quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O Canto

Hardmusic
Carminho: "O canto" do Mundo do Fado Português
"Carminho apresentou pela primeira vez ao público alguns temas do seu novo disco, "Canto", que "tem as minhas grandes referências, as do Fado e as da vida..." no Centro Cultural de Belém, no passado dia 23.
"Apesar de ainda não ter saído oficialmente, sai aqui para vocês o meu "Canto"" disse Carminho para um Grande Auditório do CCB quase esgotado e que foi palco de um concerto em que a fadista apresentou alguns temas novos, antigos e os grandes sucessos que já constam da sua carreira.
Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu. Em 2009 editou o seu primeiro álbum Fado que arrebatou público e critica e com o qual uma digressão em que efectuou perto de sessenta concertos entre Portugal e Espanha. No final de 2012, após cumprir mais de noventa datas em Portugal e no estrangeiro, Carminho gravou com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando numa reedição de Alma com os três novos temas. No ano de 2013 Carminho afirmou-se como uma das mais internacionais artistas portuguesas, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo e viu ambos os seus álbuns atingirem a marca da dupla platina.
Agora chegou a vez de "Canto" um disco que contém "as minhas grandes referências, as do Fado e as da vida, porque o mais importante é fazer com amor". E amor foi o que as palavras por si cantadas transmitiram.
Muitas vezes classificada como uma fadista de registo dramático e que transmite dor e sofrimento nas expressões enquanto interpreta, Carminho transforma por completo essa faceta com este novo trabalho, mantendo o mesmo sentimento e garra que sempre a caracterizaram, mas num estilo mais leve, mais apaixonado.
Acompanhada pelos seus músicos de confiança (Luís Guerreiro, Marino de Freitas, Diogo Clemente, Ruben Alves e André Silva), a fadista cantou desde o Fado tradicional ao Fado canção sempre intercalados com uma boa comunicação com o público, "mesmo que um pouco nervosa" devido a ser o primeiro concerto do novo disco.
Do reportório desta noite notou-se uma forte influência brasileira com temas de Marisa Monte ou Caetano Veloso a que deu uma dimensão superior com a sua distinta voz bem suportada em excelentes arranjos musicais. As suas tão distintas influências têm na sua voz o "canto" do mundo na canção de Portugal, o Fado.
Com uma voz naturalmente bela e encantadora explicou depois a história por detrás do tema "Bom dia Amor" de Diogo Clemente. Inspirado no único heterónimo feminino de Fernando Pessoa, de nome Maria José, tratava-se de uma senhora "corcunda e com tuberculose" que conhecia a vida de um serralheiro que passava todos os dias na sua rua. Uma história de amor triste já que o tal serralheiro não sabia da existência de Maria José, mas bonita pela personagem ter um motivo para se levantar todos os dias, por ter uma razão de ânimo na vida.
Carminho não se esqueceu de relembrar alguns nomes grandes do Fado como Alfredo Marceneiro com "Escrevi teu nome no vento" que ouviu muitas vezes pela sua mãe, de mostrar a sua faceta de compositora com "Andorinha" ou ainda revelar jovens letristas talentosos como Martim Vicente que escreveu um tema a pensar na sua voz, "A canção" interpretada ontem de forma sublime e com uma letra e uma mensagem poderosa.
"Saia Rodada" é o single de apresentação do seu novo disco que promete tornar-se mais um grande sucesso, tendo um ritmo que convida a dar uns passos de dança e uma letra que fica no ouvido, ganha o sentimento que só o Fado transmite e que a sua voz projecta. Ontem teve direito a ser interpretado duas vezes e em ambas foi muito aplaudido pelo público.
Quase duas horas em que fez os corações parar e os ouvidos elevarem-se ao céu, provando estarmos presentes perante uma das melhores fadistas da actualidade.
O sorriso no rosto da fadista, as pequenas histórias que contou para explicar os temas que cantava e as vénias feitas em forma de agradecimento mostraram a naturalidade da artista que a tem levado a conquistar o seu espaço na música nacional e internacional. Nesse dia conquistou o CCB." Hardmusic,24.10.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário