quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Notícias da Cultura e do Cinema


Dois filmes portugueses em estreia
"Os gatos não têm vertigens" de António-Pedro Vaconcelos e "Lacrau" de João Vladimiro chegam às salas de cinema portuguesas nesta quinta feira, 25 de Setembro
"Os gatos não têm vertigens", de António-Pedro Vasconcelos, é um drama social com a crise em pano de fundo, "Lacrau", de João Vladimiro, é um registo experimental sobre o campo e a natureza.
Quatro anos depois de ter realizado "A bella e o paparazzo", uma comédia romântica, protagonizado por Soraia Chaves e Marco Delgado, António-Pedro Vasconcelos filmou um drama social em tempos de crise, o retrato de uma sociedade através da improvável amizade entre uma mulher de 73 anos, que acaba de ficar viúva, e um adolescente abandonado pelos pais.
Rosa (Maria do Céu Guerra) descobre Jó (João Jesus) no terraço de casa e decide acolhê-lo, nascendo a partir daí uma ligação emocional e uma amizade que ambos não encontravam nas respectivas famílias.
O argumento é assinado por Tiago Santos e começou a ser escrito pouco depois de António-Pedro Vasconcelos ter rodado "A bela e o paparazzo", há três anos.
"Coincidiu com o começo do agravamento da crise que estamos a viver", afirmou o realizador à agência Lusa, dizendo que já não filmava um drama humano, marcado pela actualidade, desde "Jaime", de 1999, um filme que abordava o problema do trabalho infantil.
Aos 75 anos, António-Pedro Vasconcelos reconhece que a única coisa positiva de que pode falar às pessoas é o Amor: "É o meu único filme de amor, verdadeiramente. Precisei de chegar a esta idade para conseguir falar do amor como eu gostava", resumiu.
Do elenco, que integra dois actores com grande experiência na representação, como Maria do Céu Guerra e Nicolau Breyner, sobressai João Jesus, de 24 anos, que se estreia no cinema com António-Pedro Vasconcelos.

Hoje, quinta-feira estreia também, mas apenas em Lisboa, o filme experimental "Lacrau", de João Vladimiro, premiado em 2013 no festival IndieLisboa.
"Lacrau" é um filme sem diálogos, rodado sobretudo nas paisagens agrestes da Covas do Monte, e aborda a dicotomia homem-natureza, campo-cidade.
O filme apresenta longos planos de campos cultivados, fragas, a matança de um porco, por contraste com cenários urbanos, faz-se acompanhar de fragmentos de textos do poeta inglês Edmund Spenser e do sueco Stig Dagerman, autor de "A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer".
"Lacrau" já teve estreia em Paris e foi exibido em vários festivais internacionais, nomeadamente na Áustria, em França e no Brasil. " Hardmusic

Festival Jovens Músicos,Prémio Jovens Músicos 2014 - 28ª edição,Quarta,                 24, 25, 26 Set 2014  | Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian

"Mantendo o bem-sucedido formato iniciado em 2011, a Antena 2 – RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian dão continuidade à sua associação no âmbito do Prémio Jovens Músicos que alcança no presente ano a sua 28ª edição. 
Realizado no quadro da intensa colaboração que as duas instituições mantêm desde há longa data, o Prémio Jovens Músicos abre mais uma vez as suas portas à celebração dos novos talentos da música nacional. Para além das provas finais da 28ª edição, o programa inclui um conjunto variado de concertos e eventos que pretendem colocar em evidência os mais destacados valores das recentes gerações de músicos em Portugal. 
Para além da Orquestra Gulbenkian, que estará presente na Grande Final do Prémio Jovens Músicos 2014 e no Concerto de Gala do “JovemMúsico do Ano”, juntam-se ao evento os músicos do estágio Gulbenkian para Orquestra, o grupo de percussão Drumming, a Camerata Nov’Arte, a Camerata Atlântica e laureados de anteriores edições do Prémio Jovens Músicos."
O futuro da saúde em Portugal
Apresentação do relatório final
"No passado dia 23 de Setembto foram apresentadas as recomendações do estudo sobre a Saúde em Portugal, elaboradas por uma Comissão liderada por Nigel Crisp, antigo CEO do Serviço Nacional de Saúde inglês e membro da Câmara dos Lordes, além dos contributos resultantes de uma vasta audição de instituições e personalidades públicas e privadas.
A sessão decorreu no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Para construir uma nova visão do Sistema Nacional de Saúde, fundada em princípios de solidariedade social, em que seja assegurada a sustentabilidade da prestação de cuidados e em que se reforcem os direitos e as responsabilidades de todos os que nele intervêm e dele beneficiam, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou a 5 de Fevereiro de 2013 a iniciativa Health in Portugal: A Challenge for the Future. The Gulbenkian Platform for a Sustainable Health System. Nigel Crisp defende que a ideia fundamental é “conseguir uma população e uma sociedade mais saudáveis e prósperas, onde as pessoas dêem valor às suas vidas e que, em caso de necessidade, possam ter acesso a cuidados de saúde de qualidade, suportáveis em termos financeiros e sustentáveis para o sistema”.
A ideia de que cada pessoa tem um papel a desempenhar está associada ao estudo coordenado por esta Comissão, que envolveu 35 especialistas portugueses de diferentes áreas, cuja contribuição, sob a forma de relatórios parcelares, foi amplamente discutida em reuniões intercalares com vista à elaboração deste documento final."  FCG

 CONFERÊNCIA AFIRMAR O FUTURO

A 6 e 7 de outubro regressam ao Auditório 2 as Conferências Gulbenkian, numa iniciativa do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian. Como melhorar a eficácia e a sustentabilidade das políticas públicas em Portugal é um dos objetivos subjacentes à escolha do tema da conferência, que tem como coordenador o professor universitário Viriato Soromenho-Marques. Perante o momento de crise que o país e a Europa atravessam, Afirmar o Futuro – Políticas Públicas para Portugal vai procurar indicar diagnósticos e terapêuticas que se poderão traduzir em iniciativas concretas e em melhores políticas públicas. Organizada em parceria com o Institute of Public Policy Thomas Jefferson-Correia da Serra, presidido por Paulo Trigo Pereira, a Conferência Gulbenkian terá a intervenção de destacados peritos em áreas como as finanças públicas, políticas sociais, economia real ou desenvolvimento sustentável, entre outras. Aos contributos dos portugueses provenientes destas áreas, vindos em grande parte do meio académico, juntam-se as vozes de Paul de Grauwe, Mark Blyth e Ricardo Reis que marcarão presença nos dois dias da conferência. ( Leia o Programa aqui )
Uma organização singular
Esta conferência não começa e acaba nos dias 6 e 7 de outubro. Preparada como “um processo” em que participaram vários autores, foi iniciada em junho com a realização de workshops temáticos, onde os temas centrais foram discutidos e orientados por um duplo objetivo, teórico e prático, de serem contributos positivos para a melhoria das políticas públicas nacionais.
Cada um dos autores convidados apresentará, nos dois dias da conferência, as propostas já trabalhadas e anteriormente discutidas, como ponto de partida para um debate orientado e profícuo. Os temas e propostas podem ser vistos online, em curtos vídeos de um minuto, aqui. Esta “obra em construção”, como refere Viriato Soromenho-‑Marques, dará também origem a um trabalho posterior, nomeadamente a sua edição em livro e outras publicações.


CONCERTO DE HOMENAGEM A DORIVAL CAYMMI
ASSINALA CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO
30 de Setembro / 22h00 / Casa da América Latina / Entrada livre
Os artistas Marilda Santanna (voz), Claudio Kumar (violão) e Luiz Felippe (percussão) estarão na Casa da América Latina no próximo dia 30 de Setembro, às 22h00, para um concerto de homenagem ao músico brasileiro Dorival Caymmi, de cujo nascimento se assinalam 100 anos em 2014.
A iniciativa, da CAL com a Embaixada do Brasil, consistirá numa aula-show da baiana Marilda Santanna, cantora e performer.
O espectáculo Caymmi em três tempos: A cidade, os amores e o mar será uma forma de divulgar a vida e obra do também baiano Caymmi. Serão interpretadas canções como Você já foi a Bahia, Saudade da Bahia, Coqueiro de Itapuã, Peguei um Ita, São Salvador e Maracangalha (cidade); Dora, Doralice, Só Louco, Você não sabe amar, Marina, Rosa Morena e Lá vem a Baiana (amores); e Canoeiro, Milagre, Quem vem prá beira do mar, João Valentão, É doce morrer no mar e Morena do mar (mar), entre outras. Para além de interpretar canções de Caymmi, Marilda Santanna traçará a trajectória do artista, contando curiosidades do seu percurso.
CICLO 'EL REY' INICIA COM INAUGURAÇÃO
DE EXPOSIÇÃO NA CASA DA AMÉRICA LATINA
Inauguração no dia 26 de Setembro às 18h30
Exposição patente de 29 de Setembro a 13 de Novembro de 2014
Casa da América Latina / Entrada livre
A Casa da América Latina vai inaugurar no dia 26 de Setembro, às 18h30, a exposição EL REY, composta de fotografias de viagem. Organizada com a Major Tune, a exposição conta em imagens a história do projecto EL REY, sendo expostos alguns dos momentos mais marcantes da viagem. Todas as imagens contam uma história e todas as histórias têm uma música associada.
O projecto teve início quando Stefan Lechner e Adi Herzer, dois músicos austríacos, se cansaram da rotina da vida no seu país natal e decidiram embarcar numa aventura pela América Latina durante um ano. A ideia foi explorarem a cultura local através da música. Para isso compraram um autocarro escolar e rumaram em direcção ao México. Sem a ajuda de telemóveis ou internet, Stefan e Adi encontraram músicos por toda a parte e, ao longo da viagem, perceberam o poder da música, não só como meio de aproximação entre pessoas de culturas diferentes, mas também como forma de expressão e de luta.
Esta aventura deu origem ao ciclo EL REY, formado por três vertentes: fotografia, música e cinema. O documentário EL REY vai ser exibido no dia 24 de Outubro (19h00, CAL); para o dia 31 de Outubro, às 22h00, está marcado um concerto com Stefan Lechner e a sua banda.
JÚRI DECIDE VENCEDORES DO PRÉMIO CIENTÍFICO
CASA DA AMÉRICA LATINA/SANTANDER TOTTA
Já foram encontrados os vencedores do Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta 2014. Os nomes dos autores dos trabalhos vencedores serão divulgados oportunamente e os prémios serão entregues em cerimónia a realizar no final do corrente ano.
Peça do mês de Setembro do Museu da Assembleia da República

Sem comentários:

Enviar um comentário