sexta-feira, 20 de março de 2015

Muxima


" Foram direitos a Kalumbo, agora que conheciam bem os caminhos, não só de os vasculharem, mas das conversas com gente dos Kimbos e dos viajantes. De lá atravessaram o rio Kwanza na canoa de um pescador cooperativo e ladearam o rio a pé durante dias , o coração na boca com medo dos kissamas e dos jagas, até alcançarem o fortim da Muxima , chamado com toda a pompa de fortaleza. (...) A chamada fortaleza era na verdade um muro de taipa mal amanhado em cima do morro, protegido por dois baluartes em pedra virados para terra, para a Kissama, duas peças de artilharia cada um. Dentro do muro havia uma casa de pau-a-pique , onde vivia e comandava o capitão amarelado, várias cubatas e uma ermida , a de Nossa Senhora da Muxima.
Do alto, a vista sobre o rio era de facto fabulosa, um rio largo e cheio de curvas no meio do verde, correndo para oeste." Pepetela, in " A Sul . O Sombreiro", Publicações Dom Quixote, 2011




A vila da Muxima está situada na província do Bengo, a 130 Km de Luanda, Angola. É uma vila muito bela , enquadrada pelo rio Kwanza e local de grandes romarias. As margens deste enorme rio são explosivamente verdejantes, com recantos maravilhosos. Em traçado sinuoso, o  rio espalha-se  por terras de área protegida até ao Parque Nacional da Kissama, onde abraça o mar numa foz larga e imponente.
A igreja Nossa Senhora da Muxima remonta ao século XVI. A  transferência da imagem da Nossa Senhora foi efectuada pelos holandeses para o local. É considerada monumento nacional  desde 1924 e recebe anualmente milhares de peregrinos. A festa da Senhora da Muxima celebra-se em Setembro.








Sem comentários:

Enviar um comentário