sexta-feira, 18 de julho de 2014

Celebrar Mandela

"À medida que nos libertamos do nosso próprio medo a nossa presença liberta automaticamente outros." Nelson Mandela

Celebração do Dia Mandela
"O Dia Mandela celebra-se hoje em todo em mundo, mas é em Portugal que está o director executivo da Fundação Nelson Mandela
As Nações Unidas instituíram o dia 18 de Julho, a data de aniversário de Madiba, como o Dia Mandela. A celebração pretende ser uma oportunidade para reflectir sobre os direitos humanos e a paz em todo o mundo.
Em Portugal, a maioria das iniciativas que assinalam a data estão concentradas no Largo do Intendente, em Lisboa. Às 19 horas será inaugurada a exposição Biblioteca no Largo - África do Sul, no Café Estúdio, promovida pela Biblioteca Central de Estudos Africanos.
Uma hora depois, às 20h, é exibido o documentário Plot For Peace do realizador espanhol Carlos Agulló, que retrata o regime segregacionista do Apartheid, através da história de um empresário francês. O filme já foi exibido em vários festivais internacionais e premiado no Brasil, Estados Unidos, Irlanda e França. A seguir à sessão de cinema, está agendada uma conversa entre o realizador e do director da Fundação Nelson Mandela, Sello Hatang. O encontro será transmitido em directo para o largo.
Às 22 horas será inaugurado o painel de homenagem a Nelson Mandela, composto por tampas de plástico, recolhidas pelos residentes do Intendente, que também participou na execução dos 48 painéis que compõem a imagem do ex-presidente sul-africano.
A seguir, sobem ao palco o contrabaixista Carlos Barreto e a In Loko Band, composta por sete jovens músicos do Intendente. O concerto contará, ainda, com a participação de vários convidados, entre eles Selma Uamusse Melo D e General D.
As celebrações do Mandela Day também passam por Setúbal. O Fórum Municipal Luísa Todi recebe a conferência Diálogo Para a Justiça: Perpetuando o Legado de Nelson Mandela com a Diáspora Africana em Portugal.
O director executivo da Fundação Nelson Mandela é um dos oradores do encontro. A intervenção de Sello Hatang será às 10h35 sobre o Diálogo Para a Justiça. O evento é aberto ao público e a entrada gratuita. A programação pode ser consultada aqui.
No Dia Mandelal, a ONU apela a que as pessoas dediquem 94 minutos do seu tempo, tantos quantos os anos que Madiba viveu, à comunidade ou a lutarem por uma causa, dando especial atenção às crianças. O lema deste ano é Age. Inspira a mudança. Torna todos os dias um Dia Mandela."Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário