sábado, 10 de janeiro de 2015

Livros para ler em 2015

A Porto Editora relança Livros do Brasil e apresenta grandes novidades
Novos romances do Nobel Modiano, a Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen e outros.
08.01.2015
"A Porto Editora apresentou , no Museu das Comunicações, em Lisboa, as novidades das várias chancelas para o primeiro semestre de 2015.
O relançamento da Livros do Brasil, recentemente adquirida pelo Grupo Porto Editora, é o grande destaque.
Os lançamentos, com chancela da Porto Editora, de novos romances do vencedor do Nobel 2014, Patrick Modiano, e da edição original de O Principezinho são os destaques na literatura estrangeira.
A publicação da Obra Poética de Sophia, na Assírio &Alvim (...) .
Cláudia Gomes destacou o lançamento, pela Porto Editora, do novo livro de Laurentino Gomes1889, bem como de três novas edições de romances. 
Manuel Alberto Valente apresentou o projecto para a Livros do Brasil, com o qual grandes obras da literatura universal voltam a estar disponíveis nas livrarias portuguesas, e evidenciou, naturalmente, a publicação de dois romances de Patrick Modiano, Nobel da Literatura em 2014.
Pela Assírio & Alvim, Vasco David salientou a publicação da Obra Poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e do Anuário de Poesia de autores não publicados.
Pela Sextante Editora, João Rodrigues destacou a edição de As Raízes do Céu, obra com a qual Romain Gary venceu o Prémio Goncourt.
Nesta sessão, e pela primeira vez, foram apresentadas, por Vitor Gonçalves, as novidades e a linha editorial da Coolbooks, a chancela digital do Grupo Porto Editora, bem como, por Sandra Lopes, as novidades da Porto Editora no que toca à literatura infantil. Nesta área, para além de O Principezinho, destacam-se obras de Álvaro Magalhães e José Saramago e ainda a reedição de grande parte da obra de Luísa Ducla Soares pela Porto Editora.
Sobre o Grupo Porto Editora
A Porto Editora, fundada a 2 de Maio de 1944, é a casa-mãe de um grupo que é hoje constituído também pelas empresas Areal Editores, Bertrand Editora, Circulo de Leitores, Raiz Editora, Distribuidora de Livros Bertrand, Livrarias Bertrand, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique, Plural Editores Timor-Leste e a unidade de produção Bloco Gráfico. Aquelas editoras integram um portfólio de chancelas que inclui Albatroz, ArtePlural, Assírio & Alvim, Contraponto, GestãoPlus, Ideias de Ler, Pergaminho, Quetzal Editores, Sextante Editora, Temas e Debates, 11x17 e, agora, a Livros do Brasil.
O Grupo Porto Editora tem uma actividade editorial abrangente e diversificada, actuando nas áreas da edição escolar e de referência, literatura de ficção, não ficção, infantojuvenil e multimédia interactivo, sendo de referir também a aposta no comércio electrónico através da WOOK.pt, a maior livraria online portuguesa.
Líder em praticamente todos os sectores em que está presente, o Grupo Porto Editora cultiva os valores do rigor, qualidade, dinamismo e inovação, sendo também reconhecido pela excelência de gestão, seriedade e profissionalismo na edição.
Sobre a Livros do Brasil
Fundada em 1944 com o objectivo de divulgar as grandes obras da literatura clássica e contemporânea brasileira e muitos dos mais conhecidos e celebrados autores da literatura universal, a Livros do Brasil tornou-se, ao longo dos anos, num dos mais importantes selos editoriais portugueses. O seu vastíssimo catálogo inclui diversos estilos e géneros literários, distinguindo-se o trabalho de edição de obras escolhidas ou completas de autores tão significativos como André Malraux, Albert Camus, John Steinbeck, Pearl Buck e Ernest Hemingway. De destacar, também, a edição da mais antiga colecção policial publicada em Portugal, a Vampiro, com mais de 680 títulos, e da célebre colecção de obras de Eça de Queiroz."Porto Editora em 08.01.2015
Livros  da Relógio D'Água Editores :
"A Morte do Pai" de Karl Ove Knausgård, Relógio D’Água Editores
Sobre o livro :“Karl Ove Knausgård escreve sobre a vida com dolorosa honestidade. Escreve sobre a infância e os anos de adolescência, a paixão pelo rock, a relação com a sua afectuosa e algo distante mãe, e o seu pai, sempre imprevisível, cuja morte o desorientou. O álcool e a perda pairam como sombras sobre duas gerações da família.Quando ele próprio se torna pai, Knausgård tem de encontrar um equilíbrio entre o amor pela família e a determinação em escrever.Knausgård criou uma história universal de lutas, grandes e pequenas, que todos enfrentamos na vida. Um trabalho profundo e hipnotizante, escrito como se a própria vida do autor estivesse em risco."A Morte do Pai" é o primeiro de seis romances que compõem a obra autobiográfica "A Minha Luta".«Inacreditável… Deixou-me sem palavras.»Zadie Smith«Poderosamente vivo… Knausgård é intenso e profundamente honesto, sem medo de dar voz às ansiedades universais (…). Existe algo de incessantemente atraente neste livro.»James Wood, The New Yorker«(…) É de cortar a respiração. Não conseguimos parar. Não queremos parar.»New York Times Book Review«É talvez o mais significativo projecto literário do nosso tempo.»The Guardian
Ler as primeiras páginas deste livro aqui.
"O Enraizamento" de Simone Weil  Relógio D’Água Editores
Sobre o livro: "O Enraizamento" é um ensaio escrito em 1943 e que permaneceu inacabado devido à morte da autora. O seu subtítulo é "Prelúdio Para Uma Declaração dos Deveres Para com o Ser Humano".Simone Weil procura criar as bases de uma doutrina, regressando aos princípios que permitiram às civilizações estabelecerem-se de um modo durável.Nesse ano de 1943, após vinte anos de amadurecimento interior, trata-se para Simone Weil de reatar um pacto que apoia sobre a «exigência do bem absoluto que habita no coração do homem, mas que tem a sua origem numa realidade situada fora do mundo».«O enraizamento talvez seja a necessidade mais importante e mais ignorada da alma humana. (…) Todo o ser humano precisa de ter múltiplas raízes, precisa de receber a quase totalidade da sua vida moral, intelectual, espiritual, por intermédio dos ambientes a que naturalmente pertence.»
Ler as primeiras páginas deste livro aqui.
"Contos e Novelas I" de Saul BellowRelógio D’Água Editores
Sobre o livro: "Este primeiro volume reúne cinco contos e novelas de Saul Bellow, que fazem parte de uma antologia escolhida pelo p´roprio autor.Estão marcados por uma ironia, experiência de vida e humor únicos e no seu conjunto revelam-nos um mundo infinitamente variado e surpreendente.«No caso de Bellow, "grande" significa grande pela sua abundância, pela sua exactidão, pela sua variedade, pela sua riqueza e pela sua força. Significa uma prosa que regista toda a alegria da vida - a alegre liberdade transbordante dos seus períodos ousados e arriscados. Estes traços estão tão plenamente presentes nas ficções mais breves de Bellow como nos seus romances. Cada uma das páginas desta antologia contém um prosa de raízes insignes, mobilizando uma rica herança (e os ritmos de Melville e de Whitman, de Lawrence e de Joyce, e, a montante destes, de Shakespeare.)»Da Introdução de James Wood
Nocturno Europeu” de Rui Nunes, Relógio D’Água Editores
Sobre o livro: «cada recomeço é um nó. Natacha envelheceu, Pedro envelheceu. É o fim do livro. Prolongá-lo até à morte de Pedro e Natacha, até aos casamento dos seus filhos, depois de escrever uma nova guerra. E de súbito a cabeça de Tolstoi, desamparada, bate na folha de papel, e o aparo da caneta espirra, ou o tinteiro vira-se e rios de azul enraízam o desamparo dessa cabeça, encobrem letras, palavras, matam-nas, partem-nas. E a história acaba. Acaba? não sei acabar: sei prolongar o massacre.
O meu.
Repito. Repito?
porque qualquer repetição inicia
um pequeno e fascinante desvio.»

1 comentário: