quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Eventos históricos e culturais

O 4 de Fevereiro em Angola
"Ndalatando - O docente universitário João Domingos de Sousa reiterou hoje, em Ndalatando, que o 4 de Fevereiro de 1961, data do início da luta armada de libertação nacional, permitiu a liberdade e autonomia dos angolanos. Falando durante uma palestra sobre “Os grandes eventos que Angola conheceu em 40 anos de independência”, o professor referiu que a conquista da independência é fruto de destemida luta, bravura, coragem e engajamento de  nacionalistas e organizações políticas, que pós fim ao jugo colonial português.Enumerou actos que marcaram o país nos últimos 40 anos, com realce para a década em que o país alcançou a paz definitiva.“A década de 1970 foi também marcada por celebrações dos acordos de Mombaça e Alvor, que abriram o caminho para a independência do país, e pela morte do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto”, referiu durante a palestra em que participaram, entre outros, antigos combatentes, membros do governo, autoridades tradicionais e representantes de igrejas.No âmbito do 4 de Fevereiro, realizar-se-á um acto político, a ser orientado pelo governador da província, Henrique André Júnior, e actividades culturais, recreativas, desportivas e palestras.Serão ainda inaugurados um sistema de captação, tratamento e distribuição de água no município de Cazengo, o posto de emissão do Bilhete de Identidade, no Ngonguembo, e um complexo habitacional."Angop
Dino Matrosse lança livro "Memórias Volume-1 (1961-1971)"
Luanda - O político angolano Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse" procedeu hoje, terça-feira, em Luanda, a venda e sessão de autógrafos da sua obra intitulada ?Memórias Volume-1 (1961-1971)?. A obra retrata as vivências políticas do autor e divide-se em três capítulos, sendo o primeiro “A fuga para o exterior do país e a integração no MPLA”, o segundo “Abertura da frente leste (3ª região político-militar)” e o terceiro “A abertura da 5ª região político-militar”.Nela estão expressos alguns sub-temas que marcaram as memórias do político, com destaque para o 4 de Fevereiro de 1961, A fuga para o Congo Leopoldville, o plano de abertura da 3ª região político-militar, o primeiro combate na frente leste – 18 de Maio de 1966, a conquista do sector 6, e notícias das transformações políticas no exterior.O livro teve tiragem de 3000 exemplares e está a ser comercializado a 3000 kwanzas.Falando aos convidados, Julião Mateus Paulo referiu que a obra marca a sua vida política e espera que a mesma possa servir de material de estudo da história do seupartido e sobretudo de Angola.Referiu que o livro vem ajudar os jovens angolanos a compreenderem os pergaminhos que o país teve que passar para atingir a independência nacional.O politico deixou o desafio a outros contemporâneos, para desenvolverem trabalhos similares, que na sua óptica servirá como matéria de estudo às novas gerações.A obra foi apresentada pela historiadora e ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, num evento que contou com a presença, entre outros, de quadros seniores do MPLA e familiares do escritor num dos hotéis da capital do país.Actual secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” nasceu na província do Bengo, em 1942, e desempenho vários cargos no partido e na Republica de Angola, com realce para 1º vice-presidente da Assembleia Nacional."Angop
 
Portugal: Pepetela e Ondjaki no primeiro Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia
"Lisboa - Os escritores angolanos Ondjaki e Pepetela, o último integrando a Comissão de Honra, participam desde segunda-feira até o dia sete de Fevereiro, no primeiro Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, a decorrer nos concelhos de Cascais, Oeiras, Lisboa e Amadora.
Promovido pela Fundação “O Século”, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento reúne escritores, ilustradores, contadores de histórias, editores, estudiosos e animadores, estando ainda previsto debates e apresentação de livros em escolas das referidas edilidades.
Os dias 5 e 6 de Fevereiro serão dedicados à reflexão sobre as diferentes temáticas relacionadas com a literatura infanto-juvenil nos países de língua portuguesa. No dia sete está prevista a realização de oficinas de escrita, ilustração e narração.
Entre os autores, ilustradores, narradores e especialistas confirmados constam, entre outros, Adelice Souza e Alice Vieira (Brasil e Portugal), Carmelinda Gonçalves (Cabo Verde), Ondjaki (Angola) e Carlos Patraquim (Moçambique).
A Comissão de Honra, presidida pelo reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, é integrada pelos escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique), António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).
Tido como o primeiro a congregar agentes da literatura infanto-juvenil de todos os países de língua portuguesa, o evento visa lançar uma rede de comunicação entre autores e editores, através do desenvolvimento de uma plataforma via Internet."Angop
 
11 a 19 de Fevereiro e 19 a 24 de Março
18h00 às 20h30
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Gratuito, mas sujeito a pré-inscrição.
"Este curso insere-se numa colaboração entre os investigadores do Projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL e investigadores da Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Puebla, visando a promoção dos Estudos Hispano-Americanos.
Os dois professores que virão ministrar o curso deslocam-se no âmbito do Projecto “Espacio y literatura” da rede “Problemas contemporáneos de la crítica literaria”, financiado pelo Programa de Mejoramiento del Profesorado (PROMEP) de la Secretaría de Educación Pública de México, e desenvolvido ao abrigo do Convénio Específico de Colaboração assinado em Abril de 2013 entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Facultad de Filosofía y Letras de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México).
Objectivos do curso: oferecer uma panorâmica das literaturas na América Hispânica durante o século XX; estudar obras significativas da narrativa breve hispano-americana, discutindo conceitos fundamentias como realismo mágico, fantástico, vanguarda e meta-ficção; conhecer as principais correntes poéticas do universo hispano-americano, identificando alguns elementos como coloquilismo e neo-barroco."CAL
 
A Minha América Latina
Programa Pedagógico da CAL
"O programa pedagógico “A minha América Latina”, desenvolvido pela Casa da América Latina desde 2012, propõe-se levar a América Latina às escolas do 2º ciclo ao secundário. Procuramos uma abordagem interdisciplinar, combinando o cruzamento dos programas curriculares com actividades artísticas que tenham por objecto a América Latina (literatura, cinema, gastronomia, dança, artes e teatro). Num trabalho conjunto com professores e alunos, proporcionamos o contacto com novas realidades e o estímulo à reflexão sobre as sociedades latino-americanas. As actividades podem acontecer no espaço da escola como na própria sede da Casa da América Latina. Entre as escolas com quem trabalhamos, estão a Escola Secundária Rainha Dona Amélia, a Escola Básica 2,3 Pedro d’Orey da Cunha (Amadora), a Escola Secundária Camões, a Escola Básica Ferreira de Castro (Sintra) e o Colégio Sagrado Coração de Maria.
A Casa da América Latina está sempre aberta a novas colaborações."

Mais informações: dlopes@casamericalatina.pt


Antônio Torres no Liceu Camões, 22 Janeiro
Quando eu era menino… foi assim, remetendo à infância, que Antônio Torres deu início à conversa na bela biblioteca do Liceu Camões com os alunos do 10º ano de língua portuguesa. O autor, publicado no Brasil e traduzido no mundo, ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, a que foi de Jorge Amado, seu conterrâneo. Torres nasceu num lugarejo chamado Junco, em pleno sertão da Bahia, hoje município de Sátiro Dias. Num tom doce, partilhou memórias da escola primária, como a professora que o obrigava a ler Castro Alves em voz alta, a cada 7 de Setembro, exercício que o tornou escritor e que recomenda vivamente a quem quer sê-lo.
Relações Transatlânticas, título da iniciativa organizada pela Casa da América Latina com o Liceu Camões, ao abrigo do programa pedagógico “A minha América Latina”, foi o mote para o testemunho do escritor em torno da sua vida e obra. Antônio morou em Lisboa nos anos 60 e foi muito amigo de Alexandre O´Neill. “Os homens dos pés redondos”, o seu segundo romance, é um retrato do país que o jovem autor encontrou na altura. Episódios históricos também inspiraram alguns dos seus mais célebres romances, como “O nobre sequestrador”, que conta a audácia francesa na tomada do Rio de Janeiro em 1711, ou “Meu querido canibal”.
Naquela manhã chuvosa de Janeiro de 2015, Antônio Torres leu em voz alta – a meninos e meninas portugueses – a carta de Pero Vaz de Caminha, a primeira, a fundadora, a que se chama de “certidão de nascimento do país chamado Brasil”.CAL
Consulte a galeria de fotografias do evento.
Companhia das Letras chega a Portugal
"21 de Janeiro de 2015 – A publicação do romance O Irmão Alemão, o mais recente de Chico Buarque, assinalará a criação em Portugal da chancela Companhia das Letras, numa iniciativa conjunta entre a editora brasileira de mesmo nome e o Penguin Random House Grupo Editorial.
A criação desta chancela traz para Portugal nomes consagrados da literatura brasileira, assim como clássicos contemporâneos e novos valores da literatura do Brasil. Para 2015 estão garantidos, além de Chico Buarque, autores como Fernanda Torres, Raphael Montes e Sérgio Rodrigues, assim como os clássicos Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Como contraponto, a Companhia das Letras publicará no Brasil uma selecção de autores portugueses. Já neste ano, será publicado o romance A Biografia involuntária dos amantes, de João Tordo, autor vencedor do Prémio José Saramago.
Em Portugal, a Companhia das Letras será uma chancela literária dedicada à publicação de autores de língua portuguesa de todas as geografias, com 12 novidades planeadas já para o primeiro ano. Assim, os novos romances de Afonso Cruz e João Tordo e um livro de textos de Ricardo Adolfo, previstos para 2015, sairão também com a chancela Companhia das Letras.
Fundada em 1986, em São Paulo, a Companhia das Letras é uma das editoras de maior prestígio do Brasil, contando no seu catálogo com mais de 3 mil títulos que incluem alguns dos maiores nomes da literatura brasileira e internacional. Em 2015, a um ano de cumprir o 30º aniversário, atravessa o Atlântico para emprestar nome e prestígio à nova chancela literária do Penguin Random House Grupo Editorial em Portugal, que integra selos como Alfaguara e Objectiva. Esta parceria acontece oito meses após a entrada em Portugal do Penguin Random House Grupo Editorial, com a aquisição da Editora Objectiva.
O Irmão Alemão é inspirado numa história real da família de Chico Buarque.
Com perto de 100 mil exemplares impressos no Brasil, o romance terá uma primeira tiragem de 12 mil exemplares em Portugal, onde o autor costuma garantir o sucesso junto da crítica e dos leitores.
O Irmão Alemão é o quinto romance de Chico Buarque, que já havia publicado Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), pelo qual ganhou o Prémio Portugal Telecom de Literatura.
O novo romance de Chico Buarque, assim como o programa da Companhia das Letras, serão apresentados em Lisboa, na Fundação José Saramago, no dia 12 de Fevereiro, pelas 21h30 horas."CAL
   Opéra de Paris abre Saison

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em  Lisboa 

COLÓQUIO / CONCERTO
9 e 10 fevereiro | 9h30
Auditório 2 | Entrada livre


É então isto para crianças?Criações para a infância e a juventude


Escritores, ilustradores, realizadores, atores, compositores e músicos, vão debater a criação artística para crianças. O primeiro dia termina com um concerto de B Fachada, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, dos Clã, com a participação do ilustrador André da Loba

Sem comentários:

Enviar um comentário