quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Maurane, uma fascinante voz em francês


Nem sempre temos a capacidade de explicar por que gostamos de qualquer coisa, por que repudiamos uma outra ou por que nos apaixonamos , num clic, à primeira vista. Somos seres estranhos e é nessa estranha forma de ser que reside a nossa humanidade. Nascemos, crescemos, vivemos e um dia, fatalmente,  desaparecemos. Entretanto, enchemo-nos de pequenas e grandes experiências. Coleccionamos descobertas e partimos ao encontro de sonhos. Um  registo de memórias vai aumentando com o devir do tempo. Umas grandiosas , outras banais como os dias que as fizeram nascer. Há, porém,  sempre alguma que nos surge num dia improvável. Aquela que nos tomou e que aflora com a similitude do desejo que a procurou. E isso acontece-me com a Música. Os sons vão e vêm quase em surdina acelerando o processo de retoma triunfal. E eis que  se descobre uma voz que  encantou aos primeiros acordes de uma velha composição. Maurane , belga, nascida em 1960, em Ixelles. Uma voz diferente, com aquela peculiaridade que têm as vozes cheias de grandes sonoridades. Num francês très charmant partilho um acervo que se foi construindo e que poderá ser reproduzido à la carte. E como é bela a língua francesa.

A voz rouca e magnífica de Maurane, acompanhada por  Michel Legrand, autor da canção "Je ne pourrai pas vivre sans toi".  Um registo extraído do Concert "Michel Legrand and the cinema" - 2009.


" Je suis Malade " uma excelente canção na voz fascinante de Maurane no espectáculo dos cinquenta anos de carreira de  Serge Lama.


Maurane em "Si Aujourd'hui " ao vivo,  no   Show 'We Love Céline' (Novembro 2012).

"La chanson des vieux amants", Maurane chante Jacques Brel. Dois grandes nomes da Bélgica.

"Dernier voyage", uma canção que chora e que nos conforta em grande intimidade. Um hino  de magnitude e  de beleza. Maurane surpreende sempre.


Maurane interpreta Édith Piaf ," L'Hymne à l'Amour".Maurane veste esta velha e icónica canção com novo  amor.

Concerto pelo  Haïti sur France 2, Maurane e Véronique Sanson em " Amoureuse".

Sem comentários:

Enviar um comentário