domingo, 19 de outubro de 2014

Ao Domingo Há Música

Nascer do dia ,18.10.2014 , no Rio Arade e em Ferragudo, (Algarve)
Um poeta ainda canta

" De longe em longe, Musa,
Ainda a tua Asa
Me aflora a fronte ...e, vaga , interior, confusa,
A tua Música me abrasa.

Ai, cantar! Mas o quê?
Oiço às águas e às aves, oiço aos ventos
O motivo que espero que me dê
Novíssimas canções para ancestrais tormentos...

Subtilíssimos dedos das aragens
Despenteiam as árvores, as flores;
E as névoas do horizonte evocam fugas, viagens,
Para lá!, para lá da terra e seus tremores."

José Régio, in " Um poeta ainda canta - A Chaga Do Lado", poesia, Portugália Editora, 1ª edição, 1954

Mercedes Sosa (1935-2009), a voz que representou a Argentina e a levou aos palcos do Mundo, morreu a 4 de Outubro de 2009. Aquando do anúncio da sua morte, os media referiram que Mercedes Sosa lutou contra as ditaduras fascistas na América do Sul com a sua potente voz,  convertendo-se numa lenda da música latino-americana. Apelidada "La Negra" - devido ao seu cabelo preto e à tez morena – Mercedes Sosa foi igualmente chamada de “voz de uma maioria silenciosa”, tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela liberdade política. Sosa dizia "Eu nasci para cantar” (...) “A minha vida é dedicada a cantar, a encontrar canções e a cantá-las (...) Em 2001 declarou: “Não sou nova nem bonita, mas tenho a minha voz e a minha alma, que me sai quando canto”.
E como sai. Bela, magnânima , pujante dando a cada palavra a fragrância que merece. Ei-la interpretando a gloriosa " Misa Criolla" do compositor  Ariel Ramirez.
“Misa Criolla” é uma belíssima obra da música contemporânea. Composta pelo argentino Ariel Ramirez  foi publicada em 1964. 
Esta peça musical de carácter litúrgico combina música coral com elementos do folclore da Argentina, elementos indígenas e da cultura andina característicos do norte do país. Ao longo da obra, ressaltam, com nitidez , alguns desses instrumentos  andinos tais como a “quena”, o “bombo” ou o famoso “charango”. 
Sendo música litúrgica e tendo como finalidade acompanhar a celebração da missa, a estrutura  segue o cânone dessas obras ao integrar o Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei.
Misa Criolla

00:00 Kyrie
05:00 Gloria
13:21 Credo
16:44 Sanctus
19:50 Agnus Dei

Sem comentários:

Enviar um comentário