terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os primeiros eventos culturais em 2015

António Torres fala da sua relação com Portugal
22 de Janeiro de 2015, 18h30
Casa da América Latina
Entrada livre
O autor brasileiro António Torres é o convidado da Casa da América Latina para um encontro literário intitulado ‘Relações Transatlânticas’, em que falará da sua experiência em Portugal. Prémio Jabuti em 2007, pela obra ‘Pelo Fundo da Agulha’, mas reconhecido sobretudo pelo romance ‘Essa Terra’, o autor baseará a sua intervenção na aprendizagem que lhe adveio dos períodos em que viveu em Portugal.
Torres foi amigo do poeta português Alexandre O’Neill e de outros ficcionistas, cineastas e dramaturgos. Escreveu sobre O’Neill, num texto em que este afirma “nasceste num país grande e por isso andas pelo mundo como se estivesses atravessando um quintal”, ao que Torres responde “e o que dizer dos portugueses, que nasceram num país pequeno e se meteram em quase todos os cantos do planeta?”. Segundo o relato de Torres, O’Neill ter-lhe-á dito “logo ao chegares, recitaste para mim, de memória, trechos e mais trechos de Scott Fitzgerald. Então eu pensei: ‘Tenho que levar este gajo a sério'”.
Sobre Portugal, Torres escreveu também ‘O Porto Bebido e Revivido’, um texto não-ficcional em duas partes separadas no tempo, resultante de duas viagens do autor à cidade nortenha.
Exposição fotográfica ‘Somnus Mundo’
15 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2015
Casa da América Latina
Inauguração: dia 15 de Janeiro às 18h30
Entrada livre

A Casa da América Latina apresenta, de 15 de Janeiro a 6 de Fevereiro, a exposição fotográfica ‘Somnus Mundo’, resultante de um projecto de Ana Filipa Ferreira e Cristina Aurélio que, durante 3 meses, colaboraram com jovens da comunidade indígena de Tixán, no Equador.
The Awful Truth
Cinema no Grande Auditório
Sábado, 10 jan 2015 | 15:30 | 91 minutos
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
PR'A RIR ! - 1ª Edição Ciclo Cinema
Com a Verdade Me Enganas | The Awful Truth
, 1937
Um filme de: Leo McCarey
Duração: 91 minutos
M/6 - Legendas: Sim 
Paisagem com São Cristóvão e o Menino | c. 1520-1524 | Óleo sobre madeira
Joachim Patinir (c. 1480-1524) Patrimonio Nacional, 
Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial, Madrid
A História Partilhada
Tesouros dos Palácios Reais de Espanha
De 22 Out 2014 a 25 Jan 2015 | Das 10:00 às 20:00 | Encerra às segundas e 1 Janeiro
Museu Calouste Gulbenkian
Constituída por 141 obras de arte que pertenceram à Casa Real de Espanha, esta mostra dá a ver as diferentes formas de transmissão da imagem da Monarquia, quer como instrumento ideológico do poder quer como reflexo dos gostos, vivências e ocupações da família real. Desde os tempos de Isabel, a Católica, até Isabel de Bragança, fundadora do Museu Nacional do Prado, a exposição remete para a história de Espanha, privilegiando as relações entre as monarquias ibéricas. Oportunidade para apreciar o melhor da produção de Espanha e da Europa em obras de mestres como Velázquez, Goya, Caravaggio ou El Greco, entre muitos outros. 
A exposição é organizada pelo Património Nacional de Espanha, instituição responsável pela preservação e divulgação dos bens móveis e imóveis que pertenceram à coroa, e tem o alto patrocínio do Rei de Espanha e do Presidente da República Portuguesa.
Literatura e Humanidades
Ciclo História de Portugal
Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos
10, 17, 24 e 31 Jan 2015 - 12:00 às 13:00
7, 21 e 28 Fev 2015 - 12:00 às 13:00
7 e 14 Mar 2015 - 12:00 às 13:00

Centro Cultural de Belém
Duração por sessão 1h00
O êxito obtido na primeira edição deste ciclo levou-nos a desafiar os oradores para a sua reposição.
Muito do que somos como país foi definido pelo trajecto que seguimos até chegar aos dias de hoje. É por isso que o passado “explica”. Mas vale a pena, depois de um dia termos aprendido História de Portugal, voltar a estudar? Sim, porque o que julgamos saber sobre o que aconteceu está sempre a mudar. É esse o trabalho dos historiadores: discutir e testar as ideias feitas sobre o passado. Quem por acaso se deixou ficar pelo que aprendeu no liceu há anos, é provável que tenha noções sobre as Descobertas, a Inquisição ou a Implantação da República que já não condizem com aquilo que os historiadores hoje sugerem e discutem. Os autores destas palestras propõem-se partilhar, de um modo acessível, algumas reflexões e hipóteses suscitadas pelas suas investigações e pelas dos seus colegas nos últimos anos. Será também uma ocasião para voltarem à História de Portugal que publicaram em 2009.
Em Colaboração com o DN e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos
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Conferência Distância Crítica
22 Jan 2015 - 19:00
14 Abr 2015 - 19:00
11 Nov 2015 - 19:00 
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
A 2ª edição de Distância Crítica regressa em 2015, em coprodução com o Centro Cultural de Belém. Uma vez mais a Trienal Arquitectura de Lisboa aposta em arquitectos de renome num programa composto por cinco conferências, a primeira das quais acontece já a 22 de Janeiro às 19h00. 
SMILAN RADIĆ apresenta trabalhos marcantes do seu percurso, a que se segue uma conversa e um debate com o público, mediados por Joaquim Moreno.
Smiljan Radić (Santiago, Chile, 1965) é formado pela Faculdade de Arquitectura do Chile e pelo Instituto di Architettura di Venezia, Itália.  Em 2001, é considerado 'Melhor arquitecto com menos de 35 anos de idade pelo Colégio de Arquitectos do Chile e em 2009  é nomeado membro honorário do Instituto Americano de Arquitectos. O seu trabalho é extenso e integra desde edifícios públicos, a bairros sociais, habitação, passando por aquilo que designa “construções frágeis”. Em 2014, projetou a Serpentine Galleries Pavilion. Vive e trabalha no Chile.
From luxurious villas that cling to the cliffs of the Chilean coast, to larger museum and civic centre projects, [Smiljan Radic's] work contrasts raw geological power with the delicacy of things that feel woven or grown. It is organic, but in way that is as awkward and brutish as it is sumptuous and refined. It is touchy feely – but you might get scratched.
Oliver Wainwright in The Guardian 12 de Março 2014

Concerto de homenagem ao Cante Alentejano
25 Jan 2015 - 18:00
Grande Auditóriodo Centro Cultural de Belém
Duração 1h20, M/6
O Cante Alentejano, proclamado pela UNESCO, em 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, sobe ao palco do Grande Auditório do CCB para um concerto único onde se celebra e homenageia este reconhecimento internacional. Um canto a vozes, aonde a música se enlaça na poesia, e no qual os homens e as mulheres partilham a Vida transformada em Cante. Um cantar de um povo que construiu, a partir dos trabalhos e dos dias, um canto solidário, um canto que se ergue. Que nos levanta.
UMA PRODUÇÃO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, EM CONJUNTO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE SERPA/CASA DO CANTE 
COM O APOIO DA ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO
The blue boy
Brokentalkers
Histórias de abuso sobre crianças motivaram Brokentalkers a recolher experiências da perspectiva das crianças em estado de vulnerabilidade, dando-se conta, à medida que o projecto avançava, de que o tema não era apenas histórico: continua bem actual.
The Blue Boy lida com as experiências de homens e de mulheres que foram encarcerados enquanto crianças, em situação de internato, em instituições católicas.
Este espectáculo pujante e assombrado combina uma representação ao vivo muito exigente do ponto de vista físico com testemunhos gravados de antigos internados de instituições, dando uma voz teatral fresca a histórias recentemente reveladas de abuso de crianças na Irlanda. Sete artistas mascarados desenvolvem uma coreografia que trabalha com elementos da dança moderna, colocando a questão da culpa.
Feidlim Cannon e Gary Keegan Concepção e encenação
Dylan Coburn Gray, Eddie Kay, Gary Keegan, Jessica Kennedy, Megan Kennedy, Stephen Lehane, Mary-Louise McCarthy Intérpretes
Lucy Andrews Músico

Feidlim Cannon, Gary Keegan Codiretores
Eddie Kay Diretcor do movimento
Séan Millar Director musical e compositor
Kilian Waters Design de vídeo
Sarah Jane Shiels Design de luz
Jack Cawley Design de som
Lucy Andrews & David Fagan Design de cenário e figurinos
Marcus Costello Direcção de produção
Francis Fay Direcção de cena
Emma Downey Guarda-roupa
Sinéad O’Loughlin & Daniel Keane Documentação
Ulster Bank Dublin Theatre Festival, LÓKAL Theatre Festival Reykjavík, Noorderzon Performing Arts Festival Groningen, Korjaamo Theatre/ Stage Festival Helsinki e o Cork Midsummer Festival com o generoso apoio de Norfolk e Norwich Festival e da Culture Ireland. Co-produção
Brokentalkers são  apoiados pelo The Arts Council, Dublin City Council e Culture Ireland. Brokentalkers são associados ao Project Art centre Artists
www.quaternaire.org
www.projectartscentre.ie

Ballet Royal de Suède
Juliette et Romeo
Palais Garnier - Première le 6 janvier 2015 - 19h30
L’Opéra national de Paris accueille l’une des plus anciennes compagnies de danse européenne, créée en 1773 par le roi Gustav III. Le Ballet Royal de Suède, aujourd’hui dirigé par Johannes Öhman, propose une création du Suédois Mats Ek, présentée à l’occasion du 240e anniversaire de la compagnie. Homme de théâtre, figure incontournable de la danse d’aujourd’hui, Mats Ek offre une relecture de la tragédie de Shakespeare qu’il a souhaité intituler Juliette et Roméo. Le chorégraphe s’inspire de la musique de Tchaikovski pour donner une vision personnelle de cette histoire d’amour mythique confrontée aux rivalités de pouvoir, de familles et de générations.
Rameau et La Scène
La Bibliothèque nationale de France et l’Opéra de Paris célèbrent le 250e anniversaire de la mort de Jean-Philippe Rameau (1683-1764). Compositeur, théoricien de l’harmonie, il fut l’une des personnalités musicales et intellectuelles les plus célébrées et décriées en France dans les deux derniers tiers du XVIIIe siècle.
BIBLIOTHÈQUE MUSÉE DU PALAIS GARNIER
Du 16 déc. au 8 mar.
En savoir +


Cinema:The Imitation Game- O Jogo da Imitação
Sinopse:" Durante o inverno de 1952, as autoridades britânicas entraram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra Alan Turing para investigar um assalto. Em vez disso, prenderam Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade - mal sabiam asautoridades que estavam a incriminar o pioneiro da computação moderna.
Na liderança de um grupo de académicos, linguistas, campeões de xadrez e analistas, Turing foi reconhecido por quebrar o até aí indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial."
Estreia a 15 de Janeiro
Cinema: Night will fall - A Noite Cairá,   Documentário 75 m
Sinopse: "A 15 de Abril de 1945, as tropas britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen. Uma equipa de filmagens filmou as pilhas de cadáveres e os sobreviventes, provas irrefutáveis dos crimes cometidos pelo regime Nazi. O produtor Sidney Bernstein planeava usá-las num filme e convidou Alfred Hitchcock para o montar. Mas, depois do fim da Guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, preferiram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra. E estas imagens de horror indizível foram confinadas aos arquivos. «Night will Fall» segue as pisadas deste filme inacabado conhecido como o “"itchcock perdido"."
Realização de Andre Singer 
Estreia a 22 de Janeiro
Cinema: "Adeus à Linguagem"
Sinopse:"A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Eles amam, eles argumentam, há punhos a voar. Um cão vagueia entre a cidade e o país. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se de novo. O cão encontra-se entre eles. E eles são três. Um segundo filme começa: o mesmo que o primeiro, e ainda não. A raça humana passou a metáfora. Isso termina com latidos e com os gritos de um bebé. Durante esse tempo, vemos pessoas falando da morte do dólar, da verdade em matemática e da morte de um Robin."
Ficha artística e técnica: Realização: Jean-Luc Godard
Interpretação: Héloïse Godet, Kamel Abdelli, Richard Chevallier
Género: Drama
Duração: 70 minutos
Classificação etária: maiores de 12 anos
Produção: Cineclube de Faro
Preço: € 4,00 / Sócios Cineclube de Faro: € 2,50 / Estudantes: € 3,50

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