domingo, 14 de setembro de 2014

Ao Domingo Há Música

"Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte."

                     Alexandre O'Neil
Mariza dá forma e som às palavras. Lança-as para que voem e aportem  onde quer que haja palco para a música. Corre mundo e mundos esta voz portuguesa.Leva a palavra feita em canção. Acaba de vencer mais um prémio: "Womex 2014". Parabéns Mariza.
No comunicado da Womex, que anuncia o prémio pode ler-se: "Desde a edição do seu primeiro álbum, há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do Fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo. Ela criou o seu próprio som, que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espectáculo no Mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade da World Music ." Acrescenta ainda o comunicado que Mariza venceu o galardão 2014 "por ter trazido o estilo para novos níveis de reconhecimento internacional e por alcançar novos patamares artísticos dentro do género" .
A Womex é uma plataforma internacional em rede para a indústria da world music.O prémio será entregue a Mariza numa cerimónia a realizar a 26 de Outubro, em Santiago de Compostela,  no âmbito da edição 2014 da Feira de World music."
A saudação deste Domingo vai para Mariza com " Há palavras que nos beijam". Um excelente fado com poema de Alexandre O'Neill e música de Mário Pacheco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário