sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Encontro de Escritores em Luanda

Ministra da Cultura reitera apoio à produção literária
Luanda - A ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva, reiterou nesta quarta-feira, em Luanda, o apoio e colaboração com os escritores angolanos ou de expressão portuguesa no tocante ao processo de divulgação e promoção do produto literário
Segundo a governante, que fez este pronunciamento na abertura do V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que se realiza de 21 a 23 do corrente mês, em Luanda, sob o lema “as cidades na literatura”, pretende-se promover um trabalho que contribua na promoção do livro e da leitura em todos os cantos do país. 
Rosa Cruz e Silva exortou os participantes a trabalharem para o engrandecimento cada vez mais da cultura dos países de língua portuguesa, tendo reconhecido que a história destes povos é rica em conteúdo que deve ser narrado pelos escritores.
Para a ministra, o que os escritores apresentam é a confirmação de um legado que assumiram para  contribuir no processo de desenvolvimento e afirmação da sociedade angolana no contexto das nações.
O V EELP tem como tema geral “As cidades na Literatura”, no qual serão analisados três subtemas centrais: “As Migrações e as Cidades”, “Dinâmicas, Transformações e Ambiente Social” e “A Infância nas Cidades”.
Este encontro, em torno da língua portuguesa, contribui para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes. A edição deste ano integra-se nas comemorações dos 439 anos da fundação da cidade de Luanda.
Prémio Cidade de Luanda volta a distinguir escritores 
Luanda- O presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, José Tavares, anunciou hoje, quarta-feira, que o Prémio Literário Cidade de Luanda voltará a distinguir escritores, de forma a contribuir para o engrandecimento da cultura angolana.
O responsável fez este anúncio na abertura do V Encontro de escritores de língua portugues.
Segundo José Tavares, nesta linha de pensamento e tradição o prémio visa reconhecer o trabalho e contributo da literatura, fortalecendo a identidade nacional.
Para o presidente da comissão administrativa de Luanda, a língua portuguesa é mais do que um simples veículo de comunicação, é sobretudo um elo do desenvolvimento cultural, político e social entre os países que falam português.
Adiantou que o encontro servirá para se promover uma reflexão em torno do tema “as cidades na literatura”, abordagens cuja qualidade será garantida pelos artistas presentes.
“Trata-se para nós de uma abordagem de grande utilidade, se tivermos em atenção particularidades de Luanda tem, quer pela sua história, pela sua estrutura e densidade populacional, e ser caracterizada como destino de muitos emigrantes, com as implicações estruturais e culturais que daí advêm ”, acrescentou.
Segundo José Tavares, trata-se de uma mudança complexa, quer do ponto de vista económico, cultural, cuja compreensão e dinâmica, através da literatura poderão ser compreendidas pelas abordagens que vão ser feitas.
O presidente da Comissão Administrativa de Luanda disse que o tema central do encontro “as cidades na literatura” serve de igual modo para elucidar as novas gerações sobre a importância cultural no desenvolvimento de uma sociedade.
Explicou que o intercâmbio cultural tem a vantagem de servir de meio de troca de experiência das diferentes culturas e ganha ainda mais por ser exprimida numa mesma língua entre os países participantes.
Angola: Escritor brasileiro faz avaliação positiva da literatura angolana
Luanda - O escritor brasileiro Marco Guimarães avaliou positiva a literatura angolana, sendo constituída por autores excelentes que têm mostrado à África e ao Mundo todo o seu potencial
Em declarações à Angop, à margem do V encontro de escritores de língua portuguesa, Marcos Guimarães sublinhou que os angolanos são muito conhecidos no Brasil, e têm sido motivo de estudos de mestrado e doutoramento por estudantes brasileiros.
“Tenho trabalhado no meu dia-a-dia com nomes de escritores angolanos, pelo facto de trabalhar com estudantes que investigam sobre a literatura e os escritores angolanos como Manuel Rui, Ondjaki, Pepetela, Agualusa, entre outros, que têm muita projecção no Brasil”, explicou.
O autor brasileiro salientou que o encontro dos escritores de língua portuguesa é importante por poder debater a problemática que os países enfrentam no âmbito literário e permitir a troca de experiências entre os participantes.
Nestes fóruns, disse, pode-se saber mais sobre os autores, os seus pensamentos e o ponto de vista de cada escritor ou agente literário. 
Escritores de língua portuguesa devem reflectir sobre o estado da arte
Luanda- A escritora angolana Canguimbo Ananás considerou nesta quarta-feira, em Luanda, ser necessário uma reflexão por parte dos escritores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em torno do estado das artes e a forma de aproximação entre os criadores.
Em declarações à Angop à margem do encontro dos escritores de língua portuguesa, Canguimbo Ananás  considerou que uma reflexão é crucial, porquanto permite congregar escritores de diferentes países  sobre o que se tem feito em torno da literatura.
Segundo a escritora, o intercâmbio entre artistas de outros países crescem as possibilidades não só de conhecer as obras mais como também permite a troca de experiência e estreitar os laços de cooperação entre os artistas.
“Devemos nos unir para criarmos um projecto para a confecção de uma antologia sobre as vivências dos nossos países, fundamentalmente nas zonas rurais, e levar ao conhecimento dos leitores o modo de vida de cada comunidade”, reforçou.
Quanto ao estado da literatura no país, a escritora afirmou que regista avanços, mas assegura que ainda é necessário muita orientação aos novos valores.
Para já, é necessário redobrar esforço no que  tange aos conteúdos dos livros infantis a serem colocados no mercado, para que a criança, ao ter contacto com a obra, transporte para o seu interior as fantasias que retratam a real identidade cultural de Angola." Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário