sábado, 12 de julho de 2014

Viagens e Turismo

New York
O verão é tido como a estação das grandes férias. Viajar pelo Mundo e por Portugal pode ser apenas um sonho  nestes tempos de impertinência crísica.  Como nos é impossível dar fim à crise, apresentamos  sugestões que podem dar forma ao sonho de partir.
Veja  imagens fantásticas do nosso mundo.  Exuberante  nos pequenos pormenores e majestoso nos grandes espaços, o mundo deslumbra-nos pela beleza que ostenta  e que nos faz respirar.


PORTUGAL: lugares para visitar


1- Fortaleza de Sagres
"Situada numa posição dominante que coroa a Ponta de Sagres, esta fortaleza terá sido mandada construir pelo infante Dom Henrique (o percursor dos Descobrimentos portugueses) no século XV e depois severamente destruída pelo pirata inglês Francis Drake e pelo terramoto de 1755. O restauro actual descaracterizou o que restava da antiga fortaleza, mas o espaço mantém ainda parte do espírito do passado e vários locais de interesse que sobreviveram ao passar dos anos. Entre eles está a Igreja de Nossa Senhora da Graça, bem como uma gigantesca rosa-dos-ventos (com cerca 43 metros de diâmetro) desenhada no solo com pedras, que poderá ter servido de relógio de Sol. No local foram também criados um centro de exposições, uma sala multimédia e uma loja. Destaque ainda para a fantástica vista que se obtém desta falésia (permanentemente batida pelo vento) sobre a enseada da Mareta e para o cabo de São Vicente. (Monumento Nacional)".Revista Lifecooler
Veja mais  Fotos aqui
2- Azenhas do Mar
"Verdadeira obra-prima da arquitectura popular, esta aldeia estende-se em socalcos pela arriba acima, como um presépio. O casario, quase todo pintado de branco, enquadra uma pequena baía onde foi construída uma piscina oceânica. Situa-se 3 km a norte da Praia das Maçãs e a 14 km do centro histórico de Sintra."Revista Lifecooler
Veja  mais Fotos aqui 



3- Monsaraz 
Monsaraz é a povoação mais antiga do concelho de Reguengos e conserva as características ancestrais burgalenses de morro fortificado, estando classificada como Monumento Nacional. A sua ocupação data da pré-história, existindo nos seus arredores inúmeros monumentos megalíticos. Foi mais tarde ocupada pelos romanos e depois pelos visigodos. Em 1157 foi conquistada aos mouros por Geraldo Geraldes "O Sem Pavor" e em 1167 foi doada aos Templários e posteriormente à Ordem de Cristo (1319). Três alcaides celebrizaram a vila: o condestável D. Nuno Álvares Pereira, Mem Rodrigues de Vasconcelos, comandante da "Ala dos Namorados", em Aljubarrota, e Diogo de Azambuja, construtor do Castelo de São Jorge da Mina, em África. Foi até 1840 sede de concelho tendo, nesta data, sido transferida para a vila de Reguengos. Para além da riqueza do seu património histórico, Monsaraz está envolvida por uma paisagem natural de grande beleza. " Revista Lifecooler
Veja mais  Fotos  aqui
4- Alto Douro Vinhateiro 
A área classificada do Alto Douro Vinhateiro engloba 25 mil hectares, o que representa dez por cento da Região Demarcada do Douro, que desde há cerca de 250 anos produz aquele que é considerado um dos melhores vinhos do mundo: o Vinho do Porto. A região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade é dominada pela geometria dos vinhedos e socalcos recortados nas encostas. É um verdadeiro prodígio da Natureza, conjugado com a intervenção regrada do Homem que, ao longo dos tempos, aqui foi desenvolvendo a actividade vinícola, dando origem a um cenário único e irrepetível. A área consagrada por esta imensa riqueza paisagística e cultural, engloba os municípios de Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa." Revista Lifecooler
Veja mais  Fotos aqui
5 - Paisagem cultural da Serra e da Vila de Sintra
A atribuição da UNESCO visou a paisagem cultural da Serra e da Vila de Sintra. Trata-se de um local onde a simbiose entre a natureza e a obra do homem se confundem, num ambiente romântico, de grande misticismo. Local eleito pelas elites de diferentes épocas, Sintra foi sendo marcada pelas atitudes culturais dos que por ela passavam. Repleta de interessantes casas, rodeadas por luxuriantes jardins, o seu isolamento era suficiente para atrair monges e ermitas, que dão a Sintra uma dimensão religiosa-cultural. Foi também o lugar eleito por várias dinastias para fixar moradia (permanente ou de recreio), pelo que conserva em excelente estado os dois palácios. No cume da serra podemos observar o castelo tomado aos mouros pela Reconquista. O seu carácter magnético tem, desde sempre, vindo a atrair gentes sendo por isso um local de especial interesse arqueológico." Revista Lifecooler
Veja mais Fotos aqui
6 - Paisagem protegida das sete cidades - Açores
"Classificada como paisagem protegida em 1980, abrange uma área de 2067 hectares, sendo caracterizada como uma zona de elevada sensibilidade paisagística, com crateras vulcânicas onde se situam várias lagoas e a pitoresca povoação das Sete Cidades. A área compreende a Lagoa Verde e Azul, a Lagoa do Canário, as Lagoas Empadadas, entre outras." Revista Lifecooler
Veja mais  Fotos aqui
Dar palco a quem procura “um lugar onde existir”

"A Secretaria de Turismo do Município argentino de Ushuaia veio à Casa da América Latina (CAL), no dia 17 de Junho de 2014, apresentar as novas propostas de turismo da Patagónia aos representantes da Embaixada da Argentina e a agentes de turismo portugueses.
A apresentação foi precedida das palavras de boas-vindas da Secretária-Geral da CAL, Manuela Júdice, que reforçou o apoio da instituição à divulgação da região e, de um modo mais amplo, à Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, em que Ushuaia se junta a Lisboa e Sabrosa, cidades pelas quais Fernão de Magalhães passou na sua viagem de circum-navegação do planeta.
Por sua vez, o Embaixador da Argentina, Jorge Argüello, afirmou que a sua Embaixada está empenhada em dar a conhecer a Argentina aos portugueses e Portugal aos argentinos. Relativamente à Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, Argüello antecipou um evento promocional em Outubro próximo, em Sabrosa, e lembrou que em 2019 se comemoram 500 anos do início da viagem de Fernão de Magalhães.
Karina Pace, responsável de marketing e promoção da Secretaria de Turismo de Ushuaia, justificou com o carácter “único” da região a escolha da designação Patagonia Fantástica para a estratégia de promoção. E deu 10 razões para que a região seja visitada por turistas europeus (que, nas palavras do seu colega Daniel Leguizamón, são necessariamente de classe média-alta): uma delas é a quantidade de mitos, lendas e fantasias que a Patagónia tem despertado, sendo inclusive notória em obras literárias como as de Júlio Verne e Antoine de Saint-Exupéry.
De acordo com Karina Pace, a Península Valdés é “o santuário da fauna” da Argentina, onde é possível estar a cerca de 300 metros de animais desconhecidos noutros pontos do planeta. A localidade de Calafate, por sua vez, é a “jóia da Patagónia”, notória pelos seus glaciares que podem ser calcorreados pelos visitantes. Ushuaia “dá a sensação de que se está no fim do mundo, ou no começo de tudo”; é “uma cidade-postal” cujos visitantes são surpreendidos pela aproximação de pinguins e outras espécies animais habituadas aos humanos. Para além disso, Ushuaia tem um posicionamento estratégico, tendo ligação rápida às principais localidades vizinhas e à Antárctida.
A Patagónia é também “a capital hemisférica de cruzeiros” e “tem conexão tri-oceânica”, referiu Karina Pace. A promotora salientou ainda a hospitalidade dos seus habitantes, a segurança, os bares e casinos, a oferta cultural crescente, a gastronomia peculiar e a conectividade aérea, com aeroportos internacionais a que se pode chegar não só através de Buenos Aires, como até recentemente, mas também já em viagens directas a partir de algumas cidades europeias."
Karina Pace mostrou ainda o spot promocional da Patagonia Fantástica:



Londres vai ser a cidade mais visitada do mundo em 2014. E Lisboa, a 15ª da Europa
09/07/2014 | 16:32 | Dinheiro Vivo
"Londres encontra-se no 1º lugar do ranking mundial das cidades do mundo que serão mais visitadas em 2014, com uma estimativa de 18,7 milhões de visitantes, enquanto Lisboa ocupa o 38º lugar com 3,15 milhões
De acordo com os resultados da 4ª edição do Global Destination Cities Index, com as previsões para 2014, apresentados esta quarta-feira pela MasterCard, Londres vai liderar a lista das cidades mais visitadas do mundo. A cidade, que será eleita pela terceira vez em quatro anos, retirou o 1º lugar do ranking mundial a Banguecoque, que desce uma posição. Dos 18,7 milhões de visitantes previstos para 2014, estima-se que 67% provenham de cidades europeias.
Ainda no top 5 das cidades que serão mais visitadas a nível mundial, encontramos Banguecoque na segunda posição, seguida de Paris, Singapura e Dubai. Relativamente à Europa, o top 5, para além de Londres, é constituído por Paris, Istambul, Barcelona e por fim Amesterdão.
O estudo refere que os principais destinos mundiais "estão a beneficiar do forte crescimento nas viagens internacionais que resulta da expansão da classe média, das inovações no segmento das viagens de luxo e da crescente necessidade de viagens de negócios".

Sem comentários:

Enviar um comentário