sábado, 14 de junho de 2014

O lobo mau só existe nos livros?

Lince ibérico
União Europeia cria plataforma para provar que o lobo mau só existe nos livros
 Por Marta Cerqueira
Os grandes carnívoros estão de volta. Para evitar o conflito com o homem, a UE juntou peritos que vão estudar soluções de convivência.
Nos contos infantis o animal selvagem serve sempre para criar suspense e não faltam histórias a descrever os perigos que advinham da sua convivência com seres humanos. Psicologia infantil à parte, algumas dessas histórias acabaram por criar mitos e crenças erradas sobre os grandes carnívoros, que, em alguns casos, partilham espaços próximos com o ser humano. Foi esta noção de conflito que levou a União Europeia a criar uma plataforma para a coexistência entre pessoas e grandes carnívoros, na qual participam organizações agrárias, cientistas, caçadores e todos os outros profissionais que possam estar ligados à relação homem-animal selvagem.
A União Europeia é casa de cinco espécies de grandes carnívoros, nomeadamente o lobo, o urso, o glutão e duas espécies de lince, o euro-asiático e o ibérico, apesar de este último não entrar na análise. Historicamente, estas espécies sofreram grandes perdas durante anos como consequência da actividade humana. Uma legislação mais apertada, a par de um maior cuidado ambiental levou a que o número de animais estabilizasse e, em alguns casos, registou-se até um aumento da população. Apesar do regresso das espécies ser visto como um ponto positivo, traz problemas de convivência com os ser humano que a União Europeia tenta agora resolver. "Temos que tratar os nossos vizinhos naturais com respeito, mas também temos que estar atentos às preocupações daqueles cujas vidas são afectadas pela sua proximidade", explicou o comissário europeu para o ambiente, Janez Potocnik, durante a apresentação da plataforma, que decorreu esta semana em Bruxelas.
A plataforma é composta por um conjunto de organizações europeias, com representações dos vários países, que se irão reunir anualmente e organizar encontros sobre temas seleccionados. Na base do projecto está um portal online que servirá de ferramenta para divulgar informações sobre as actividades da plataforma, assim como organizar manuais de boas práticas.
Evolução
Embora o quadro geral da biodiversidade na União Europeia esteja longe do ideal - 25% das espécies estão em risco de extinção, grande parte devido à perda de habitat natural - algumas espécies estabilizaram e até aumentaram o número de animais. Os grandes carnívoros identificados na plataforma estão entre as espécies que já se asseguram a si próprias, e, nalguns casos, estão a crescer em algumas regiões. Por exemplo, a população de ursos pardos na União Europeia aumentou 7% nos últimos sete anos, passando de 15 800 em 2005 para 17 mil em 2012. Já a quantidade de glutões duplicou no mesmo período, passando de 675 para 1250 indivíduos.
Portugal
De acordo com as análises feitas pelos investigadores envolvidos no projecto, o lince ibérico continua a ser uma das espécies mais ameaçadas. Acabou contudo por não ser incluída na plataforma por não ser considerada uma espécie que gere problemas de convivência com o ser humano.
Apesar de considerar que, de facto, o lince não é uma ameaça para o ser humano, Eduardo Santos da Liga para a Protecção da Natureza, alerta para a necessidade de um acompanhamento cuidado da espécie. Com apenas um exemplar identificado na zona de Vila Nova de Milfontes, o biólogo refere que a reintrodução em território nacional, prevista para este mês, é um processo "especial e exigente". "As áreas de reintrodução têm que ser devidamente estudadas para que o risco do contacto com a população seja controlado", acrescentou ao i. O especialista admite ter dúvidas sobre se esta será a melhor altura para o regresso da espécie a Portugal, principalmente devido à doença que atinge o coelho bravo, a principal fonte de alimentação do lince. "Além dos factores naturais de habitat, tem que se trabalhar no sentido da aceitação da espécie pela população, para que haja uma convivência mais tranquila", salientou.
Quanto ao lobo, a única das quatro espécies estudadas existente em Portugal, o especialista aponta o conflito com o homem como a principal ameaça à espécie. "A espécie está concentrada no Norte do país, zona em que são construídas infra-estruturas que acabam por fragmentar as matilhas", explicou, dando como exemplo as auto-estradas ou a Barragem do Sabor.
Francisco Álvares, o representante português na plataforma, defende ainda que o lobo está envolto em "mitos e crenças que não ajudam à sua preservação". O biólogo e membro do "Large Carnivore Initiative for Europe", um dos signatários da plataforma, aponta os ataques à pecuária a como um dos factores que ajuda a criar uma má imagem do animal. "É preciso trabalhar na expansão das presas selvagens como o corso ou o javali para que o lobo não tenha necessidade de atacar gado particular", afirmou, advertindo ainda para a necessidade de aplicar medidas de prevenção do ataque e de vigilância dos rebanhos.
A verificação de danos nos animais domésticos é assegurada por equipas do Instituto de Conservação da Natureza e está prevista a compensação monetária em caso de ataque de lobo. No entanto, e tal como refere o documento, o proprietário do gado deve ser compensado no prazo de 60 dias, mas os atrasos chegam a ser superiores a um ano.
Um conjunto de 18 organizações apresentou esta semana um Plano de Acção para a Conservação do Lobo Ibérico para para conciliar a protecção da espécie e a salvaguarda das populações. Em comunicado alertam para o facto de o estado de conservação da espécie se continuar a degradar em Portugal, criticando a "recorrente incapacidade das autoridades nacionais em aplicar medidas eficazes". Jornal i in Mundo, publicado em 14 Jun 2014 - 05:00

Sem comentários:

Enviar um comentário