também de Angola. Fomos às raízes e trouxemos duas grande vozes angolanas: Waldemar Bastos e Rui Mingas. 
Esta semana foi festejada, em Angola, a Semana de África. Amanhã, dia 25 de Maio, é o Dia de África instituído pela ONU, em 1972 , para assinalar a luta dos povos do continente africano pela sua independência.










Waldemar Bastos, em  "Basolua Balukaco" do álbum "Pitanga Madura". 



Waldemar Bastos, em "Mbiri! Mbiri!" acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Londres.


Rui Mingas, outra voz maior de Angola, em " Meu Amor"


"Mu Cinkola" por Rui Mingas.

O povo angolano é profundamente religioso. Respeitar o Domingo com visita a um templo é uma prática enraizada.  
 "VILIKIYA OWATO - Conta-nos a história de uma família indígena que, ao regressar da missa dominical a que assistira na missão mais próxima, não encontra na margem do largo rio que tem de atravessar, o barqueiro que a deve levar  a casa. O chefe da família grita pelo barqueiro " VILIKIYA OWATO! ", mas este não aparece. Cai a noite e com ela vem o frio e a chuva. Sem descanso, primeiro ele e depois a mulher continuam a chamar: "VILIKIYA OWATO !"
Canção espiritual angolana, cantada num dos dialectos angolanos, muito conhecida e cantada nas igrejas."
Vilikiya Owato - Chama o barco

Vilikia Owato, vilikiya vali - Chama o barco, chama de novo (insiste)
Ekumbi lyaenda mbela ombela yilokia - Entardeceu (cai a noite) e vem a chuva
Utapuli watcho waepekela tchalwa - O barqueiro caiu em sono profundo
Nda uvilikiya kayevi ketandu
Se o chamas não ouve a chamada
Owelema walwa
As trevas adensaram-se
Etu twandiwa
(E) nós estamos cheios de frio
Okwetu utapuli
Ó barqueiro
Ndotulinge ohenda
(Vem) Tem piedade de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário