sábado, 29 de novembro de 2014

Eventos Culturais e Cinema


Concerto de Outono pela  Orquestra de Câmara Portuguesa 
Espirito Haydn - O mundo na Palma da Mão!
30 Nov 2014- 17:00 - Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
A OCP apresenta o seu Espírito Haydn – o mundo na palma da mão!, desta vez incluindo uma obra a si dedicada por Alejandro Viñao, um dos mais notáveis compositores da actualidade. Esta obra, uma exploração dos maravilhosos engenho e ritmo labiríntico do compositor argentino, é composta por uma orquestração do quarto andamento de Book of Grooves, para duas marimbas. Resultado de uma encomenda de Carneiro e Kunihiko Komori em 2011, a peça está a tornar-se rapidamente num clássico para esta formação.Segue-se o exímio violoncelista Bruno Borralhinho, que vem construindo uma fantástica carreira na Alemanha, e que colabora com a OCP pela segunda vez, trazendo-nos o celebérrimo concerto n.º 1 de Haydn. A terminar, teremos a genial Pastoral, de Beethoven, apresentada com o fulgor, a paixão e a energia criativa próprios da OCP e de Pedro Carneiro.


Desh | Akram khan Company no Centro Cultural de Belém (CCB)
"O coreógrafo e performer Akram Khan, apelidado pela BBC News como «o rei da dança contemporânea, e que se jogasse futebol seria Wayne Rooney», tem no primeiro solo, Desh, a obra mais pessoal. Galardoada com o Olivier Award for Best New Dance Production (Reino Unido, 2012), Desh (“país natal” em bengali) delineia múltiplas histórias de terra, nação, resistência e convergência, no corpo e na voz de um homem que tenta encontrar o seu equilíbrio, a sua identidade, num mundo instável. Movendo-se entre a Inglaterra e o Bangladeche, Khan tece enredos de memória, de experiência e de mito, para chegar a um mundo surreal em harmonia surpreendente. Ao mesmo tempo íntimo e épico, Desh explora a fragilidade no confronto com as forças da natureza e celebra a capacidade de resistência do espírito humano nos ritmos do trabalho, em sonhos e em história, em transformação e em sobrevivência."
5 e 6 Dez 2014 - 21:00 Grande Auditório do CCB Duração 1h20 S/Intervalo M/6

Pedro Jóia: "Os discos de estúdio são uma mentira"
                            Fotografia © Leonardo Negrão- Global Imagens
"O guitarrista português apresenta-se hoje (sábado) em dose dupla no Teatro São Luiz, em Lisboa. Primeiro a solo, na sala principal, e depois com o seu trio no Jardim de Inverno, repetindo no domingo.
Tem sido a solo que Pedro Jóia tem traçado parte do seu percurso, mas amanhã à noite o guitarrista apresentará no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, o seu novo trio, constituído ainda por Norton Daiello (baixo) e João Frade (acordeão), onde explora a música de tradição popular urbana com algum do folclore português. Mas antes actuará ainda a solo na sala principal do teatro.
"Toco um instrumento muito harmónico e por isso habituo-me a ser autosuficiente, a pensar a música fechada neste instrumento. Esse é o meu espaço natural. Quando se está habituado a tocar tanto sozinho como eu é preciso dar espaço aos outros, saber ouvir, esse é um desafio que estou agora a reaprender", explica o músico ao DN.
Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura tem como intenção distinguir a obra de um criador que incremente a comunicação e cooperação cultural entre os dois países. Lídia Jorge venceu este prémio.
Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura tem como intenção distinguir a obra de um criador que incremente a comunicação e cooperação cultural entre os dois países. Lídia Jorge venceu este prémio. Fotografia © Gonçalo Villaverde / Global Imagens
Lídia Jorge distinguida com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014
Lídia Jorge ganha prémio por conseguir "criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha".
"A escritora Lídia Jorge foi hoje distinguida, por unanimidade, com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal, anunciou hoje a editora.
De acordo com o Grupo Leya, a que pertence a editora de Lídia Jorge, o júri justificou a escolha por a escritora conseguir "criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha, através da sua contribuição para o conhecimento mútuo de ambos os países".
Assinalou ainda que a escolha se deve ao "valor da sua obra literária, que aborda algumas das questões fundamentais do nosso tempo".
Criado em 2006, com periodicidade bianual, o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura tem como intenção distinguir a obra de um criador que incremente a comunicação e cooperação cultural entre os dois países.
O galardão já foi entregue, entre outros, ao tradutor Perfecto Quadrado, ao arquiteto Siza Vieira e ao realizador Carlos Saura."DN
"Pára-me de repente o pensamento" é a terceira longa metragem documental de Jorge Pelicano. Rodado no interior de um hospital psiquiátrico - o Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto - o filme acompanha a pesquisa do actor Miguel Borges no mundo interior da esquizofrenia. Pára-me de repente o pensamento estreou no Doclisboa em Outubro, integrou a competição internacional no Dok Leipzig, um dos mais antigos e importantes festivais de documentários na Europa e o OFF Cinema, em Poznan, na Polónia.
Em Novembro, foi galardoado no Festival Caminhos do Cinema Português com o Grande Prémio do festival, Prémio do Público e Prémio para Melhor realizador.
O documentário prossegue a carreira de festivais.
Sinopse
Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico. A lucidez e a loucura vivem juntas.Do mundo exterior chega um actor que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o actor depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição. O personagem de teatro nasce. O cinema documenta. "
Documentário, Full HD, 111 min

A longa-metragem de Edgar Pêra "Virados do avesso" está nas salas de cinema e marca a estreia do realizador na comédia, depois de mais de três dezenas de filmes, em cerca de 30 anos de carreira. "Virados do avesso" é uma comédia de situação, feita com um orçamento próximo dos 600 mil euros, rodada em Portugal, durante três semanas. Conta com as interpretações de Diogo Morgado e Jorge Corrula, secundados por Nicolau Breyner, Nuno Melo, Rui Unas, Diana Monteiro, Marina Albuquerque e Anselmo Ralph.

Opéra La Bohème PUCCINI
Eric Mahoudeau 
Dans un Paris à la fois légendaire et bien réel, au temps de la bohème, l’évidence et la splendeur de la mélodie de Puccini évoquent ce qui nous hante tous : l’amour qui flamboie et nous emporte au ciel, la jeunesse qui s’enfuit et le temps qui détruit tout.
Opéra Bastille
Du 30 nov. au 30 déc. En savoir +
Atelier Lyrique
| Création  Maudits les innocents

© Maquette de costumes de N. Prats 
En 1212, de très jeunes gens venus d’Allemagne et de France, partent spontanément sur les routes d’Europe pour rejoindre la Terre Sainte. Cette « Croisade des enfants » n’a pas été décidée par l’Eglise. Le Pape Innocent III décide de l’interdire. Les enfants poursuivront pourtant leur chemin, allant vers leur destin tragique, portés jusqu’au bout par cette force dont on ne saurait dire si elle est belle ou terrifiante.
Amphithéâtre Du 13 déc. au 19 déc.
Jean-François Leclercq / OnP 
Avec la Symphonie n°4, Beethoven semble affirmer qu’au-delà de l’audace de ses expérimentations, il possède encore parfaitement la maîtrise d’une écriture « classique ». Quant à la Cinquième, une des oeuvres musicales les plus célèbres au monde, elle marque un tournant décisif dans l'histoire de la forme symphonique, tant sa puissance d'expression saisit et enchaîne l'auditeur.
Opéra Bastille Le 14 déc.  En savoir +
MCAL COM RETROSPECTIVA DE EDUARDO COUTINHO
10 a 14 de Dezembro de 2014, Cinema São Jorge, Lisboa
30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2015, Casa das Artes, Porto
A Casa da América Latina apresenta a 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 14 de Dezembro de 2014, no Cinema São Jorge em Lisboa, e pela primeira vez no Porto, na Casa das Artes, entre os dias 29 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015.
A 5ª Mostra de Cinema da América Latina apresenta três eixos fundamentais: Horizontes, Novos Caminhos e Eduardo Coutinho: Uma retrospectiva. O realizador brasileiro, um dos mais importantes documentaristas do mundo, será homenageado no ano em que faleceu tragicamente.
Foram as histórias de vida que apaixonaram Eduardo Coutinho, histórias que procurava captar em entrevistas enganadoramente simples, onde o realizador mostrava as expressões, o rosto, a voz e as hesitações dos seus entrevistados. Audacioso, explorou a paisagem mais inquieta, ambígua, variada, expressiva, desconhecida e familiar do mundo: o rosto humano.
O eixo Horizontes desta Mostra de Cinema apresentará vários dos exemplos mais interessantes da produção cinematográfica contemporânea dos países latino-americanos. Aqui se incluem géneros e temáticas diversas, co-produções e primeiros trabalhos, sendo a diversidade o critério fundamental.
A secção Novos Caminhos dirige-se ao público mais jovem, em idade escolar, numa perspectiva de educação pela interculturalidade e de abertura de horizontes. Novos Caminhos são os daqueles que saíram dos seus países em busca de uma vida melhor. Neste sentido, a secção é marcada por histórias de migrações, fenómeno que continua a determinar a vida de tantos latino-americanos e que em Portugal pode ser sentido através do contacto com aqueles que escolheram o nosso país como destino.O programa da Mostra de Cinema da América Latina será divulgado no dia 25 de Novembro.


Cante Alentejano, Património Imaterial da Unesco

Sem comentários:

Enviar um comentário