sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os Livros de Fevereiro de 2015

Em Fevereiro:
 - Publicações Dom Quixote:
Praça da Canção de Manuel Alegre, Publicações Dom Quixote
Praça da Canção, primeiro livro de Manuel Alegre novamente editado para festejar os 50 anos da sua existência. A obra, escrita no exílio, veio a tornar-se um símbolo da liberdade face à ditadura.O livro, editado pela Dom Quixote, tem prefácio José Carlos de Vasconcelos, onde vem escrito: «Praça da Canção, de Manuel Alegre, há muito ultrapassou as fronteiras da literatura para assumir uma dimensão simbólica ou mesmo mítica (…) Os versos de Praça da Canção andaram, desde sempre, de boca em boca, de mão em mão, de coração em coração, em singular expressão individual de um poeta e vigorosa voz colectiva de um povo.»
  O Fotógrafo e a rapariga de Mário Cláudio, Dom Quixote.
Sobre o livro:  “Uma pequena ficção absolutamente sublime sobre o autor de Alice no País das Maravilhas.
Com O Fotógrafo e a Rapariga, conclui Mário Cláudio uma trilogia dedicada às relações entre pessoas de idades muito diferentes, iniciada em 2008 com Boa Noite, Senhor Soares – que recria o microcosmo do Livro do Desassossego, trazendo para a cena um aprendiz que trabalha no mesmo escritório de Bernardo Soares – e continuada em 2014 com Retrato de Rapaz – fascinante relato da vida atribulada de um discípulo no estúdio do grande Leonardo da Vinci.

No presente volume, os protagonistas são o britânico Charles Dodgson, que se celebrizou com o pseudónimo Lewis Carroll com que assinou, entre outros, o clássico Alice no País de Maravilhas, e Alice Lidell, a rapariga que o inspirou, posando provocadoramente para os seus retratos e alimentando as suas fantasias.”

Novas Cartas Portuguesas Entre Portugal e o Mundo - Vários autores, Publicações Dom Quixote
Sobre o Livro: A impressionante repercussão do livro Novas Cartas Portuguesas tanto em Portugal como no mundo.
«Novas Cartas Portuguesas: Entre Portugal e o Mundo, a colectânea que agora se publica, tem como objectivo mapear o impacto e a recepção nacional e internacional do livro [Novas Cartas Portuguesas], relevando a repercussão que ele teve na academia, no trabalho de outros autores (escritores, dramaturgos, actores, tradutores, etc.) e na sociedade em geral.» 
Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas in «Introdução»
Esta obra inclui depoimentos e traduções de inúmeros artigos publicados na imprensa estrangeira sobre o Novas Cartas Portuguesa, entre eles o de Simone Beauvoir. 
As organizadoras deste livro:
Ana Luísa Amaral é professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É membro do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e coordenadora do projecto internacional «Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois». É tradutora de poesia e tem mais de uma dezena de livros publicados tendo recebido importantes prémios literários. Foi responsável pela edição anotada de Novas Cartas Portuguesas. 
Marinela Freitas é doutorada em Estudos Anglo-Americanos, investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto e foi bolseira de investigação do projecto internacional «Novas Cartas Portuguesas 40 Anos».
Conta ainda com uma vasta equipa de coordenadores e colabores de inúmeros países, dos Estados Unidos à Suécia, por exemplo.

Má Luz de Carlos Castán , Editora Teorema
Sobre o livro: «Querida Nadia. Estimada Nadia. Nadia a seco. Tu não me conheces. Sou amigo do Jacobo. Não sei como dizer-te isto. Não sei se estás ao corrente da sua morte. Na verdade, assassinaram-no. Se já sabias, saberás também que foi horrível. Se ficaste a saber agora, se o teu primeiro contacto com esta informação são estas palavras, quero que as imagines acompanhadas de um forte abraço para ti.»Jacobo e o narrador são velhos amigos que partilham afinidades literárias, filosóficas e, sobretudo, vitais, como o álcool, as noitadas, a solidão insuportável e o amor às mulheres. Porém, quando Jacobo aparece morto à facada na sua casa de Zaragoza, o amigo decide apropriar-se da sua vida, como se essa fosse a única possibilidade que lhe resta de fugir da sua. E, assim, conhece a bela e enigmática Nadia, junto de quem empreenderá uma investigação obsessiva para esclarecer o assassinato do seu amigo.
Má Luz é uma ficção melancólica, sensual e romântica sobre o desejo e a busca de um sentido para a vida, mas é também uma espécie de thriller intenso e vertiginoso que se lê em absoluta tensão até à última página. “
Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso, obra de Maria José Brites, acaba de ser editada pela Livros LabCom, na Coleção Pesquisas em comunicação, em formato PDF. A obra, gratuita, pode ser descarregada aqui.
Morada engloba a poesia reunida de Rui Pires Cabral editada pela Assírio&Alvim. O livro chega às Livrarias a 13 de Fevereiro numa “edição revista  e aumentada com alguns poemas dispersos e inéditos.
Sobre o Livro:” «Morada» recolhe, com emendas de maior ou menor importância, todos os livros de poesia publicados pelo autor, à excepção dos volumes de poemas-colagens que apareceram nos anos mais recentes. Inclui ainda «Evasão e Remorso» - um conjunto que não teve edição em livro, se bem que a maioria dos poemas que o compõem tenha já surgido em publicações diversas - e uma secção final com alguns dispersos e inéditos.
Manhã de Adília Lopes , publicado pela Assírio&Alvim , sai a 20 de Fevereiro. A apresentação do livro será feita a 3 de  Março na Livraria da Editora.
Em Fevereiro, a Relógio D’Água publicará:
Da Natureza das Coisas, Lucrécio
O Que Quer a Europa?, Zizek, Horvat (Prefácio, Entrevista e Debate de Alexis Tsipras)
E também serão  publicados:
.  Mirleos, João Miguel Fernandes Jorge
. Presa Comum, Frederico Pedreira
Tolstoi ou Dostoievski, George Steiner
A Última Palavra, Hanif Kureishi
. O Buda dos Subúrbios, Hanif Kureishi
O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry
 Voo NocturnoAntoine de Saint-Exupéry
Piloto de Guerra, Antoine de Saint-Exupéry

Terra dos Homens, Antoine de Saint-Exúpery

Livros do Brasil pela Porto Editora
Após a aquisição, a Porto Editora renova as obras de culto com  capas  idealizadas pelo atelier de Jorge Silva. Em Março, começam a surgir nas livrarias os primeiros exemplares desta colecção inesquecível, tais como As Vinhas da Ira, A Pérola e O Inverno do Nosso Descontentamento, de John Steinbeck, O Adeus às Armas e Paris é uma Festa, de Ernest Hemingway, A Condição Humana, de André Malraux, Música para Camaleões, de Truman Capote, e Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf.
O inverno do nosso descontentamento Paris é uma festa A Pérola Mrs Dalloway Música para camaleões A condição humana O adeus às armas

Sem comentários:

Enviar um comentário