sexta-feira, 24 de abril de 2015

Actividades para o 25 de Abril

Lisboa celebra 25 de Abril com diversas atividades
"Lisboa assinala o 41.º aniversário do 25 de Abril com diversas actividades culturais, desportivas e lúdicas. A inauguração do Museu do Aljube, a Corrida da Liberdade ou a Festa no Parque são alguns dos eventos em destaque.
Já no dia 23 é apresentado no Arquivo Municipal, às 18h30, o catálogo “O Arquivo Saiu à Rua”, no seguimento da exposição realizada nos 40 anos do 25 de Abril. 
Também nesse dia e no Arquivo Municipal é inaugurada, às 18h00, a exposição “A Revolução Está na Rua”, uma reportagem fotográfica feita por alunos do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Social, a convite da Câmara de Lisboa, que integrou as comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril. A mostra ficará patente até 30 de Maio. 
No dia 25, Há Festa no Parque promete um dia recheado de actividades com teatro, danças, yoga, zumba, marionetas, oficinas criativas, jogos tradicionais e pintura, entre outras. A partir das 10h30, no Parque Eduardo VII.
Ainda às 10h30 arranca de vários pontos da cidade a Corrida da Liberdade, um mar de gente a celebrar o desporto e a liberdade com meta nos Restauradores. 
A Quinta Pedagógica dos Olivais abre as suas portas com actividades para maiores de seis anos a partir das 11horas. E se de manhã o objectivo é conhecer a quinta e os seus animais, a partir das 15h o atelier “Da Tosquia à Lã” está disponível para crianças a partir dos três anos, que aí podem conhecer todas as fases por que passa a lã. As duas actividades são gratuitas mas carecem de inscrição prévia através do e-mail quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt, ou do telefone 218 550 930.
A revolução de 1974 é também lembrada no grande ecrã e o Cinema Ideal oferece à população de Lisboa, no dia 25, ao meio-dia, uma sessão do filme “As Armas e o Povo”, com entrada gratuita.
O filme é um retrato dos dias vividos entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, resultado do trabalho colectivo de um grupo de cineastas que então saíram à rua e filmaram tudo o que acontecida à sua volta (excerto do filme). Às 16h45 é projectado na mesma sala “Outro País” de Sérgio Tréfaut com um custo de cinco euros por bilhete e oferta do segundo.
Às 16h o teatro São Luíz apresenta o “Concerto Moderno”, uma orquestra de cordas formada por jovens instrumentistas da área de Lisboa que interpretam no dia 25 músicas de Lopes Graça e Eurico Carrapatoso. Com direcção de César Viana e a participação especial da solista Carla Caramujo.
Às 19 horas, um momento há muito esperado na cidade que viu Abril nascer: a inauguração do Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, dedicado à memória do combate à ditadura e da resistência em prol da liberdade e da democracia.
No dia 26 a Avenida da Liberdade volta a encher-se de animação com Ansac Day Celebration, um evento promovido pela Embaixada da Austrália junto ao monumento aos mortos da Primeira Grande Guerra, que pretende assinalar o centésimo aniversário dos desembarques na península de Gallipoli. A cerimónia tem início às 11 horas e é precedida de uma iniciativa da Banda do Exército às 10h45."Boas Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário