domingo, 3 de agosto de 2014

Ao Domingo Há Música


" Era verdade que um preto e um branco, mesmo sendo conhecidos , não tinham probabilidades de se encontrarem por acaso em Joanesburgo. As suas rotinas podiam desenrolar-se paralelamente durante a maior parte do tempo, mas era surpreendente como eram eficientes os sistemas que evitavam um encontro. " Nadine Gordimer, in  " Um Mundo de Estranhos", 1958, Difel, S.A.

Era este o apartheid que reinava na África do Sul. Feroz, horrendo, brutal, inclemente. Separava o branco dos não brancos. 
Nadine Gordimer, escritora sul-africana, morreu a 13 de Julho findo, na sua casa de Joanesburgo, com 90 anos  O apartheid e os movimentos de libertação foram alguns dos temas que explorou. 
Foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura em 1991. Numa entrevista, declarou que o "dia em que se sentira mais orgulhosa na sua vida não fora quando recebeu o Nobel, mas quando, em 1986, testemunhara num julgamento para salvar a vida de 22 membros da ANC, acusados de traição ".
Nadine Gordimer dizia que "a censura nunca acaba para aqueles que já passaram por isso. É uma marca no imaginário que afecta a pessoa que a sofreu, para sempre."
The Soweto Gospel Choir  tal como Nadine Gordimer é sul-africano, a maioria proveniente do Soweto, bairro pobre de Johannesburg. Agrega um conjunto de vozes que tem representado a África do Sul com um repertório de excepcional musicalidade.
Neste primeiro Domingo de Agosto, escolhemos um registo de um concerto  ao vivo, em 2005,  onde imperam a alegria , a força harmoniosa numa explosão  exuberante.
- Em " Tsepa Thapelo"   os corpos e as vozes  soltam-se  para  lançar uma  canção forte e viva.


-"Seteng Sediba", uma  outra excelente e alegre composição, interpretada com excepcional vivacidade.O colorido das vestes  enche o palco.

Sem comentários:

Enviar um comentário