segunda-feira, 2 de março de 2015

Buraco negro 12 mil milhões de vezes maior do que o Sol

Descoberto buraco negro 12 mil milhões de vezes maior do que o Sol
Foto: REUTERS/NASA/JPL-Caltech

Descoberto buraco negro 12 mil milhões de vezes maior do que o Sol
Astrónomos da Universidade de Pequim descobriram nos confins do Universo um gigantesco buraco negro em que poderiam caber 12 mil milhões de estrelas com a massa do Sol.
"Uma equipa de astrónomos da Universidade de Pequim, coordenada pelo investigador e professor de astronomia Xue-Bing Wu, descobriu um buraco negro com uma dimensão surpreendente: 12 mil milhões de vezes a massa do Sol (10^9 ).Uma comparação que seria quase impossivel se fosse feita com o nosso planeta, visto que a Terra caberia aproximadamente 1,3 mil milhões de vezes dentro do Sol.Esta descoberta poderá colocar em causa teorias sobre a formação e crescimento dos buracos negros e galáxias.Segundo o estudo publicado esta quinta-feira na revista científica britânica Nature, os dados recolhidos através dos sistemas SDSS detectaram um quasar que continha um buraco negro que data de uma época em que o Universo tinha menos de mil milhões de anos.SDSS – O Sistema “Sloan Digital Sky Survey” é o criador de mais detalhado de mapas tridimensionais do Universo, através de imagens coloridas.Os dados recolhidos foram posteriormente complementados por estudos e observações feitas através do telescópio espacial WISE.O gigantesco buraco negro está localizado no coração de um quasar, um pequeno corpo celeste de brilho intenso que emite grandes quantidades de radiação.2 MASS - O Sistema “Two Micron All Sky Survey”, ou 2MASS é um projecto conjunto entre a Universidade de Massachusetts em Amherst (UMass) e o Infrared Processing and Analysis Center (IPAC) do California Institute of Technology (Caltech).Xue-Bing Wu, investigador e professor de astronomia, resume à revista britânica Nature o achado cósmico.“Até agora, foram descobertos cerca de 40 quasares. Cada quasar contém um buraco negro com uma massa equivalente a mil milhões o tamanho do nosso Sol",explica.
Foto: Nature Science Magazine

Agora a descoberta da existência de buracos negros com um tamanho muito superior apresenta desafios substanciais para as teorias de formação e crescimento dos buracos negros e da co-evolução dos buracos negros e das galáxias.WISE - Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) é um telescópio espacial da NASA activo desde 2009 e que capta espectros de ondas infravermelhas. Este telescópio espacial é o responsável por descobrir primeira anã Y e o primeiro asteróide troiano em rota circundante com a Terra.
Depois de analisar detalhadamente os dados, a equipa de astrónomos pensa que este buraco negro pode ter nascido 900 milhões de anos após o Big Bang, um facto que consideram "particularmente notável", visto ser considerado pela astronomia moderna “um pouco cedo”.
Uma descoberta já comentada por alguns dos estudiosos na área como o astrónomo Bram Venemans, do Instituto Max Planck para Astronomia.
Venemans afirma que "buracos negros pertencentes ao inicio da expansão é no mínimo estranha e surpreendente".
Apesar da raridade da descoberta, Venemans diz que "as tecnologias actuais e futuras podem trazer à ciência novas características e formas de ver o Universo durante os primeiros milhões de anos após o Big Bang".
A teoria do Big Bang procura explicar a origem do Universo a partir de um ponto de densidade infinita gerada pela matéria do espaço e do tempo."RTP, 26 Fev, 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário