sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Escrever

Escrever com palavras transparentes, invisíveis  quando as letras não se sabiam. Era o tempo da infância.Tempo dos sonhos, de grandes horizontes e de céu aberto. Uma lengalenga, uma ímpar litania .  Uma estrela de luz intensa num firmamento fechado de tanto azul. O espanto a surgir na pequenez do olhar . Era  a  imensidão de um  universo que se descobria. Era a árvore, era a flor, era a planta , era o pato, era o cordeiro que  cresciam na Quinta e contavam,  a cada momento, diferentes histórias.  Sem príncipes ou princesas desenhavam histórias de encantar. As palavras juntavam-se. Escutava-as. Saboreava-as. Traziam opíparos cheiros, inebriantes perfumes e deliciosos sabores. Como era fácil escrever. 
Cresceu . O azul do céu da cidade obrigava a exercícios mil. Geométricos, filosóficos, retóricos, literários. Implacáveis  exigiam palavras, discurso organizado e muita investigação. As palavras adquiriram forma e estatuto. Se não eram dúcteis  e  precisas, a escrita perdia-se. Encheram-se de cor as palavras. Esvaziaram paletas. Um compêndio de páginas várias marcou esse tempo.
Amadureceu. A vida escrevia-se em tratados, relatórios, pareceres, projectos e muitos planos diários. Era o tempo de dar e aprender. De entregar e receber. De partilhar e somar. Era o tempo da realização em contínua aprendizagem. Era o tempo de uma vida.
O tempo de todos os tempos chegou.E a escrita faz-se de momentos que chegam, vão e marcam. Escrever. As palavras já não se deixam desenhar. Prendem-nos, se nos querem. E, em jeito de privilégio, desenham-nos.
É este o desenho de 22 de Agosto de 2014.
                                                      Maria José Vieira de Sousa

4 comentários:

  1. Muitos parabéns gosto muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, minha cara Maria José, ponha este texto em versos e teremos, também, um belíssimo poema.
      Manoel de Andrade

      Eliminar
  2. Sempre gentil, Manoel.
    Obrigada. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Texto muito bonito e adequado à pessoa que a minha Amiga é. Um abraço imenso de parabéns com os votos de que o dia 22 de Agosto se repita por longos e felizes anos, na companhia dos que lhe são queridos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar